16 de março de 2009

Topázio

Outro filme de Hitchcock... "Topázio" (Topaz) para acrescentar á minha colecção.
Este filme começa com as imagens de uma parada militar na Rússia e logo de seguida, vamos parar à Dinamarca, com uma perseguição feita a um casal com uma filha, feita por espiões russos.
Apesar de encurralados, a filha consegue pedir ajuda aos americanos, que conseguem resgatá-los e assim levá-los para os E.U.A.
O agente americano da CIA, Michael Nordstrom (John Forsythe) acaba por "contratar" Devereaux (Frederick Stafford), um agente francês, para confirmar as informações que têm sobre Cuba (o apoio dos cubanos à Rússia; as ogivas nucleares; o que é TOPÁZIO;...).
Devereaux conta com a ajuda de Juanita (Karin Dor), uma cubana que está contra o regime e também conta com a ajuda dos "criados" desta (também eles contra o regime cubano). Só que Rico Parra (John Vernon) acaba por ficar a saber a verdade e mata-a e ainda tenta apanhar Devereaux, antes que ele leve a infomação aos americanos, mas sem sucesso.
Além das ogivas nucleares, descrobre-se também que TOPÁZIO, é um grupo que é composto por altos dirigentes franceses, que trabalham para a Rússia, ou seja, inimigos dos E.U.A.
Nesse grupo, está incluido Jarré (Philippe Noiret) que pertence á NATO e que é seguido de perto por Devereaux. Quando o cabecilha de TOPÁZIO, considera Jarré um empecilho, decide mandar matá-lo e faz com que pareça suicidio.
No final, descobrem que é o amigo de Devereaux, Jack Granville (Michel Piccoli) que é o cabecilha e ele acaba por suicidar-se (um fim que achei bem feito, pois no fundo, aconteceu-lhe aquilo que ele fez a Jarré).
Este filme é muito bom, apesar de não ser excelente. Havia cenas que mais pareciam tiradas de James Bond, o que até foi engraçado de ver. Como sempre, Hitchcock não desiludiu, pois o filme tem muito suspense e intrigas.
Hitchcock aparece como figurante, sentado numa cadeira de rodas, empurrado por uma enfermeira. É sempre divertido ver onde ele aparece nos filmes.

NOTA : 8/10

Titulo: Topázio
Titulo Original: Topaz
Realizador: Alfred Hitchcock
Interpretes: Frederick Stafford; John Forsythe;...
Dur.: 120 min.
Opções Extras: Documentário; 3 Finais Alternativos; Storyboards; Fotografias de Produção; Trailer
Ano: 1969
Comprado: Media Markt - Benfica a 03/01/09 por 7,99€

2 comentários:

  1. Já tive hipoteses de o comprar algumas vezes mas nunca me atraiu muito. É daqueles que vou comprar pk quero a colecção toda do hitchcock :p Mas para já vou dando prioridade a outros projectos do realizador inglês.

    É verdade, relativamente ao Rope, dou-lhe 9 em 10. Quanto a mim, é mesmo dos melhores.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ah! Também estás a fazer a colecção dele... da minha lista ainda faltam alguns, principalmente, da altura ds cinema mudo :(
    Consegui comprar no Jumbo há duas semanas o "Rich and Strange" a 1€, nem quis acreditar... no é da melhor qualidade, mas ainda não tinha visto este filme á venda, e por este valor nem olhei para trás.
    Bjnhs

    ResponderEliminar