12 de outubro de 2009

Sangue Toureiro

Eduardo (Diamantino Viseu) é um jovem que se apaixona pela fadista Maria da Graça (Amália Rodrigues).
Esta relação é mal vista pelos pais deste, que queriam que fosse ele a tomar conta das propriedades da família, substituindo assim o seu pai, Jerónimo de Vinhais (Erico Braga), o que não acontece, pois ele vai para Lisboa para viver o seu grande amor.
Quando o pai deixa de lhe dar mais dinheiro, Eduardo decide ser toureiro.
Um dia, a mãe de Eduardo vai a Lisboa, para pedir a Maria da Graça que se afaste do filho, caso ela o ame de verdade, para que ele possa, então, vir a assumir as funções de seu pai e fazer com que todas as propriedades continuem na família e para que os trabalhadores, que dependem deles, possam lá continuar a trabalhar.
Maria da Graça começa então a sua digressão mundial, fugindo a Eduardo e fazendo o que a mãe deste lhe pede.
Quanto a Eduardo, descobre a felicidade nos braços de Isabel (Carmen Mendes), que sempre o amou.

Este filme português mostra o lado das touradas e dos perigos desta e mostra-nos duas das coisas mais simbólicas, deste País, naquela época - o Fado e as Touradas.
O melhor do filme são, sem dúvida, os fados interpretados por Amália (a melhor fadista portuguesa de todos os tempos) e as touradas onde entra Diamantino Viseu (um excelente toureiro português).
Também de salientar as cenas de Raul Solnado e Fernanda Borsatti, as partes mais cómicas do filme, tirando assim um pouco da carga dramática que o filme contém.

NOTA: 6/10

Sangue Toureiro
Realizador: Augusto Fraga
Interpretes: Amália Rodrigues; Diamantino Viseu; Carmen Mendes;...
Definições: 88 min. / Cor / 1958 - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário