3 de fevereiro de 2011

Os Miseráveis


Jean Valjean (Liam Neeson) é preso por roubar um pão. Dão-lhe 19 anos de prisão e nesta cria um inimigo, o guarda da prisão Javert (Geoffrey Rush).
Passados 9 anos após a sua saída da prisão, Valjean consegue vingar na vida e torna-se num rico industrial e presidente da câmara, só que vê toda a sua vida ameaçada, quando de repente aparece-lhe o novo oficial da policia - nada mais, nada menos que Javert - e teme que ele o apanhe por não ter cumprido as exigências da sua liberdade condicional.
Fantine (Uma Thurman) é despedida da fábrica de Valjean e acaba por se prostituir para poder pagar para que cuidem da sua filha - acaba por ficar gravemente doente e Valjean ao saber isso tenta ajudá-la e quando Fantine morre pede que ele tome conta de Cosette (Claire Danes).
Quando alguém vai a tribunal para assumir a culpa de Valjean, ele não consegue tolerar isso e revela a sua identidade e acaba por fugir para Paris com Cosette e Javert não desistirá de o conseguir apanhar.
Será que Javert o consegue capturar?





"Os Miseráveis" é um filme dramático, mas ao mesmo tempo "delicioso" de se ver. Gostei bastante do filme e acho que está muito bem feito.
A história é tocante (a história de Fantine e depois o amor de Valjean por Cosette, como se de uma filha se tratasse) e por vezes enervante (a perseguição cerrada de Javert a Valjean).
O elenco foi extremamente bem escolhido e de destacar Liam Neeson e Geoffrey Rush e no lado feminino, Uma Thurman e Claire Danes - todos magnificos.
Existem imensas cenas memoráveis, mas saliento os últimos 9:40 do filme - para quem quiser ver, clicar aqui (como é o fim contêm como é óbvio spoilers, mas a cena que mais me arrepia começa por volta dos 3:29 deste video). Este final para mim é de arrepiar e de uma reviravolta tremenda (só para quem já viu o filme, percebe do que falo).
Adorei!!!

NOTA: 9/10

Os Miseráveis (Les Misérables)
Realizador: Bille August
Interpretes: Liam Neeson; Geoffrey Rush; Uma Thurman;...
Definições: 134 min. / Cor / 1998 - USA; UK; Alemanha

2 comentários:

  1. Eu preciso rever este filme. Gosto do trabalho de Bille August, principalmente em A Casa Dos Espíritos.

    Bjs.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Revê, porque ele merece ;)
    Também adorei A Casa dos Espiritos - muito bom :)
    Bjks

    ResponderEliminar