11 de fevereiro de 2010

Star Wars: Episódio VI - O Regresso de Jedi

Antes de começar este texto introdutório, quero relembrar-vos que estamos num país de exímios tradutores (tom irónico), que traduzem tudo à letra, ou seja: o título em inglês é "Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi", e essa raça superior chamada tradutores, traduzem-no como "Star Wars: Episodio VI – O Regresso de Jedi", ou seja deram a entender que o filme era sobre o regresso DE um Jedi, e não de um “clã” que tenta manter a paz. Enfim nao viram o artigo of the, adiante...

O filme começa no planeta Tatooine, onde Han Solo (Harrison Ford) - após ter sido congelado em carobonite - é mantido como peça decorativa por Jabba The Hutt. Os "nossos" amigos, Princesa Leia (Carrie Fisher), Chewie (Peter Mayhew), Lando Calrissian (Billy Dee Williams) e a dupla fantástica, C3PO e R2-D2, tentam um resgate falhado. Enquanto isso Luke (Mark Hamill) tenta que Jabba liberte Han Solo, e seus companheiros. Quando finalmente o consegue, Luke vai ter com Yoda, para acabar o seu treino como Jedi.
E enquanto isso, o Império Galáctico iniciou secretamente a construção de uma nova estação espacial blindada ainda mais poderosa do que a temivel Estrela da Morte (na órbita da lua de Endor). Quando estiver terminada, esta arma implicará a condenação do pequeno grupo de Rebeldes que luta para restabelecer a liberdade na galáxia.
Este filme está cheio de momentos fucking amazings, tais como, os ursinhos fofos do planeta Endor - os Ewoks - que ganham ao Império só com lanças e pedras, armas futuristas o tanas, andar com arcos e flechas e à pedrada é que é, e a não menos importante e fantástica luta entre Vader e Luke, enquanto o Imperador e Vader o “picam” para que o lado mau da força entre nele e passe para o lado deles. Este filme esta cheio de dialogos digamos que, grandiosos, enquanto ouvimos o mestre das bandas sonoras - Jonh Williams - a conduzir uma orquestra, que nos faz levantar os pêlos dos braços.
E mais 3 filmes virão e se querem a minha opinião o CGI não é tudo. O enredo é bom, mas parece que perderam a magia dos antigos, mas enfim... "MAY THE FORCE BE WITH YOU ALL"
Texto: Pedro Amorim



O final desta saga com o seu 6º episódio, digamos que foi grandioso.
Mais uma vez, este filme não me desiludiu, bem antes pelo contrário, estou fascinada com estes filmes, apesar do 4º episódio não ter sido tão bom quanto estes dois, ainda assim estes três mais antigos, convenceram-me completamente - fiquei rendida a Star Wars.
Temos de tudo neste "Star Wars: Episódio VI - O Regresso de Jedi"... boas perseguições (aquelas motas voadoras, são um espectáculo), boas lutas (Vader e Luke; Ewoks e as tropas do Império), vilões asquerosos (Jabba the Hutt e o seu animal de estimação, que revolta as entranhas), vilões que até arrepiam (Imperador, com terror psicológico e uma crueldade que até revolta), momentos mais calmos e aqueles mais divertidos, enfim, temos de tudo mesmo e claro, muitos efeitos especiais.
O filme que revela muitas coisas, uma das quais me deixou de boca aberta (não digo qual para o caso de quem me esteja a ler, não estragar a surpresa quando for ver).
Um elenco sempre fantástico, a história magnifica, banda sonora sempre no seu melhor... enfim, um conselho de amiga: vejam Star Wars que não se arrependem.
Só espero, que os seguintes - os mais actuais - não percam a grandiosidade com que fomos brindados nos antigos.

NOTA: 10/10

Star Wars: Episódio VI - O Regresso de Jedi (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi)
Realizador: Richard Marquand
Interpretes: Mark Hamill; Harrison Ford; Carrie Fisher;...
Definições: 131 min. / Cor / 1983 - USA

6 comentários:

  1. Há quem afirme que este é o pior dos 3 primeiros por ser o mais infantil. Opa, eu adoro! Seja a cena em tatoine (resgate de Solo) em Endor com os ewoks, etc etc... A edição alterada digitalmente que inclui ja na cena final Hayden Christensen no papel de Anakin é compreensivel. Foi assim (novo) que ele passou para o lado negro, logo é assim que deveria aparecer...

    10/10

    ResponderEliminar
  2. Acabou em grande uma das maiores e melhores sagas de sempre!!!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. João - Infantil ou nao, e genial e adorei tudo no filme, tudo, tudo e tudo :p

    Nekas - É verdade!
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. O filme em português chama-se "O Regresso de Jedi". E não "do".

    ResponderEliminar
  5. Quanto a esta trilogia estamos em completo desacordo :p Adorei o primeiro, o meu favorito, e depois aparece o segundo capítulo da saga que não o considero tão perfeito. O último desiludiu-me bastante. Não gostei dos wookies. Pareceu-me, como tem sido dito, um pouco infantil. Ainda assim, é Star Wars. Portanto nunca é mau.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Daniel - Já esta emendado, obrigado ;)

    Fifeco - Seja infantil ou não, adorei o 3º (6º episodio).
    Alias na sua maioria e/ou no geral esta saga convenceu-me por completo ;)
    Bjks

    ResponderEliminar