17 de agosto de 2009

A Viagem de Chihiro

O filme de hoje é "A Viagem de Chihiro" (Spirited Away) e é o meu 181º filme da lista.
Chihiro (Rumi Hiiragi) e os seus pais, na viagem da mudança, perdem-se e encontram uma cidade abandonada, pelo menos, aparentemente.
Mas nessa cidade, eis que de repente surge, tentadoramente, imensa comida e os pais de Chihiro "atacam-na" vorazmente, mas ela pressentindo que algo não está correcto, é a única que não come.
Os pais dela são transformados em porcos e ela fica presa num mundo de espíritos, deuses e monstros - mundo esse, comandado pela bruxa Yubaba (Mari Natsuki).
Estando Chihiro presa nesse mundo, vai ter que trabalhar, arduamente e lutar para salvar os seus pais e a si mesma.
Vai ter, também, a ajuda de alguns dos habitantes desse mundo mas, principalmente, de Haku (Miyu Irino), um jovem que a conhece há muito tempo (mas de onde?).

Mais uma vez, este filme vem confirmar a minha ideia sobre os filmes de Miyazaki - são todos muito bons e de excelente qualidade.
Miyazaki faz-nos entrar em mundos irreais, cheios de espíritos, deuses, monstros e magia, criaturas disformes e algumas sem rosto.
"A Viagem de Chihiro" é um belo filme, pois demonstra os nossos medos e a luta constante, para os conseguir enfrentar.
Nos filmes deste realizador, existem sempre mundos paralelos aos do ser humano, o que capta o "espírito" das lendas e mitos japoneses.
A música a cargo de Jô Hisaishi, também é muito bonita - outro dos pontos fortes dos filmes de Miyazaki.

NOTA: 10/10

A Viagem de Chihiro (Spirited Away)
Realizador: Hayao Miyazaki
Vozes de: Rumi Hiiragi; Miyu Irino; Mari Natsuki;...
Definições: 125 min. / Cor / 2001 - Japão
Opções Extras: Disco 2 - O Filme; Trailers; Spots TV; Cine XL; Na Terra dos Sonhos; Galeria de Imagens; O Autor; Notas de Produção; Prémios
Comprado: New Age Entertainment a 04/02/09 por 12,50€

Para ver trailer, clicar aqui

14 comentários:

  1. Olá Gema

    Vc acredita que eu sou fã de mangás e animes, só que porém ainda não vi nenhum dos filmes do Miyazaki. Este "A Viagem de Chihiro" eu sempre quis ver, desde que ganhou o Oscar, no entanto sempre me esqueço de locar.

    Bjos e até mais.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ser tão elogiado, preciso estar com muita vontade para assistir a uma animação. Infelizmente não está entre os meus gêneros favoritos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Altieres - Não sei se serei fã de mangas e animés, mas gosto de muitos filmes japoneses e algumas séries de animação infantis - eu era fã de Sailor Moon, por exemplo.
    Este e os outros dois que já vi de Miyazaki, valem a pena ser vistos.
    Bjs

    Hugo - É pena não gostares de filmes de animação, pois este é um dos que vale mesmo a pena ser visto ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. Nossa, esse filme é fantástico... Animação linda e história muito bem construída... Quando minha filha tiver idade com certeza vai ver, rs...

    ResponderEliminar
  5. Não sei a idade da tua filha, mas muito nova,não te aconselho, pois pode assustar-se com aquelas imagens destorcidas dos espiritos e monstros, etc... mas com uma boa idade aconselho vivamente ao visionamento ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Animação fantástica e belíssima, Miyazaki é mestre na criatividade de suas histórias e personagens, já vi vários animações desse dele, todas muito acima da média!
    Lhe recomendo a nova dele chamada "PONYO", achei ótima!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  7. Estou muito curiosa para ver Ponyo ;) Se for tão bom quanto os outros...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma viagem extraordinária. Visualmente fascinante, com um argumento mergulhado na imaginação do génio poético. Excelente banda sonora. Uma obra-prima absoluta.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  9. Eu ja vi este filme... epah nao sei se dava a pontuaçao maxima... Sabes 'e que o meu ex e os meus amigos sao fanaticos por mangas e anime... entao fui influenciada... olha olha experimenta ver a serie bokura ga ita... Muito bom, fartei-me de chorar e tal... lol
    Se nao conseguires arranjar posso te gravar e depois dou te no jantar dos bloggers :P

    ResponderEliminar
  10. Todos os filmes de Miyazaki são excepcionais - adoro os desenhos, as histórias, ...
    Das séries infantis eu era fã da Sailor Moon - não sei se te recordas ;)
    Essa série que mencionas não conheço - como se chama em PT???

    ResponderEliminar
  11. Sim tambem era fanatica pela Sailor moon, mas principalmente pelo DragonBall :P O goku ´'e tao fofyyyyy :)

    Aquelas que te posso falar,series, nao passam em tv, so' mesmo no japao! :) Tu nem imaginas as milhoes de series que eles tem e estao sempre a lançar!! Ah e depois nao consegues legendas em portugues, eu vejo aquilo legendado em ingles e ja me começei a habituar a ouvir japones... Bokura Ga Ita 'e a minha preferida ate agora... Ainda vi School Days gostei ate chegar aos ultimos 2 episodios, depois aquilo deu uma total reviravolta que eu fiquei a olhar para aquilo e so sabia dizer: WTF??!!... Eu queria ver se eles me arranjavam School Rumble, 'e uma serie bueeeeeeee comiicaaaaa... :) Sim pk os japoneses tem series de chorar a rir, completamente (estas a ver o DrangonBall) ah e GTA tb 'e muito fixiiiiii tenho de pedir ao meu ex para ver, começei a ver com ele, mas ele dpois teve de "papar" aquilo tudo de quase uma vez e eu nao acompanhei... lol

    ResponderEliminar
  12. Olha ficas aqui com
    http://www.youtube.com/watch?v=NuH-VEuZmHY&feature=related
    Vai la espreitar... Fiquei a adorar a musica... uma cantora chamada Suki Dakara... Aviso que 'e uma serie super romanticaaaaaaa :)

    ResponderEliminar
  13. Isso era uma grande panca nos meus colegas de escola, mas não gostava muito do DB...
    Epá, os desenhos animados que sempre vi, acho que eram todos japoneses, raro deve ser aqueles que não eram...

    Depois dou uma olhadela ao clip ;)
    Bjks

    ResponderEliminar