15 de fevereiro de 2009

A Grande Evasão


Na 5ª Feira, passou no canal Hollywood, "A Grande Evasão" (The Great Escape), o 169º da lista.
Este filme baseia-se num caso veridico, mudando só os nomes dos personagens.
Ele retrata um campo de prisioneiros da II Guerra Mundial, só que este campo é diferente dos outros, pois só lá estão, os prisioneiros que mais tentativas de fuga têm no seu curriculo.
Como é óbvio, o filme é todo passado com as tentativas de fuga deles, até à "grande" fuga que andam a planear - 250 prisioneiros vão tentar fugir duma só vez.
No dia, ou seja, na noite que está combinado fugirem, aparece um problema, mas que é, facilmente, resolvido - faltava escavar mais 6 metros para poderem estar na zona florestal, mas com dois puxões numa corda, tudo é resolvido.
Por causa da impaciência de um dos prisioneiros, somente 76 conseguem fugir, mas aí começa a luta contra o tempo, pois é aberta a caça ao homem.
Um a um, todos de uma maneira ou de outra, são apanhados. Bem, no filme 3 escapam... os que são apanhados - 50 são mortos e os outros voltam à prisão.
Como filme de Guerra, não é, propriamente, um filme pesado de se ver, bem pelo contrário, é um filme bastante ligeiro e até é um bocado engraçado ver as ideias e tentativas de fuga por parte dos prisioneiros.
De resto, o filme tem uma boa banda sonora, correctamente, colocada com as imagens que a acompanha e o filme conta com um elenco 5*. Nomes como Steve McQueen, Charles Bronson, James Garner, Richard Attenborough, James Coburn, Donald Pleasence,... entre muitos outros.
Enfim, só posso dizer que o filme é mesmo muito bom e gostei mesmo de o ver. Não sei se existe em DVD cá em Portugal, mas é sem dúvida um bom filme para acrescentar à minha colecção.
NOTA: 9,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário