5 de março de 2009

O Homem Que Sabia Demais

Ontem vi o filme "O Homem Que Sabia Demais" (The Man Who Knew Too Much), realizado por Alfred Hitchcock (um dos meus realizadores favoritos). O unico remake que Hitchcock realizou.
Este filme foi o 1º que eu vi deste realizador e que fez com que eu visse outros dele. Sou fã de Hitchcock e assim adiciono mais um DVD para a minha colecção.
O filme conta a história de um casal americano, Ben e Jo Mackenna (James Stewart e Doris Day) que vão de férias com o seu filho, Hank (Christopher Olsen), para Marrocos.
No caminho para Marrakech conhecem o francês Louis Bernard (Daniel Gélin). Um homem misterioso e aos olhos de Jo, muito curioso.
Num dos passeios Bernard é assassinado e as últimas palavras são ditas aos ouvidos de Ben. Palavras essas com um significado que vai mudar a vida deste casal, pois vão ver-se metidos no meio de um caso de espionagem internacional que inclui o assassinato do Primeiro Ministro.
Para que os Mackenna se calem, raptam o filho e é aí que eles vão fazer de tudo para reencontrarem o filho são e salvo (e ao mesmo tempo fazerem com que o Primeiro Ministro não seja assassinado).
Este filme está muito bem feito, bem coordenado e com um ritmo excelente (muito importante para este tipo de filmes). A intriga e o suspense estão muito bem conseguidos.
Quero apenas apontar a cena da luta na loja de animais embalsamados, quando Ben se engana no nome: Ambrose Chappel (não uma pessoa, mas um sitio). Achei muito engraçada a cena da confusão com os animais a serem tirados no meio da luta.
Também digno de nota são os momentos de tensão vividos, tanto pelos personagens, como pelo espectador na cenas no Royal Albert Hall, á espera dos cimbalos - é de meter os nervos em franja, tudo para vermos qual vai ser o final.
A belissima canção "Que Sera, Sera", maravilhosamente, interpretada por Doris Day, na cena angustiante com o filho - a canção serve para chamar o filho, para saber onde é que ele está na Embaixada.
É sem dúvida um dos meus filmes favoritos de Hitchcock.

NOTA: 9/10

Titulo: O Homem Que Sabia Demais
Titulo Original: The Man Who Knew Too Much
Realizador: Alfred Hitchcock
Interpretes: James Stewart; Doris Day; Daniel Gélin;...
Dur.: 120 min.
Opções Extras: Making Of; Galeria de Arte; Compilação de Trailers; Trailer
Ano: 1956
Comprado: Media Markt - Benfica a 03/01/09 por 7,99€

4 comentários:

  1. Grande clássico, com ótima história e o sempre bom James Stewart. Hitchcock dispensa comentários, sua filmografia é fantástico.

    Gostei muito de seu blog, sempre que puder virei visita-lo.

    ResponderEliminar
  2. É verdade... Hitchcock dispensa comentários. Já tenho quase todos os filmes dele e gosto imenso deles, memso os de inicio, sem grandes efeitos especiais ele consegue o que muitos de hoje não conseguem (criar um filme cheio de suspense e intriga mas com alta qualidade).

    Muito obrigada... também gostei bastante do teu, por isso já tenho o link para o teu blog, para conseguir aceder mais facilmente.
    Fica bem!!!

    ResponderEliminar
  3. Hitchcok + Stweart = Sucesso

    Tem o meu actor favorito e um dos meus realizadores preferidos da história da sétima arte. Ainda assim não o considero o melhor de Hitch. 8/10

    ResponderEliminar
  4. Fifeco - Sem dúvida que a parceria entre os dois dava excelentes resultados.
    Para mim o melhor de Hitch é sem dúvida Psico.

    ResponderEliminar