16 de junho de 2009

O Fiel Jardineiro

Como, recentemente, acabei de ler o livro, achei que devia rever o filme - "O Fiel Jardineiro" (The Constant Gardener).
Este filme conta-nos a história de Justin Quayle (Ralph Fiennes), um homem que trabalha para o Alto Comissariado Britânico, no Quénia e que começa à procura de quem assassinou a sua mulher Tessa (Rachel Weisz), uma humanista que tentou, até morrer, fazer com que todo o Mundo soubesse, que a população em África serve como cobaias humanas, para as empresas farmacêuticas, em geral e neste caso específico, para a empresa "Três Abelhas", que anda a experimentar o novo medicamento - Dypraxa.
É assim que Justin, descobre que a sua mulher foi vítima de uma rede internacional, incluindo o envolvimento dos seus colegas/amigos.
Entre o filme e o livro, a minha escolha recai no livro, pois achei-o muito mais aprofundado, enquanto que o filme teve algumas falhas na história.
Ainda assim, o filme é belíssimo e o jogar de cores é maravilhoso - as cores quentes, quando estamos em África ou quando Tessa aparece em cena e as cores escuras e frias, quando Justin está na Europa e aquando da morte de Tessa.
A música africana é muito agradável e muito bem escolhida para a banda sonora (principalmente, quando vemos as imagens belíssimas de África).
A visão de Fernando Meirelles, também é uma mais valia para este filme, pois, duma maneira geral, conseguiu captar muito bem a história e projectá-la para o grande ecrã.

NOTA: 8/10

Titulo: O Fiel Jardineiro
Titulo Original: The Constant Gardener
Realizador: Fernando Meirelles
Interpretes: Ralph Fiennes; Rachel Weisz;...
Dur.: 123 min.
Opções Extras: Bastidores; John Le Carré; Uma Peça de Teatro Haruma em Kibera; Filmar no Quénia; Entrevistas; Cenas Cortadas; Em Rodagem; Trailer
Ano: 2005

19 comentários:

  1. Olá

    Realmente é um belo filme Gema, mas bem triste por sinal. O Oscar para a Rachel Weisz foi mais que merecido, ela é uma ótima atriz. E com a direção do Fernando Meirelles então. mas é chocante imaginarmos que realmente isso ocorre, pessoas sendo usadas como cobáis.

    bjo e até mais...

    ResponderEliminar
  2. Também prefiro o livro mas, ainda assim não deixo de considerar este trabalho de Meireles, uma "pequena" pérola :)

    ResponderEliminar
  3. Também prefiro o livro, mas concordo que o filme ganha muito por ter sido realizado por Fernando Meirelles.

    ResponderEliminar
  4. Altieres - Muito triste... apesar de Carré ter escrito no final do livro, que tudo isto é ficção, continuo a achar que existe uma base veridica por detrás deste filme.
    Sim, Weisz é uma excelente actriz ;)

    Anita - Sim, o livro é melhor e este filme é uma pérola no curriculo do realizador ;)

    Raquel - Ganhou mesmo muito, pois a visãso dele é unica.

    Bjs a todos :)

    ResponderEliminar
  5. http://fimescinep.blogspot.com/
    da uma passada???????

    ResponderEliminar
  6. Já estou a seguir o teu blog ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Não li o livro, mas gostei bastante do filme. A minha esposa leu o livro e também achou a obra literária superior à adaptação ao cinema.

    ResponderEliminar
  8. E é mesmo superior... se gostas de ler, aconselho-te a ler este livro ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Porque é que muitas mulheres veneram Ralph Fiennes, mesmo sendo feio??????

    ResponderEliminar
  10. Cocky - Isso não é comigo... Acho-o um óptimo actor, mas não o acho nada bonito.
    Para mim, um actor que acho "o homem ideal para mim" é George Clooney ou Johnny Depp - adoro-os!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. A realização do brasileiro Fernando Meirelles é excelente, original. A banda sonora de Alberto Iglesias é tão envolvente... Mas não me envolvi com mais nada para além do que anotei antes e, sinceramente, falando da história, só gostei do final.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  12. Pois eu gostei bastante do filme, apesar de como já referi ter gostado mais do livro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Dúvida muito séria, de qual do Meirelles é melhor, acho esse pra mim é o melhor!

    ResponderEliminar
  14. Cléber - É mesmo... é uma bela questão, mas também acho que este é muito bom ;)
    Bjs

    Pedro - Pois é!
    Bjks

    ResponderEliminar
  15. Não li o livro portanto só tenho a visão do Meirelles para a história, que achei fantástica... Excelene filme..

    ResponderEliminar
  16. É uma visão realmente excelente, mas o livro, ainda é melhor ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. O MEU FILME PREFERIDO, E SIM, INFELIZMENTE NAO TENHO DUVIDAS QUE BASEADO EM FACTOS BEM REAIS...

    ResponderEliminar
  18. gostei mtt do blogue! continua mssm

    ResponderEliminar