26 de julho de 2009

Quem Quer Ser Bilionário?

O filme de hoje é o famoso e oscarizado "Quem Quer Ser Bilionário?" (Slumdog Millionaire).
A história começa, quando está prestes a acabar. Jamal Malik (Dev Patel) está a uma pergunta para ganhar o famoso concurso "Quem Quer Ser Milionário?". Um feito, pois ele é considerado um vagabundo, e os ditos mais letrados, que foram ao concurso, não chegaram tão longe.
É assim que se desconfia que Jamal é uma fraude e a polícia "rapta-o" para um interrogatório em que ele vai ter de explicar como sabia as respostas, pois cada uma delas está, de alguma forma, ligada à sua vida.
Contar a sua vida, as suas aventuras, o relacionamento com o irmão Salim (Madhur Mittal) e a sua história de amor com Latika (Freida Pinto).

Estava com muitas expectativas para este filme e não me desiludi, nem um pouco.
Uma história muito boa e a ideia de contar a vida de Jamal através de um concurso (pelas respostas às perguntas) é genial.
A banda sonora é, simplesmente, fantástica a cargo de A.R. Rahman (a qual também recebeu um Óscar).
Cada cena é mais marcante que a outra, mas uma que quero destacar, é a de Jamal trancado na casa de banho quando o seu ídolo aparece e a única saída é saltar para um monte de m#$%& - achei muito boa essa cena e marcou-me, apesar de haver muitas outras tão boas ou melhores que esta.
Mais um filme de Danny Boyle, que não me desapontou em nada.
O final só podia ser aquele, todo ele ao estilo dos filmes de Bollywood.

E já agora, peço-vos, a vocês que lêem este meu "estaminé" e que já tenham visto filmes de Bollywood, recomendações de bons filmes, pois nunca vi nenhum (já vi trechos de alguns e documentários acerca destes) e gostaria, por curiosidade, ver (mas algum que seja bom, para não começar mal). Obrigado!

NOTA: 9/10

Titulo: Quem Quer Ser Bilionário?
Titulo Original: Slumdog Millionaire
Realizador: Danny Boyle
Interpretes: Dev Patel; Freida Pinto; Masdhur Mittal;...
Dur.: 120 min.
Ano: 2008

Para ver o trailer, clicar aqui

14 comentários:

  1. Meu maior erro foi tê-lo visto depois de concorrer ao Oscar, por que fui procurando nele um vencedor de Oscar e não achei... apesar de ter encontrado um extraordinário filme...

    Abraços...

    ResponderEliminar
  2. Que grande filme.. concordo com tudo o que dizes!
    beijoca

    ResponderEliminar
  3. Cara da Locadora - Eu nunca ponho as expectativas muito altas, com algumas excepções (o caso deste), mas não é por ter ganho o Óscar... neste caso é por ser um filme de Boyle (realizador que até gosto) e por causa dos trailers e promoções que fui vendo.
    Não me decepcionou nada...
    Bjs

    Cocky - Grande filme mesmo. Obrigada!
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. A minha nota não chega ao 9. Parece-me que é um filme altamente sobrevalorizado e que criou uma onda de histeria algo incompreensível. Não merecia tantos Oscars nem sequer o primordial galardão.

    Contudo apresenta alguns atributos técnicos muito interessantes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Mas para mim merece um 9 ;)
    Sobre se merece ou não tantos Oscares, ou mesmo o Óscar Para Melhor Filme, sou sincera que não sei, pois ainda não vi mais nenhum que esteve a concurso...
    Mas que este filme é bom, lá isso é e não estou a dizer isso por outros terem dito que gostavam - eu é que gostei mesmo.
    Mas como já tinhamos dito um ao outro, gostos não se discutem, não é?
    Obrigada pela opinião - é sempre bem vinda ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. É um bom filme sim senhor, mas de cada vez que o revejo fico com a sensação que perde muita qualidade...

    ResponderEliminar
  7. É um filme claramente acima da média, no entanto não discordo totalmente do pessoal que diz que é um filme overrated!

    Destaque para a banda sonora que ainda é melhor que o filme,e a melhor cena? Para mim é mesmo a ultima pergunta, curiosamente a mais facil de todas... isto para nós europeus claro.

    ResponderEliminar
  8. thesubsidal - Pois, isso já não sei dizer, pois só o vi agora, mas pretendo adquiri-lo para a minha colecção o quanto antes ;) Espero não achar o mesmo quando voltar a vê-lo.
    Bjks

    Nasp - Talvez seja overrated, mas tem muita qualidade, não lhe dou um 10, pois não o merece. Existem outros filmes acima deste, que realmente o merecem, mas um 9 acho que está correcto.
    Sim a banda sonora é espectacular e tenho ideia de a comprar.
    Melhor cena - existem imensas que me marcaram, além daquela que referi no texto.
    A pergunta é muito simples, mas com as bases de educação deles é normal que seja uma pergunta dificil, penso eu. Como cresci a ver o Dartacão é normal que eu saiba a resposta, além claro de filmes que já vi sobre os Três Mosqueteiros.
    Mas isso é cá.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Quanto a recomendações de Bollywood, n conheço nada de especial, apenas me lembrei deste videoclip :

    http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2008/11/dil-se-chaiyya-chayyia.html

    Musica recuperada recentemente para o filme Inside Man.

    ResponderEliminar
  10. Muito cool. Tu falas de um videoclip de Jackson, mas a mim a sonoridade e talvez por ser num combioi, fez-me lembrar a canção da Björk no Dancer in the Dark ;)
    Mas obrigada na mesma pelo video :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei bastante tbm, ótimo trabalho de Boyle!
    Nota 8.5!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  12. É quase 9 ;) Por isso, está bem :P ahahahah
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Um bom filme. Provavelmente existiu algum exagero na atribuição das estatuetas da Academia, mas não deixa de ter os seus méritos, claro.

    Quanto a filmes indianos, não tenho muitas referências. A maior é da realizadora Mira Nair, que ultrapassou fronteiras e talvez já nem tenha o espírito Bollywood puro e duro. Belíssima sugestão é 'Casamento Debaixo De Chuva'. O filme é uma delícia. Não te arrependerás de o ver. E atenção à banda sonora que ultrapassa a deste 'Quem Quer Ser Bilionário?'. Por acaso tenho os dois discos. Assim é mais fácil de comparar... :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Sobre o exagero, não sei, pois não vi todos para poder comparar, mas o filme é muito bom, não excelente.

    Obrigado pela dica, estarei atenta a esse filme.
    Bjs

    ResponderEliminar