11 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Febre da 7ª Arte

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do André Sousa do blog Febre da 7ª Arte.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Indiana Jones e a Grande Cruzada" (Indiana Jones and the Last Crusade); 1989; Steven Spielberg
"The Keeper of the Grail" - John Williams
Durante minha infância perdi a conta ao numero de vezes que visionei a saga de filmes do Indiana Jones. Desde então guardo memória de algumas composições do grande John Williams. A banda-sonora de "Last Crusade" continua a ser uma das minhas favoritas e optei por esta tema que é belíssimo.

9- "Sideways" (Sideways); 2004; Alexander Payne
"Los Olivos" - Rolfe Kent
A banda sonora do Sideways é de uma subtileza impressionante. Descontraída, relaxante, uma grande música ambiente. De certa forma este tema representa bem a crise da meia-idade, o tema principal deste filme. Não é que eu esteja nessa fase da vida, mas se estivesse a minha relação com o filme seria ainda melhor do que já é. O que é certo é que o tema "Los Olivos" encantou e ficou-me na memória :)

8- "Disponivel Para Amar" (In The Mood For Love); 2000; Wong Kar-Wai
"Quizas, quizas, quizas" - Nat King Cole
Esta é a música do amor platónico, que faz parte da banda-sonora do filme que melhor representa o amor platónico. Á medida que o ouvimos ao longo do filme, parece que ganha um poder cada vez mais enigmático e mais encantador. E nada melhor do que ouvir a belíssima voz de Nate King Cole, um senhor.

7- "007 - Contra Goldfinger" (Goldfinger); 1964; Guy Hamilton
"Goldfinger" - Shirley Bassey
Que dizer deste tema?  Simplesmente a melhor música de um filme James Bond. O melhor dos filmes James Bond. E depois a grande Shirley Bassey que tem uma senhora voz.

6- "O Padrinho: Parte II" (The Godfather: Part II); 1974; Francis Ford Coppola
"The Immigrant" - Nino Rota
Elegante, intensa, épica. Podia ser também os adjectivos da saga The Godfather. O tema do The Godfather: part II ficará para sempre no meu imaginário, assim como aquela valsa do The Godfather (1972).

5- "Guerra das Estrelas: Episódio V - O Império Contra-Ataca" (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back); 1980; Irvin Kershner
"Yoda's Theme" - John Williams
John Williams é um grande músico. Ele é um dos responsáveis pelo grande sucesso mundial do Star Wars, quase tanto como George Lucas. E dos inúmeros temas que podia ter escolhido da saga, optei por este pois o mestre Yoda é a minha personagem favorita da saga.

4- "Os Sete Magnificos" (The Magnificent Seven); 1960; John Sturges
"The Magnificent Seven Main Theme" - Elmer Bernstein
Um dos meus westerns clássicos favoritos, tem para mim um dos temas mais arrebatadores de sempre e que melhor representa o espírito western. E depois vem-me logo à memória aquele elenco, que grande elenco!

3- "Beleza Americana" (American Beauty); 1999; Sam Mendes
"A Rose" - Thomas Newman
Um dos filmes da minha vida. Com este tema andamos literalmente nas nuvens. Podemos imaginar que todos os sonhos são possíveis. Beautiful.

2- "Voando Sobre Um Ninho de Cucos" (One Flew Over the Cuckoo's Nest); 1975; Milus Forman
"One Flew Over the Cuckoo's Nest Theme" - Jack Nitzche
Hipnotizante, envolvente e emocionante. O tema de One Flew over the cuckoo's Nest é isso tudo, assim como o próprio filme. Uma película incontornável que me abriu as portas a ver o cinema com outros olhos. Por isso mesmo ocupa um lugar de destaque.

1- "O Bom, o Mau e o Vilão" (The Good, the Bad and the Ugly); 1966; Sergio Leone
"The Good, the Bad and the Ugly Theme" - Ennio Morricone
Este é para mim a melhor música que o cinema já conheceu. É o meu western favorito e considero-o também "O" western. Nem sei como descrevê-la. Arrepiante! Épica, absolutamente épica! Grande Enio Morricone!

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Hoje foi a vez do André Sousa com o seu Top10 e agora quero saber o que pensam das suas escolhas.

5 comentários:

  1. Magnífica a escolha do tema do The Magnificent Seven (adjectivação adequada como pedem ver). Já quase me tinha esquecido dela.
    O tema do Voando Sobre Um Ninho de Cucos no final do filme "apanha-me" sempre.

    Gema, vais fazer um apanhado disto tudo no final? Era curioso ver quais os filmes mais marcantes em termos de banda sonora, os compositores, realizadores, etc.

    ResponderEliminar
  2. A grande Shirley Bassey e uma grande canção - bons velhos tempos do 007!

    ResponderEliminar
  3. "The good,the bad and the ugly" theme é verdadeiramente fenomenal!!

    ResponderEliminar
  4. Tudo grandes temas neste top, a destacar as faixas 10, 7, 6, 5, 1 mas especialmente a faixa 8 do "In The Mood For love" que adoro imenso.

    ResponderEliminar