5 de abril de 2009

O Padrinho - Parte II

Este é o 176º da lista.
"O Padrinho - Parte II" (The Godfather - Part II) é uma continuação do primeiro.
Desta vez, o filme mostra a vida de Vito Corleone (da sua infância até ao ponto em que começa o primeiro filme) e a vida de Mike Corleone, após o final do mesmo.
Logo no início, vemos uma festa (igual ao primeiro), onde o filho de Mike está a festejar a sua comunhão, mas como no primeiro filme, todos se dirigem para uma sala onde está Mike, o novo "Padrinho".
Depois somos levados para a Sicília, mais precisamente, para Corleone - uma pequena aldeia siciliana.
O pai de Vito é morto pelo Don, daquela aldeia, pois fez-lhe frente. Logo a seguir, o seu irmão é assassinado, aquando do funeral do pai e de seguida também a sua mãe é morta à frente dele, pelo próprio Don e ele tem que fugir, senão matam-no também.
Ele foge e é assim que chega aos EUA, a tão famosa terra das oportunidades - a chegada a este país com a imagem da Estátua da Liberdade "a dar as boas-vindas" é uma das imagens mais marcantes.
A partir daí, vemos todo o desenvolvimento da vida de Vito Corleone nos EUA (aqui interpretado por Robert De Niro) e sequencialmente, vemos também a vida de Mike como o novo "Padrinho".
Muitas traições, muito sangue e muitas vinganças na vida do novo Don - até o próprio irmão Fredo o atraiçoa.
Neste filme, as cenas mais marcantes são:

- quando Vito volta de novo a Corleone, para vingar a morte de seus pais e irmão e ele mesmo mata o Don;

- quando Vito faz a primeira "proposta irrecusável";

- Mike faz, aparentemente, as pazes com o seu irmão Fredo, no funeral de sua mãe.

Existem muitas mais cenas boas, mas estas para mim, foram as mais marcantes.
Este filme, quanto a mim é, igualmente, bom como o primeiro e de certa maneira, foi importante terem-no feito, pois assim ficamos a entender melhor a vida de Vito e a sabermos o que se passou com a vida de Mike, após o fim do primeiro filme... bom, pelo menos, é o que eu acho. Apesar deste filme ter mais de 3 horas, achei o mesmo que o primeiro: é tão bom, que não damos pelas horas passarem.
Outro ponto a favor do filme, foi terem conseguido reunir o elenco (quase) todo... Al Pacino, Diane Keaton, John Cazale, Talia Shire, Robert Duvall... e terem posto De Niro como Vito, foi uma óptima ideia - ele está excelente como Vito, em jovem.
A mudança de cenas (Vito/Mike) teve muito bom resultado e não "baralha" o espectador. Todo o filme foi muito bem conseguido.


NOTA: 10/10

Titulo: O Padrinho - Parte II
Titulo Original: The Godfather - Part II
Realizador: Francis Ford Coppola
Interpretes: Al Pacino; Robert De Niro; Diane Keaton;...
Dur.: 194 min.
Opções Extras: Capa com 2 DVD's só com extras
Ano: 1974
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 29,95€ (o pack com 2 DVD's extras)

8 comentários:

  1. Ora bem, relativamente a esta segunda parte, que vi na mesma altura do primeiro, dei apenas 8. Sacrilégio? Talvez mas era mais novo portanto terei que lhe dar nova oportunidade.

    PS: Vi o Bus Stop à venda, lembrei-me de ti e comprei-o :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei bastante desta 2ª parte. Mais do que da primeira.

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  3. Esta é para mim a Trilogia mais importante do cinema. Gosto muito da forma de realizar do Coppola, a maneira como conduz a narrativa é característica e brilhante. Nesta Trilogia o 3º filme fica algo aquém dos dois primeiros, sendo mesmo assim um belo filme. Todos os filmes com esta temática são e serão influenciados por esta Obra-prima, e é garantido que a esmagadora maioria lhe será inferior.

    ResponderEliminar
  4. Dou Nota 9,0 pra este ... infelizmente sim eu confesso e não tenho nenhum remorso, da trilogia a terceira parte é a que mais me agrada !

    ResponderEliminar
  5. Uma trilogia sem espinhas! Bem, talvez o terceiro seja o mais fraquito...

    ResponderEliminar
  6. Fifeco - A 2ª parte é tão boa como a primeira. Mas é natural, pois eu acho que se visse estes filmes mais nova, não ia gostar tanto como agora. Vejo todos os filmes de maneira tão diferente agora, nem sei bem porquê...
    Quando vires o Bus Stop, diz-me qualquer coisa, ok???

    Roberto F. A. Simões - Olá Roberto ;)
    Não gostei mais, nem menos do que o 1º - gostei igual, estão os dois perfeitos.

    AddCritics - Foi sem dúvida, uma das trilogias que mais gostei do cinema. Espectacular, pois acho que todos os filmes se complementam uns aos outros.
    Também acho, que tens razão... todos os filmes deste género, são e serão influenciados pela trilogia "O Padrinho".

    - cleber . - Também gostei do 3º filme, como vou postar a seguir, mas os 2 primeiros foram melhores sem dúvida.

    Filipe Machado - Mesmo sendo o mais fraquito, é igualmente bom, pelo menos para mim. Todos se complementam.

    Bjks a todos ;)

    ResponderEliminar
  7. Direi com toda a certeza. Com direito a crítica e tudo :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Fifeco - Boa ;) fico á espera :)
    Bjks

    ResponderEliminar