10 de junho de 2009

Homem - Aranha

Hoje, vou começar a comentar os três filmes do "Homem-Aranha" (Spider-Man), começando, como é lógico, pelo primeiro.
Neste primeiro filme, ficamos a conhecer a história de Peter Parker (Tobey Maguire), um estudante muito inteligente, embora muito tímido e reservado, mas também, com um futuro promissor.
Peter é amigo de Harry (James Franco), filho de Norman Osborn (Willem Dafoe), um empresário/cientista de sucesso, mas com um segredo muito obscuro.
Resta dizer, que como em todas as histórias de super-heróis, esta não é excepção e o "Homem-Aranha" sente uma paixão pela sua vizinha e colega de turma, Mary Jane Watson (Kirsten Dunst).
Toda a sua vida muda, inesperadamente, quando uma aranha de uma nova espécie, o morde e o transforma num super-herói - o "Homem-Aranha" (nome este, dado num combate de wrestling). Quando Peter descobre estes poderes subrenaturais, aproveita para ir "salvando o Mundo" dos seus perigos eminentes.
É aí que conhece o vilão da história (todo o herói tem o seu inimigo), o "Duende Verde" (Willem Dafoe).
Mais uma história de banda desenhada, que passou para as telas do cinema. Quanto a mim, a história foi bem passada para o grande ecrã.
Este primeiro filme é bastante interessante e cativou-me bastante.
Os actores conseguiram convencer-me - achei Maguire muito convincente como jovem ostracizado pelos colegas de escola e a sua transformação para o super-herói. E é por causa desta nova transformação na sua vida, que ele vai aprendendo a ser mais forte e mais confiante em si próprio.
Dafoe, como sempre está no seu melhor, conseguindo estar soberbo nas cenas "duplas" Norman Osborn/Duende Verde (quase que lembrando um pouco, Dr. Jekyll e Mr. Hyde).
O filme está recheado de efeitos especiais, como não podia deixar de ser, neste tipo de filmes, apesar de alguns não estarem bem conseguidos, pois nota-se que o Homem-Aranha é um "boneco" gerado por computador. Mas no todo, até estão bem conseguidos.
As cenas de acção estão muito bem conseguidas, principalmente, quando existe a luta final entre o Homem-Aranha e o Duende Verde.
Ainda sobre cenas, é de referir a parte em que Peter Parker anda em experiências, quando descobre os seus poderes - algumas das cenas são bem divertidas.
Também é de salientar a banda sonora, que está excelente.

NOTA: 8/10

Titulo: Homem-Aranha
Titulo Original: Spider-Man
Realizador: Sam Raimi
Interpretes: Tobey Maguire; Willem Dafoe; Kirsten Dunst; James Franco;...
Dur.: 116 min.
Opções Extras: Disco 1 - Sensação-Aranha; Curiosidades; Filmografias; Trailer; Recomendamos; Videos Musicais; Spots TV; DVD-ROM
Disco 2 - A Evolução do Homem-Aranha; Jogo Vídeo: Pistas e Conselhos Práticos; DVD-ROM; Making Of; "Spider-Mania" Programa Especial da E! Entertainment; Perfil do Realizador e do Compositor; Testes de Ecrã; Apanhados
Ano: 2002

7 comentários:

  1. Eu também gostei bastante do primeiro... O Dafoe é um ótimo ator e foi uma ótima escolha pro Osborn (mesmo sem nenhuma semelhança física)... Ponto fraco é o James Franco que é péssimo como Harry, além de não ter NADA a ver com a premissa original do personagem...

    ResponderEliminar
  2. É uma boa adaptação da BD. Emocionante, tensão romântica a condizer, cenas de acção credíveis e um elenco apropriado. Gostei!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Creio que na altura atribui um 7/10 ao filme. É certo que gostei mais da segunda fita mas é inegável a qualidade deste filme que se revelou o início de um excelente franchising.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Das adadptações de quadrinhos dos últimos anos, os meus preferidos são este primeiro "Homem-Aranha" e os dois primeiros "X-Men".

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Cara da Locadora - Sim, este primeiro filme convenceu-me, e apesar de ter sido uma revisão, pois já o vi algumas vezes, ele continua a convencer-me.
    Sim, Franco não é muito convincente neste primeiro, ao contrário de Dafoe - acho-o genial.
    Bjs

    Red Dust - Sem dúvida que é uma das melhores adaptações da BD ;)
    Tudo o que dizes eu assino por baixo :)
    Bjks

    Fifeco - Acho que um 7 será pouco, vale um 8 á vontade e estamos os dois de acordo que o segundo é melhor.
    Bjks

    Hugo - Também estou de acordo em relação aos dois filmes/adaptações BD - Spider-Man e X-Men - estão ambos muito bem feitos ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Odiei! Opa, uma autentica seca sem pés nem cabeça... O que vale é que no segundo filme esmeraram-se... Mas isto é a minha opiniao.. Este é daqueles ódios de estimação.

    ResponderEliminar
  7. Odiastes??? Bem... Gostos não se discutem, não é?
    Sim, o segundo foi melhor, nisso estamos de acordo ;)
    Bjs

    ResponderEliminar