4 de abril de 2009

O Padrinho

Este é o 1º filme da trilogia "O Padrinho". Comprei o pack com os três filmes, (incluindo uma capa com dois DVD's com extras), que é a colecção restaurada de Coppola.

Este é o 175º e o 31º das listas.
Sobre este filme, nem sei por onde começar... talvez explicando o que me fez vê-lo.
Além de filmes e séries, outra das coisas que gosto muito de fazer é ler... leio muito mesmo. Um dos livros que li, recentemente, foi "O Padrinho" de Mario Puzo. Adorei o livro e fiquei muito curiosa àcerca do filme, mas tinha um pouco de receio, pois por norma, decepciono-me sempre quando vejo um filme após a leitura do livro.
Bom! Veredicto final... não me desiludi nada, nem um pouco. Como é óbvio, faltam algumas coisas do livro, mas é impossivel passar um livro todo para filme. Neste caso concreto, todas as situações mais importantes estão lá e muito importante, não estão, nunca, fora do contexto (nunca ficamos com a sensação de que nos falhou alguma cena).
Outra coisa... apesar do filme ter uma duração de quase 3 horas, pessoalmente, nem dei pelas horas passarem, de tão bom que ele é.

Vamos lá então à história... o filme é àcerca da familia siciliana Corleone, que vive nos EUA. A familia é composta por Don Vito Corleone (Marlon Brando), a sua mulher e os seus quatro filhos - Santino "Sonny" (James Caan), Fredo (John Cazale), Michael "Mike" (Al Pacino) e Connie (Talia Shire).
Esta familia é muito respeitada, principalmente, pelo seu poder no submundo do crime organizado (jogo e mulheres).
Don Corleone é chamado por todos de "Padrinho" e todos o temem e o respeitam.
Tudo se complica, quando Don Corleone não aceita entrar no negócio, (do futuro), da droga e então tentam matá-lo e quase o conseguem. Ele fica assim muito debilitado e é aí que Sonny "sobe ao poder", começando a gerir os negócios do seu pai.
Sonny é um tipo que "ferve em pouca água" e assim, começa uma série de matanças por vingança, acabando Mike por matar os responsáveis da tentativa de assassinato de seu pai e tendo assim que fugir para Itália.
Mais tarde, Sonny é morto (cai numa armadilha), Fredo está noutra parte a tratar de outros negócios e Mike acaba por ser preparado para ser o novo Don Corleone, quando o seu pai morrer... o que acaba por acontecer.
Nas cenas finais, é-nos dado a ver, Mike já como o novo "Padrinho", quando todos o cumprimentam como faziam com o seu pai.
As cenas que mais me marcaram, foram sem dúvida:

- a cabeça de um cavalo (que custou muito dinheiro) em cima da cama de um magnata que recusa aceitar "uma proposta irrecusável" de Don Corleone;

- a matança coordenada - a vingança final - que é feita no fim do filme, juntamente, com as cenas do baptizado do filho de Connie, sendo Mike o padrinho da criança (só como curiosidade, esta criança é Sofia Coppola);

- a armadilha que é preparada contra Sonny, conseguindo assim encurralá-lo e matá-lo.

Como sempre, existem mais cenas marcantes, mas estas para mim foram, sem dúvida, as mais marcantes.
Excelente filme, com um bom elenco, com nomes tão conhecidos como Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall, James Caan,...
Música memorável - aqui está uma coisa que já conhecia, muito antes do filme :) e o desempenho de Brando como Don Corleone. É daqueles personagens que nunca se esquece (a voz e o rosto).
Espectacular. Magnífico. Excelente. Belíssimo. Grandioso. Muito bom... meeeeeeeesmo.

NOTA: 10/10

Titulo: O Padrinho
Titulo Original: The Godfather
Realizador: Francis Ford Coppola
Interpretes: Marlon Brando; James Caan; Al Pacino;...
Dur.: 170 min.
Opções Extras: Capa de DVD com 2 DVD's só com extras
Ano: 1972
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 29,95€ (o pack com 2 DVD's de extras)

7 comentários:

  1. Boa noite!
    Pelos vistos estavas como eu, nunca tinha visto a trilogia "Padrinho".
    Ainda te deve faltar o 2º e 3º, prepara-te porque o 2º é do mesmo nível do 1º.
    Também comprei um pack, anterior a este restaurado do Coppola, com 1 disco de extras igualmente. Foi menos de 20€ na fnac, realmente nota-se um pouco que a imagem não estava no seu esplendor máximo possível.
    Nesse pack que tens deve ser ainda melhor a experiência cinematográfica (home cinema neste caso) :)
    Tchau!

    ResponderEliminar
  2. Bom, pelo menos voltamos a estar em sintonia. Já vi o filme há dois anos. Na altura dei-lhe 9 em 10 mas também já está na altura de o rever. Mas existem, de facto, coisas que não se esquecem como dizes. E para mim a mais marcante é mesmo a idílica figura de Marlon Brando enquanto Don Vito Corleone.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ótima escolha Gema, é a grande saga sobre a máfia, com Coppola a todo ritmo e um elenco espetacular só pode ser comparado a parte II que é tão boa como este.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Pedro - Sim, quando escrevi este post ainda não tinha visto os outros dois.
    Também vi que enganei-me... o pack tem uma capa de DVD com DOIS discos de extras e não um como pensei, por isso é ainda melhor ;)
    Sim, os filmes vêm com uma óptima imagem e um som igualemnte fantástico - 5.1 digital surround.
    Valeu o dinheiro que dei... não choro nem um cêntimo.
    Bjks

    Fifeco - Bem vindo de novo :D
    Já calculava que com esta trilogia, ias dar sinal ;)
    Sim, revê os filmes de novo, quando puderes, claro! Ele vale muito bem 10, pois ele não é somente bom... é excelente.
    É mesmo um filme que marca uma pessoa.
    Bjs

    Hugo - Agora que já vi o 2º, posso mesmo dizer que ambos são muito bons e o 2º é mesmo tão bom quanto o 1º.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  5. ola Gema, td bem?

    sobre Godfather, todos elogios a acrescentar sobre esse imponente filme não serão suficientes.
    gosto muito da cena que Don Corleone vai p/ identificar o filho morto em uma emboscada. grandiosíssimo Marlon Brando.
    abraço
    :)

    ResponderEliminar
  6. Também tenho o pack. Mas deve ser o mesmo do Pedro. Quanto ao filme, este é 'o filme'. Obra máxima para mim, onde tudo é perfeito, desde a magnífica interpretação de Marlon Brando até à entrada a matar de Al Pacino. Realmente todos os elogios são poucos para este marco do cinema.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Jeniss Walker - é verdade, não existem tantas palavras para conseguir descrever o filme, é mesmo bom...
    Sim, essa cena também é marcante, sem dúvida.
    Bjs

    Red Dust - É O FILME. É excelente e não consegui encontrar nenhum defeito no filme, tudo está muito bem feito e organizado. E Brando é um espectaculo como o "Padrinho" :)
    Bjks

    ResponderEliminar