29 de janeiro de 2011

Elizabeth: A Idade de Ouro


Passadas quase três décadas do reinado de Elizabeth (Cate Blanchett), ela vê-se, inesperadamente, ameaçada pelo seu maior inimigo: o Rei Felipe II de Espanha (Jordi Mollá).
Felipe pretende derrubar Elizabeth e fazer com que a Inglaterra volte a ser somente Católica e não Protestante como a Rainha.
Para isso a Espanha vai unir-se com a Rainha Mary Stuart da Escócia (Samantha Morton) que é prisioneira do trono inglês.
Ainda assim, Elizabeth apaixona-se por Walter Raleigh (Clive Owen), um pirata aventureiro.
Será que Elizabeth consegue sobreviver com intrigas na côrte, tentativas de a assassinar, enfrentar a Armada Espanhola e a acrescentar a isso tudo, mais desilusões amorosoas?





Passados nove anos, Shekhar Kapur, fez um novo filme (biográfico) sobre Elizabeth. Quanto a mim este novo filme, está soberbo e fiquei completamente rendida.
Achei este melhor que o anterior em todos os aspectos, mas de salientar um dos pontos, quanto a mim o mais relevante: o guarda-roupa belissimo.
Mais uma vez Cate Blanchett interpreta, magnificamente, Elizabeth (soube encarnar esta personagem muito bem). Mas do elenco também gostei de Samantha Morton, Clive Owen e (mais uma vez) Geoffrey Rush.
Sei que para muitos o filme de 1998, foi melhor, mas para mim este conseguiu ser ainda melhor.
Mas aconselho a que vejam ambos (e de preferência por esta ordem que fiz), porque são os dois 
magnificos.

NOTA: 10/10

Elizabeth: A Idade de Ouro (Elizabeth: The Golden Age)
Realizador: Shekhar Kapur
Interpretes: Cate Blanchett; Clive Owen; Geoffrey Rush;...
Definições: 114 min. / Cor / 2007 - UK; França; Alemanha

5 comentários:

  1. Sim, o guarda-roupa é fabuloso. E Cate Blanchett está ufff.. se eu já admiro a actriz, aqui então está ao rubro! Grande fotografia também, e direcção artística, mas o problema é (1) o argumento (no final, despacha tudo de uma forma inaceitável) e a realização (2) que para além da câmera a andar à roda pouco mais tem de inspiração. É um filme bem mais intimista que o anterior, pena mesmo sobretudo o final. Como eu queria gostar deste filme, mas a cada vez que o vejo fico sempre com a sensação de desperdício.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. Estamos completamente de acordo, excepto nos dois pontos que tu referes :P
    O final pode ser algo a despachar, mas achei que era bom o suficiente para não estragar todo o filme. Sobre Kapur, eu gosto da maneira como ele realiza - simples e não como alguns filmes que eu odeio e que está muito na moda de andar com a camara e no fim só me da dor de cabeça - lamento mas não sou boa o suficiente para te dizer o nome da maneira que te estou a falar sei que a camara não para quieta como se fosses tu que estivesses presente, mas isso da-me uns nervos :S
    Sensação de desperdicio é coisa que não sinto mesmo nada quando o vejo, engraçado como diferimos na maneira de pensar.
    Já agora falando do teu blog, estou completamente contra a classificação que das a The Birds e tu na Elizabeth :D LOOOOOOL é sempre bom por vezes discordarmos, porque dá para ver outras perspectivas ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Tenho ainda de ver este filme, pelo que etendo é um grande filme e ainda não vi ninguém a escrever mal dele.
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  4. Também não gostei tanto deste como do primeiro filme. Eu tenho os dois, mas este é quase um suplemento. Sobrevive à custa do que foi criado no primeiro.

    Se gostaste deste, sugiro que dês uma vista de olhos ao "The Other Boleyn Girl", que pode ser visto quase como uma prequela suplementar do "Elizabeth", girando a história à volta da sua mãe Anne Boleyn. Um período da história fascinante e determinante para a história da Grã-Bretanha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Bruno :D
    Tou satisfeita por não te teres esquecido deste cantinho ;)
    Sobre o filme, eu sei que muitos gostam mas parece que é unanime gostarem mais do 1º :P

    King Mob - O filme que me recomendas nunca tinha ouvido falar, mas parece-me bem, porque gosto de filmes históricos :P
    Obrigado portanto pela opinião e pela dica ;)

    ResponderEliminar