27 de janeiro de 2009

Encontros Imediatos do 3º Grau - Edição Metálica


Ontem, revi este filme, o qual eu não me lembrava de muita coisa, pois quando o vi era mesmo muito pequenina. Só me lembrava da imagem de um menino a ser levado por uns seres que não apareciam no ecrã e de uma mãe desesperada sem conseguir deter a "captura" do seu filho, o que como é óbvio não demonstra a realidade do filme. Foi muito cedo para ter sido visto... Também me lembrava da música.

Pois bem, comprei esta edição metálica com 3 discos - versão original de cinema (129 min.), a versão da edição especial (127 min.) e a versão do director's cut (131 min.).

Desta vez, o filme foi visto de uma maneira, completamente, diferente como é óbvio. Roy Neary (Richard Dreyfuss) trabalha para uma companhia eléctrica e quando está perdido numa estrada á noite, avista um OVNI nos céus. A partir daí a sua vida nunca mais volta a ser a mesma. A dele e a de muitos outros, incluindo Gillian Guiler (Melinda Dillon) e o pequeno Barry, que está sempre a tentar ir ter com os seus "amigos".
Barry acaba "raptado" por eles numa das cenas que mais me marcaram na infância. Agora não me marca, mas continuam a ser uma das cenas mais interessantes e fortes da pelicula.
Roy e Gillian ficam obcecados com a mesma imagem que não lhes sai da cabeça - uma montanha. Ela sempre pintando a mesma imagem. Ele construindo com puré, o que faz com que o seu filho chore por pensar que o pai está louco e numa última tentativa para recriar a imagem que está sempre na sua cabeça, desata a atirar redes de galinheiro, terra, pedras, entre muitas outras coisas pela janela da cozinha dentro, o que faz com que a familia o abandone.
Juntos, Roy e Gillian, vão em busca da montanha que não os "larga". Ela, para encontrar o seu filho, ele, para encontar respostas.
Sem dúvida, que a imagem mais marcante do filme, é o contacto entre os seres humanos com os extraterrestres, pela via musical - uma das músicas mais famosas da 7ª Arte - e o aparecimento dos extraterrestres (em filmes deste género, é sempre grande a expectativa para ver o aspecto deles).
Muito bom!!!

NOTA: 8,5/10

Título: Encontros Imediatos do 3º Grau
Título Original: Close Encounters of the Third Kind
Realizador: Steven Spielberg
Intérpretes: Richard Dreyfuss; Melinda Dillon; François Truffaut; Terry Garr;...
Dur.: 129 min. /127 min. / 131 min.
Opções Extras: Making Off; Trailer / Making Off; Trailer / Making Off; Documentário: Steven Spielberg; Documentário: "Watch the Skies"; Trailer
Ano: 1977
Comprado: Jumbo Almada a 20/12/2008 por 11,99 €

Sem comentários:

Enviar um comentário