24 de fevereiro de 2011

"My Movie Tracks" - A Última Sessão

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Projeccionista do blog A Última Sessão.
Fica aqui então o Top10 do Projeccionista.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

Criar listas é das tarefas mais difíceis que há, mas ver o resultado final e compará-las com outras pessoas dá sempre um gozo inquestionável. Quando comecei a fazer esta lista fui pensando em músicas que entram em filmes e que de uma forma ou outra, para o bem e para o mal, me marcaram. Fui tirando algumas até restarem estas 10 músicas, todas pertencentes a filmes que vi, uns gosto, outros nem por isso. Mas no essencial são músicas que gosto. Tentei ter músicas de todas as épocas e incluir pelo menos uma portuguesa. Esta por pertencer a um filme que gosto bastante e por ser de uma banda criada por membros de outras bandas que se dedicaram a criar bandas sonoras.

10- "O Último Grande Herói" (Last Action Hero); 1993; John McTiernan
"Big Gun" - AC/DC

9- "O Jogo" (The Game); 1997; David Fincher
"White Rabbit" - Jefferson Airplane

8- "Matrix" (The Matrix); 1999; Andy & Lana Wachowski
"Wake Up" - Rage Against The Machine

7- "Trainspotting" (Trainspotting); 1996; Danny Boyle
"Born Slippy" - Underworld

6- "Os Tenenbaums: Uma Comédia Genial" (The Royal Tenenbaums); 2001; Wes Anderson
"Needle in the Hay" - Elliot Smith

5- "Em Paris" (Dans Paris); 2006; Christophe Honoré
"Cambodia" - Kim Wilde

4- "O Despertar da Mente" (Eternal Sunshine of the Spotless Mind); 2004; Michael Gondry

3- "Esquece Tudo o Que Te Disse" (Esquece Tudo o Que Te Disse); 2002; António Ferreira
"Esquece Tudo o Que Te Disse" - Azembla's Quartet

2- "Easy Rider" (Easy Rider); 1969; Dennis Hopper
"Born To Be Wild" - Steppenwolf

1- "Cães Danados" (Reservoir Dogs); 1992; Quentin Tarantino
"Stuck in the Middle With You" - Stealers Wheel

Os clássicos foram «Born To Be Wild», um hino incontornável do cinema do final dos anos 1960, na ressaca dos hippies, «Stuck In the Middle With You», uma música que acaba por ter, de certa forma, um papel numa das cenas fundamentais de «Cães Danados», e «White Rabbit», talvez a música que mais tenho encontrado em bandas sonoras. Escolhi a sua presença em «O Jogo» porque foi a primeira vez que a conheci e ouvi e também porque está bem inserida na cena em que aparece.
Dos anos 1980, época que musicalmente não me deixou muitas saudades, escolhi apenas «Cambodia», que está numa das melhores cenas de «Em Paris». A «Everybody's Gotta Learn Sometimes» também é dos anos 1980, apesar de no filme de Michel Gondry ter sido recriada por Beck. Aqui a razão para a escolha foi em pleno: gosto da música, do filme e do artista.

As restantes quatro são todas dos anos 1990. A «Big Gun» é uma espécie de guilty pleasure meu. AC/DC com Arnold Schwarzenneger é uma mistura explosiva. E o filme é delicioso: quem é que se lembraria de meter o ex-governador da Califórnia lado a lado com uma personagem de Bergman? «Born Slippy» e «Wake Up» são duas músicas que pertencem a dois filmes que marcaram a última década do século XX: a primeira surge no início da década e faz parte da banda sonora de «Trainspotting», representa bem o espírito de uma era em que as raves eram rainhas no Reino Unido (neste filme estive indeciso entre esta e uma de Iggy Pop, o ídolo das personagens do filme, mas optei por «Born Slippy» por ser mais reconhecida; a segunda escolha recaiu numa música de uma banda que aprecio bastante e por me lembrar perfeitamente de, quando vi «Matrix» no cinema, ter delirado com os meus amigos quando começou a «Wake Up» começa a tocar no início do genérico. Terá sido aí que comecei a prestar mais atenção aos créditos finais, para tentar identificar as músicas que ouvi? Não sei, mas é bem possível.

Para finalizar «Needle In The Hay». Está aqui porque tinha de escolher uma música do meu filme preferido - «Royal Tenenbaums», do magnífico Wes Anderson - e porque aparece numa das cenas que mais me marcou no filme. Além de ser uma bela música.

Espero que gostem desta jukebox cinéfila e que, apesar de ter algumas músicas conhecidas, sirva também para conhecerem coisas novas.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Estas foram as escolhas do Projeccionista e que pensam vocês destas escolhas?

6 comentários:

  1. WAKE UP!!!! Oh Yeah.

    Já tinha falado dela no post anterior é grande e eleva o final do Matrix a outro nível. Isso é que foram créditos finais, ninguém me arrancava da sala. Depois ainda vem a Rock is Dead do marylin manson.

    O Last Action Hero é filmaço, o que eu adorei isso e AC/DC está muito muito bem.

    Do Trainspotting, percebo o dilema até porque os dois temas são tão diferentes. Mas ambos muito bons e muito ligados ao filme.

    Já não me lembrava que era essa canção no jogo :)

    Elliot Smith foi um excelente compositor adoro-o.
    E Beck também fica sempre bem.

    Foi porreiro meteres um tema português. ainda pensei na Canção do Mar da Dulce Pontes no Primal Fear, mas acabei por não a escolher.

    A dos Steppenwolf dispensa apresentações.

    Para terminar, Reservoir Dogs, um do meus predilectos de Tarantino. Excelente escolha, essa cena é um clássico :)

    ResponderEliminar
  2. Belissima lista esta do Projeccionista.

    Estão até algumas canções que ainda ponderei realmente em as colocar. Tais como a marcante "Wake Up" dos Rage ATM, a melancolia maravilhosa canção-cover do Beck, e a inesquecível "Born Slippy" dos Underworld - que até já lhe dediquei artigo no meu blog há uns tempos atrás.
    Tarantino tem sempre muito por onde se recolher uma boa escolha. Por acaso dessa OST gosto muito é da "Little Green Bag"...

    Curiosamente, os AC/DC estão-me mais frescos pelos Iron Man... e a "Born To Be Wild" é totalmente icónica já.

    Surpreendeu-me a faixa portuguesa totalmente. Conheço-a de ouvido mas acho que nunca vi esse filme. Mas é uma bela canção. Na minha lista esteva presente uma portuguesa mas depois acabei por a retirar (era a "Não vou ficar" [do Adeus, Pai] apesar de idolatrar ainda mais a "Só Eu Te Posso Ajudar" [do Zona J], ambas cantadas por Miguel Angelo).

    As restantes escolhas até desconhecia...mas são porreiras.

    ResponderEliminar
  3. Loot: pensei exactamente nisso da Wake Up quando comentaste. Só não disse nada para não estragar a surpresa. Acho que é a música que melhor encaixa para resumir o filme. Mesmo até do que a do MM.
    A música do Jogo marcou-me porque foi a partir daí que fiquei a conhecer os Jefferson Airplane. Desde então já apanhei esta música em vários filmes. E é engraçado dizeres isso, porque algumas das músicas que estão a passar nas escolhas também não me lembrava que pertenciam a determinado filme.
    Já a portuguesa escolhi-a porque gosto muito da música e penso que aquele foi o primeiro filme português que vi no cinema.
    Tarantino não podia faltar :)

    ArmPauloFer: escolher uma música dos filmes do Tarantino é sempre difícil, como bem disseste nas tuas escolhas. Mas acabei por escolher essa porque é uma música que gosto bastante.
    Ainda não tive oportunidade de ver os Iron Man, mas sei que os AC/DC estão em grande na banda sonora. Neste filme também vão bem.
    O Esquece Tudo o Que Te Disse é muito porreiro. Pelo menos na altura quando o vi gostei, hoje não sei, pois fiquei um bocado desiludido com o Embargo.

    Cumprimentos e obrigado aos dois pelos comentários.

    ResponderEliminar
  4. Não me identifico muito com esta lista, mas "Everybody's Gotta Learn Sometimes" ecoa na minha memória.

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  5. Das tuas escolhas estou completamente de acordo com: The Matrix; Trainspotting e Reservoir Dogs.

    Ainda não vi: Last Action Hero (apesar de conhecer perfeitamente a canção), os Tenenbaums, Em Paris, Esquece Tudo o que Te Disse e Easy Rider (esta também super famosa).

    Não me recordo do White Rabbit e do Everybody's Gotta Learn Sometime.

    ResponderEliminar