19 de outubro de 2009

M.A.S.H.

Desta vez para vos resumir o filme, vou transcrever as frases finais do mesmo, pois acho que estas dizem tudo:
"Atenção! O filme desta noite foi M.A.S.H..
Acompanham as loucuras dos nossos cirurgiões na frente enquanto cortam e cosem e operam no meio de bombas e balas, gozando o amor entre amputações e penicilina.
Sigam Hawkeye, o Engatatão, o Duke, o Dago Reed, o Indolor, o Radar, a Lábios Quentes, a Prato e o Sargento Vollmer enquanto remendam os nossos homens.
Com Donald Sutherland, Elliot Gould, Tom Skerritt, Sally Kellerman, Robert Duvall, Jo Ann Pflug, Rene Auberjonois, Roger Bowen, Gary Burghoff, David Arkin, John Schuck, Fred Williamson, Indus Arthur, Tim Brown, Corey Fischer, Bud Cort, Carl Gottlieb, Dawne Damon, Tamara Horrocks, Ken Prymus, Dany Goldman, Kim Atwood, Michael Murphy, G. Wood, Rick Neilan e Bobby Troup.
É tudo!"

Poderei ser polémica com estas minhas afirmações, mas não consigo perceber como é que este filme é tão conceituado, pois não vi nada de extraordinário nele.
Achei-o por vezes até rídiculo demais e não pretendo, de modo algum, insultar quem goste dele, mas acho o filme abaixo da média, nada de extraordinário.
Como todos sabem, não ligo aos críticos de cinema e este filme é a prova de que faço bem em não ligar. Mas também não digo que gosto do filme, só porque todos gostam. Não sou assim.
Neste filme só gostei das cenas do jogo de futebol, mesmo no fim e a sátira à "Última Ceia", quando um dos soldados decide que se quer suicidar.

NOTA: 4/10

M.A.S.H.
Realizador: Robert Altman
Interpretes: Donald Sutherland; Elliot Gould; Tom Skerritt;...
Definições: 116 min. / Cor / 1970 - USA

Para ver o trailer, clicar aqui

16 comentários:

  1. Hum, então... Talvez eu não daria uma nota 4, mas eu gostaria de entender um pouco mais o pq dele ser tão reverenciado... Assim, achei um filme engraçadíssimo, mas esperava uma crítica um pouco mais forte ou sei lá o que... Eu posso não ter entendido, rs...

    ResponderEliminar
  2. ainda não vi esse. esta em minha "lista da vergonha". abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Vou rever e comento melhor contigo.

    Ah, gostaria de, se possível, ter o APIMENTÁRIO linkado aqui, na sua lista de blogs, abraço

    ResponderEliminar
  4. Gema, acredito que a fama do longa está principalmente em ter sido o primeiro a satirizar com grande ironia uma guerra. Diferente de outras obras, esta vai fundo na piada e mostra o ridículo da guerra através de personagens que querem viver de tudo, menos lutar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. É isso. Tem certos filmes que poucos tem coragem de dizer que não gostaram. Vira meio obrigação achar bom.

    Concordo com você, não acho Mash tão essencial como se diz. Um filme comum e longe de estar na minha lista dos 100 preferidos....

    Bjs

    Sandro

    ResponderEliminar
  6. Gema,

    eu achei este filme muito bom.Dou nota 8.0 e 10 pela carreira do Robert Altman que sempre tinha bons roteiros e um elenco estrelar!

    M.A.S.H tem extremos é ame ou odeie, respeito sua opnião. Ótimo texto, claro e objectivo.

    Posso te pedir um favor? Vai no meu Orkut e Twitter, me adiciona lá? hehehe Seria ótimo poder conversar online com a amiga. Quando me add te passo meu msn. Okay? No Aguardo!

    Bjokas:0) Rô

    Adorei que você colocou Kill Bill E Amelie Poulain em seu playlist!

    ResponderEliminar
  7. Eu não vi o filme mas tenho visto a série de TV inspirada no filme e tenho adorado verdadeiramente. Como tal acredito que vá gostar do filme :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Nada de especial. Muito longe de ser um grande filme. Concordo com a tua nota de regular.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Vi este a tanto tempo, mas lembro que foi o do Altman que menos me agradou!

    ResponderEliminar
  10. Cara da Locadora - Eu então nem sei o porquê de ser tão famoso, existem filmes anos luz melhores que este... mas esta é a minha opinião, claro!

    Jeniss - Deixa estar, que quanto a mim, não perdes nada.

    Cristiano - Ficarei á espera ;)
    O teu blog já está como prometido aqui ao lado nos links ;)

    Hugo - Só se fôr por causa disso, mas continuo a achar que não tem grande qualidade :(

    Minerva - Ah! Comigo o que gosto gosto, o que não gosto, podem pintá-lo de ouro, que continuo a ter a minha opinião ;)
    Quanto aos meus 100 preferidos, este anddará bem longe deles :p

    Rodrigo - Ó Rodrigo, 8??? Neste temos opiniões bem diferentes, visto que só dou metade ;) Mas como tu, tb respeito a tua opinião, claro!
    Obrigado pelo elogio sobre as canções que coloquei, são mais canções que gosto de ouvir que pertencem a filmes ;)
    Amélie e Kill Bill são dois filmes que gosto imenso, sendo que o 1º é simplesmente o filme da minha vida :)

    Fifeco - A série ainda não vi, mas se fôr igual, não contem que eu a veja :P

    Red Dust - Eia lá! Tu concordaste comigo??? Brincadeira ;) Ainda bem que concordamos desta vez ;)

    Cleber - Sim Altman tem filmes excelentes, este não me convenceu de todo.

    Bjks a todos

    ResponderEliminar
  11. Realmente esse filme do Altman ñ é para todos os gostos!
    Eu vi graça nele, ñ é uma maravilha, mas gostei. nota 7.0!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  12. Passa mais tarde no meu blog q vai ter selo pra vc!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  13. Esse filme é muito interessante! Altman quebrou todos os estereótipos de filmes guerra!

    Nota: 8,5

    Parabêns pelo blog!

    ResponderEliminar
  14. Dewonny - Pois olha que eu então não lhe achei assim grande graça, tirando uma ou outra cena que realmente foi bem conseguida, mas é somente a minha opinião.
    Passo dps lá no teu blog ;)
    Bjks

    Cine Europeu - A única coisa que poderei concordar é realmente com a visão de Altman sobre uma guerra... todos os filmes de guerra são produzidos da mesma maneira e ele aí mudou a maneira de olharmos para uma guerra, mas ainda assim, não me convenceu.
    Obrigado pelo elogio ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  15. Olá Gema. Há algum tempo que não comento nem escrevo nada em blogs.
    Vi a tua crítica ao MASH, filme do bastante conhecido e reconhecido, mas já falecido, Robert Altman. Comprei o dvd edição especial há uns tempos, já vi o filme, também não vi nada de especial nele, compreendo a tua nota. Talvez se desculpe por ser uma sátira, e talvez mais associado aquela épocas, afinal de contas o filme já é de 1970. Valeu por ver certos actores já "cotas" agora, quando estavam no auge!

    ResponderEliminar
  16. Tb partilho da tua opinião Pedro ;)

    ResponderEliminar