24 de agosto de 2009

Aquele Inverno em Veneza

John (Donald Sutherland) e Laura Baxter (Julie Christie), perdem a filha, devido ao afogamento desta, num lago, perto de casa, em Inglaterra.
Mais tarde, ambos vão para Veneza, pois John está a restaurar uma igreja nesta cidade e ambos, aparentemente, vão superando a perda da filha.
No entanto, aí, conhecem duas irmãs, uma delas cega e médium, que vê a filha de ambos e que avisa que John tem de sair de Veneza o quanto antes, mas ele não acredita nessas coisas do oculto.
Esta situação e outros estranhos acontecimentos, fazem vir ao de cima, o trágico acidente e tudo aponta para um desfecho trágico.

Para ser sincera, não sei muito bem o que dizer àcerca deste filme. Penso que será do género de David Lynch - "Primeiro estranha-se, depois entranha-se".
Toda a história é um pouco confusa, apesar de ter todos os ingredientes para prender o espectador ao ecrã - momentos tensos, uma cena de sexo, muito bem feita, mistérios atrás de mistérios, personagens intrigantes, etc. - mas ao mesmo tempo há certos acontecimentos, que não entendi na história e, provavelmente, esses mesmos acontecimentos poderão ter duplo significado ou leituras diferentes.
Sutherland e Christie estão muito bem neste filme.
Como já disse, tem tudo para ser um filme muito bom, mas o problema mantém-se - os acontecimentos confusos - e mais ainda, o final, que não consigo, de todo, entender.
Este filme tem que ser revisto daqui a uns meses, para ver com outra percepção e tenho a certeza que darei outra nota (pior ou melhor é que já não sei). Sem dúvida, que só com um segundo visionamento, conseguirei dar a nota que realmente merece. Mas há uma coisa que tenho a certeza, é o género de filme, que nós, difícilmente, esquecemos.
Mas enquanto não o revejo, darei esta nota...

NOTA: 6/10

Aquele Inverno em Veneza (Don't Look Now)
Realizador: Nicolas Roeg
Interpretes: Donald Sutherland; Julie Christie;...
Definições: 106 min. / Cor / 1973 - Itália, UK
Opções Extras: ####
Comprado: Media Markt Benfica a 08/02/09 por 4,99€

Para ver o trailer, clicar aqui

6 comentários:

  1. O elenco é bom, mas nunca vi esse filme!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  2. É daqueles filmes que me deixou ainda a pensar nele, jamais se esquece... muito intrigante mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Gema,
    Hoje por curiosidade vim dar uma espreitadela a este teu blog. Para ser sincera, cinema e filmes não são o meu forte.
    Na realidade é raro não adormecer a ver um filme, por mais terrível e assustador que seja. Até me irrita, mas não consigo fazer nada para contariar esta tendência.
    No entanto, há dois filmes que me prendem do ínicio ao fim: "O Náufrago", por causa do moral da história e "O Silêncio dos inocentes" pelas espectaculares actuações dos actores Anthony Hopkins e Jodie Foster.

    ResponderEliminar
  4. Agora fizeste-me lembrar a minha irmã :P Ela também é mais ou menos assim, é raro o filme em que ela não adormece, mesmo quando o filme lhe interessa.

    O Náufrago, gostei de todo o filme excepto o final, que quanto a mim ficou estragou o filme. O Silêncio dos Inocentes ainda não tive a oportunidade de o ver... um dia destes ;)

    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Dos filmes que nunca consegui esquecer...!!!
    Adorava revê-lo, mas não sei como..
    Obrigada Gema.
    Beijo

    ResponderEliminar