27 de janeiro de 2011

O Segredo de Brokeback Mountain


Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) conhecem-se quando ambos vão procurar emprego no rancho de Joe Aguirre (Randy Quaid).
Acabam por ter de ir trabalhar para a remota região de Brokeback Mountain e daí nasce uma camaradagem e amizade muito forte e algo mais do que isso - o amor.
Ambos acabam por voltar para as suas vidas (mantendo assim o segredo de Brokeback Mountain), casam-se e constituem assim as vidas que sempre quiseram, só que o que se passou em Brokeback Mountain foi muito mais sério do que pensavam e não conseguem esquecer-se um do outro, mas na sociedade em que vivem sabem que jamais este amor conseguirá vencer.





Tenho que confessar que Ang Lee não me atrai muito e que pensei que iria odiar este filme - acabei por achar um filme apenas decente (na minha classificação).
Tirando a temática polémica, este filme é igual a tantos outros de romantismo dramático e não percebo o porquê de tantos elogios, porque não achei nada de extraordinário - mais uma vez de salientar que pus de lado ser tão polémico e o vi como se de uma história de amor comum se tratasse.
Até achei que os protagonistas não estavam nada confortáveis neste tipo de papel, o que fez com que esse suposto amor, não transparecesse tanto para o ecrã.
O grande elogio vai para a fotografia do filme que é magnifica - maravilhosos cenários ajudaram o filme em muito.

NOTA: 5/10

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)
Realizador: Ang Lee
Interpretes: Jake Gyllenhaal; Heath Ledger; Michelle Williams;...
Definições: 134 min. / Cor / 2005 - USA; Canada

15 comentários:

  1. Penso que este filme tem mais do que se lhe diga. A cada visualização, descobrimos mais sobre ele.
    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu só o visualizei uma vez, mas como o comprei, um dia irei revê-lo com certeza, assim como outros.
    Mas nesta visualização, achei que 5 em 10 - sendo que o 5 na minha classificação quer dizer que o filme é decente - quanto a mim é suficiente.
    Acho que tanto Gyllenhaal e Ledger não estiveram nada á vontade no papel de cowboys gay, se queres que te diga com sinceridade e isso foi-me transmitido através do ecrã.
    Mas respeito perfeitamente a tua opinião, mas direi que este filme foi demasiado sobrevalorizado.
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Também discordo adorei o Borkeback Mountain :D

    Achei estranho a parte que mencionas dos actores porque senti o oposto. O Heath Ledger está genial na minha opinião. A forma como ele fala (nem parecia ele) uma forma fechada como de alguém isolado e que se esconde.

    E depois a cena final dele a pegar na camisa? Adorei o trabalho dos dois a quimica para mim funcionou na perfeição :)

    ResponderEliminar
  4. Não sei, mas foi isso mesmo que senti... uma sensação desagradavel por parte deles.
    O modo dele falar tb achei muito boa, mas a parte em que eles protagonizavam as cenas românticas achei tão forçadas :S
    Se calhar era para ser dessa maneira, mas não gostei.
    Mas obrigado pela tua opinião ;)

    ResponderEliminar
  5. Sim, há um sentimento de não estar à vontade propositado pelo menos no Ennis del Mar. Ele tem vergonha, ele inibe-se e martiriza-se por isso. Nesse sentido sim, há um desconforto na personagem que faz todo o sentido.

    Achei mesmo a interpretação perfeita, marcou-me muito na altura :)

    ResponderEliminar
  6. Sim, o actor que achei menos á vontade foi precisamente Heath Ledger... acredito em tudo o que dizes, porque sei que assim é, mas ainda assim manetnho a minha ideia... pode ser que quando um dia que o reveja, tenha outra impressão - já aconteceu com outros filmes.

    ResponderEliminar
  7. Eh. Acho que concordo com o que escreveste. Lembro-me de ter pensado "É isto?" quando o acabei de ver há uns anos atrás. Acho que o que safa são as interpretações dos actores [o telefonema entre o Heath Ledger e a Anne Hathaway é de longe a melhor cena do filme, e ambos actores fazem maravilhas nessa cena]. Não achei a fotografia nada de especial porque acho que os cenários - as montanhas e afins - é que fizeram o trabalho todo! ahahah

    Mas pronto, vê-se, mas não diria que é algo de especial.

    ResponderEliminar
  8. LOOOOOOOOL mas achei a fotografia, os cenários, tudo magnifico.
    Mas é bom saber que existe mais alguém com a minha opinião ;)

    ResponderEliminar
  9. É indubitalvelmente um filme de qualidade, mas também o achei sobrevalorizado, embora suspeite que a minha orientação sexual teve uma palavra a dizer. Pessoalmente, acho que falha em envolver emocionalmente o espectador comum heterosexual. As personagens por quem senti maior empatia foram precisamente as esposas das duas personagens principais, o que claramente não seria o objectivo primário do filme. Na comunidade homosexual, o efeito e alcance do filme ganha con certeza outra dimensão, com uma mais fácil identificação e ligação com a situação dos dois cowboys.

    Socialmente, acho que o mais recente The Kids Are All Right é mais eficiente na sua mensagem, apesar de ser um filme consideravelmente diferente deste. No entanto, penso que Brokeback Mountain é um marco importante, pois abriu caminho para uma maior visibilidade mainstream e um amadurecimento na forma como o tema da homosexualidade é retratado no cinema.

    ResponderEliminar
  10. Pois, até poderás ter razão, porque também a minha empatia foi toda para as esposas.
    Mas por mais que queira separar essa situação não o consigo fazer, mas agora que falas nisso até poderás ter razão :S

    Nunca vi The Kids Are All Right. Fica apontado ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu sou dos que gostou bastante do filme. Este filme não pode ser visto como se fosse uma história comum porque não é como uma história comum, e a temática é essencial no filme; a homossexualidade, polémica ou não, é o centro da questão no filme. Ser homem e ter uma relação homossexual nos anos 60 e naquele sítio, não era como ter uma relação heterossexual, e é disso que trata o filme, esse aspecto não se pode ignorar; não é uma relação homossexual na Holanda no século XXI... Eu também achei que os actores estiveram credíveis nos seus papéis, transparecendo o quão difícil era estar na sua condição e terem que criar uma fachada na sua vida, casando com mulheres, amando às escondidas, e a pressão que sentiam para ser um homem normal, um macho que sabe cortar o frango, etc. Lol. O filme destingue-se por mostrar-nos esse duelo interior com que os protagonistas lidavam por não poderem ser como eram, e nisso acho que o filme está poderoso. Era isso. Olá Gema, já não aparecia aqui e no resto da blogosfera há bué. LOL Tudo em ordem? Já aniquilei o meu blog mas resolvi dar uma olhadela àqueles que costumava visitar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Vagabundo Social ;)
    Muito obrigado pela tua opinião e mesmo discordando em relação a interpretação de Ledger e Gyllenhaal, posso concordar que quando o rever um dia, tenho de ter esses aspectos em atenção - tentei vê-lo numa perspectiva romântica e não pela perspectiva da homossexualidade e já percebi que ao fazer isso cometi um erro e admito-o, mas lá está, publicar as minhas criticas e querer as vossas opiniões é porque gosto de tentar ver o que os outros entendem dos filmes e poderem transmitir-me essa perspectiva.
    Bjks

    ResponderEliminar
  13. Discordo. BKM é excelente. E os actores estiveram muito bem e nada desconfortáveis.

    ResponderEliminar
  14. LOOOOOOL respeito a tua opinião como a dos outros e obrigado também por a teres dado ;) Mas continuo com a mesma ideia :D

    ResponderEliminar
  15. gostei muito do filme, pois so quem esta nesta realidade todo dia sabe como e ,,e achei perfeito tudo, me senti dentro do filme , como se fosse eu protagonizando e vivendo a mesma historia de amor e o mais interesante e que ja fazem vinte anos , perfeito

    ResponderEliminar