17 de março de 2009

Amor ou Consequência

Tinha muita curiosidade em ver "Amor ou Consequência" (Jeux d'enfants) do realizador Yann Samuel... finalmente, consegui vê-lo.
"Amor ou Consequência" é um filme sobre dois amigos de infância, Julien (Guillaume Canet) e Sophie (Marion Cotillard).
Sophie é polaca e por causa disso todos gozam com ela, até que Julien a ajuda. Os dois inventam um jogo que os une e os faz sentir felizes, que consiste em desafiar o outro para situações complicadas e ao superar o desafio é entregue uma caixa em forma de carrocel ao que superou a prova e assim, sucessivamente.
Esse jogo mantem-se como se os anos não passassem e após 10 anos, eles acabam por não se aperceber que já não são mais aquelas crianças que começaram o jogo e assim não têm a noção do quão perigoso o jogo se torna, pois estão apixonados um pelo o outro, mas o jogo domina-os e acabam sem saber se o outro diz a verdade ou se está, somente, a jogar.
Por causa destes mal-entendidos, o jogo acaba por se tornar perigoso, ao ponto de pôr a felicidade em risco e as vidas de ambos em jogo.
Yann Samuel fez o fim perfeito, pois na realidade é daqueles fins que "agrada a Gregos e Troianos"... ou os dois morrem debaixo de cimento para perpetuar o amor de ambos (como Romeu e Julieta) - para quem gosta de tragédias - ou ficam juntos o resto das suas vidas e muito felizes - para quem gosta de finais felizes.
Eu por mim, como romântica que sou, prefiro a última opção, claro!
Gostei imenso deste filme, o cenário é bastante parecido com o filme "O Fabuloso Destino de Amélie"; a banda sonora é á base de "La Vie en Rose" em várias versões (o que, sinceramente, acho a ideia muito boa e engraçada); Guillaume Canet e Marion Cotillard estão excelentes, assim também como o elenco infantil; a história é fascinante;... enfim, foi um filme excelente na minha opinião.

"Cap ou pas cap?"
"Cap."

NOTA: 10/10

Titulo: Amor ou Consequência
Titulo Original: Jeux d'enfants
Realizador: Yann Samuel
Interpretes: Guillaume Canet; Marion Cotillard;...
Dur.: 94 min.
Opções Extras: Em Filmagens; Entrevistas; Videoclip "La Vie en Rose"; Trailer; Galeria de Imagens; Notas de Produção; Recomendamos
Ano: 2003
Comprado: Site da New Age Entertainment a 07/01/09 por 7,84€

3 comentários:

  1. Bem, depois de dares essa nota a este filme, que eu já tinha visto trailer (em dvd's da new age) tenho de o visionar.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Eu também foi pelos trailers que deram na altura que o filme saiu em DVD (e depois os da new age).
    Adorei este filme, mas não e tão cor de rosa como Amélie devo já avisar-te ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Foi o último filme que vi no saudoso "Quarteto", já bastante degradado mas levando sempre filmes de qualidade.
    Foi numa tarde de sábado e fui a única espectadora...
    De início, confesso, senti-me um pouco desconfortável por me sentir tão isolada mas, à medida que o filme se foi desenrolando,fui-me sentindo tão envolvida que essa sensação desapareceu completamente.
    Gostei muito do filme e ficará sempre na minha memória como o último que vi no Quarteto...

    ResponderEliminar