7 de fevereiro de 2010

Avatar

No ano de 2154 os humanos exploram minério em Pandora, mas estão em conflito com os nativos - os Na'vi - que habitam num local chamado de Casa da Árvore (uma enorme árvore sagrada).
O problema/conflito deve-se a que debaixo dessa árvore está o maior depósito natural de minério (precioso) Unobtainium e os humanos vão tentar de tudo para porem as mãos a esse verdadeiro "tesouro".
A Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) coordena o programa Avatar - consiste em "transportar" um humano para dentro de um corpo em tudo semelhante a si mesmo, mas com a fisionomia de um Na'vi.
Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro tem o Avatar do seu irmão gémeo (que entretanto faleceu) e assim vai continuar esse projecto a que o seu irmão pertencia.
Numa das explorações como Avatar, acaba por conhecer uma Na'vi, Neytiri (Zoë Saldaña) e aprender os usos e costumes daquela espécie - e infiltrar-se como espião para dar informações uteis, para os humanos poderem atacar. Mas quando se apercebe do erro que está a cometer decide lutar pelos Na'vi contra os da sua própria espécie.
Uma luta, altamente e aparentemente, injusta, mas onde a união poderá fazer milagres.
Estava com bastante receio quanto a este filme porque estava com medo que fosse acontecer o mesmo que aconteceu com "2012" - muita publicidade e depois uma grande desilusão... nada disso, bem antes pelo contrário.
Fui ver este filme em 3D e adorei.
O filme está excelente, tem uma história muito bem construida (um romance maravilhoso á mistura), efeitos especiais muito bem feitos, a banda sonora é magnifica, um elenco muito bem escolhido... enfim, foram quase 3 horas que passaram rapidamente, porque quanto a mim nem sequer houve momentos parados, nem maçudos e ainda "tivemos" direito a cenas de luta e perseguições, bastante interessantes e cheias de adrenalina.
Saí da sala de cinema bastante contente e o bilhete valeu todos os cêntimos que dei por ele e mais uma vez James Cameron conquistou-me com outro filme, apesar de continuar a gostar muito mais de Titanic - também são generos de filmes diferentes um do outro, não é verdade?
Aconselho o filme a todos e para ser sincera, aposto que será este o novo vencedor dos Oscares.

NOTA: 10/10

Avatar
Realizador: James Cameron
Interpretes: Sam Worthington; Zoë Saldaña; Sigourney Weaver;...
Definições: 162 min. / Cor / 2009 - USA, UK

5 comentários:

  1. Olá Gema!
    Escrevi sobre o filme lá no Minerva Pop um tempo atrás e disse sobre minha expectativa reduzida também. Mas, assim como você, achei o filme muito bom! Vale demais a pena.

    Beijos,

    Sandro

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostei bastante, no entanto acho que fui demasiado generoso na nota que dei na altura que o vi (4,5/5)...
    Hoje talvez daria um pouquinho menos!
    E de Cameron gosto mais de Titanic (sem comparação possível) e o filme de Alien que realizou!
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Minerva - Sim, o filme vale mesmo a penaser visto ;)

    João - Davas? Pq? Pq tem final feliz? LOOOOOOOL
    Mas sim, Titanic é melhor, masos estilos tb sao diferentes tens de ver.
    Bjs

    Odalisca - Eu disse-te qd saimos da sala de cinema, que ia dar a nota maxima - fiquei rendida ao filme ;)

    Nasp - Claro!

    ResponderEliminar