25 de janeiro de 2009

Destruam isto depois de lerem...



Fui ontem ao cinema assistir ao filme "Destruir Depois de Ler" no Fórum do Seixal. Já conheço alguns filmes dos irmãos Coen e já sei que os mesmos não são do mais comum, por isso já ia preparada.

O filme começa com a Terra vista do Espaço e vai descendo, descendo,... até ir parar a um dos corredores da CIA nos EUA. Brilhante música a acompanhar esta descida. E o fim acaba da mesma maneira mas de maneira inversa.

Resumindo um pouco o que o filme trata... Osbourne Cox (John Malkovich) é casado com Katie (Tilda Swinton) que por sua vez é amante de Harry Pfarrer (George Clooney) - que é ele também casado - e a meio do filme começa a ter um caso com Linda Litzke (Frances McDormand). Esta é uma mulher obcecada em fazer umas operações plásticas, pois trabalha num ginásio, mas não tem o dinheiro para as fazer. Neste ginásio trabalha Chad Feldheimer (Brad Pitt) como instrutor.

Depois de milhentas tropelias inimagináveis e de tantas personagens com problemas pessoais, o filme teve um final quanto a mim brilhante com os diálogos dos agentes da CIA a "desabafarem" que não perceberam nada do que tinha acontecido e que não aprenderam nada com todos aqueles acontecimentos, o que demonstra a estupidez patente em quase todos os personagens deste filme.

Outro ponto a favor do filme é o personagem hilariante de Brad Pitt (um autêntico tótó americano) e a obsessão desmesurada da personagem de Frances McDormand (que não mede as consequências para obter os seus fins - as plásticas). Estão os dois perfeitos.

O humor negro dos irmãos Coen, com que já nos habituaram, não me desiludiu nem um pouco e adorei a banda sonora do filme, especialmente a música da abertura do filme, composta por Carter Burwell. Fez por momentos lembrar-me do espectáculo magnifico dos Stomp.

NOTA: 8/10

1 comentário:

  1. O crítica social sob a forma de humor dos irmãos Coen e a excelente interpretação de Brad Pitt ficaram-me na memória quando recordo este filme que me deu bastante prazer em ter visto.

    ResponderEliminar