2 de abril de 2009

Uma Louca História do Mundo

O último filme, deste pack de 4, é "Uma Louca História do Mundo" (History of the World - Part I).
Este filme, de Mel Brooks, é sem dúvida o meu favorito.
Ele dá a explicação da história do Mundo (vista pelos seus olhos) e esta versão é super divertida.
O filme começa com o homem a evoluir de um macaco (com cenas imitadas do filme "2001: Odisseia no Espaço"). Depois parte para a era da Pré-História, de seguida para o Império Romano, a Inquisição Espanhola e por fim a Revolução Francesa.
Toda a Pré-História é bastante divertida e arranca umas boas gargalhadas (por exemplo: o 1º casamento e o 1º casamento homossexual; o 1º artista e o 1º crítico;...).
O Império Romano foi a história mais comprida do filme, mas também bastante divertida.
Achei a parte da Inquisição Espanhola, um pouco mais monótona e com falta de interesse, apesar de na parte final, existir um número musical, com nadadoras (umas supostas freiras) coreografadas numa piscina dentro das masmorras.
A Revolução Francesa é uma comédia um pouco mais sexual, ou não fosse passada na corte de Luis XVI.
Gostei também muito de ver:

- a cena de Moisés com os 15 Mandamentos, que deixa cair uma das pedras e assim ficamos com os actuais 10 Mandamentos;

- também com Moisés, gostei da cena em que ele, aparentemente, separa as águas, para os protagonistas passarem, enquanto fogem dos Romanos, mas vai-se a ver, ele só levantou os braços, porque estava a ser assaltado;

- quando os Romanos vão ver se, realmente, todos os eunucos, que estão dentro da ala das virgens, são mesmo eunucos;

- as cenas que mostram o que se passou na última ceia de Cristo, também são bastante divertidas;

- quando o pai de Marie é, finalmente, libertado e ele começa a soltar os animais que lhe fizeram companhia durante a sua "estadia" na cela, quando, na realidade, estão todos mortos, mas ele não vê isso...

Existem muitas mais, mas estas são, sem dúvida, as que mais me marcaram.
Este é, sem dúvida, um dos meus filmes favoritos de Mel Brooks e tenho pena que a "Part II" não tenha, efectivamente, sido feita, pois prometia ser tão boa quanto a primeira.

NOTA: 9/10

Titulo: Uma Louca História do Mundo
Titulo Original: History of the World - Part I
Realizador: Mel Brooks
Interpretes: Mel Brooks; Dom DeLuise; Madeline Kahn;...
Dur.: 88 min.
Opções Extras: Trailer
Ano: 1981
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 29,95€ (cerca de 7,49€ cada)

11 comentários:

  1. Este filme traz-me muitas, muitas, memórias. Ainda hoje devo conhecer o filme de cor, tantas vezes que a velhinha VHS rodou no meu leitor.

    ResponderEliminar
  2. Mel Brooks é rei! :)

    Veja o Departures quando entrar em cartaz por ai, vale a pena!

    ResponderEliminar
  3. Detesto filme de época medieval ... destes então!

    ResponderEliminar
  4. AddCritics - Sim, eu ainda lembrava-me de muita cenas que me marcaram quando o vi e agora que o revi, continuo a gostar imenso deste filme.
    Bjks

    pedro tavares - É um dos reis do humor... existem muitos mais.
    Sim, quando o vir, vou tentar visioná-lo ;)
    Bjs

    - cleber. - Eu gosto de muitos tipos de filmes... este tem várias épocas, não é só a medieval. Este é bem engraçado, se gostarmos de ter uma outra visão (cómica) de acontecimentos reais.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida este é dos melhores de Mel Brooks, as cenas que você citou são extremamente engraçadas, pena que nos anos noventa ele não tenha conseguido fazer outros filmes engraçados, o último dele que gostei foi "Spaceballs".

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Hugo - Eu do Mel Brooks, dos que já vi, gostei muito deste, como já disse e gostei também de Frankenstein, Jr. e Robin Hood - Heróis em Collants. Na minha pilha ainda tenho o volume 2 para ver, mas é mais para a frente e acho que o Spaceballs está incluido.
    este foi sem dúvida o que mais me marcou dele, ainda me lembrava perfeitamente das cenas mais engraçadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. LN - Obrigada ;)

    Filipe Machado - Já está :P

    Bjks

    ResponderEliminar
  8. Este filme é muito fixe!
    E divertido!
    Xau!
    Beijokas!

    ResponderEliminar
  9. É sim senhora. Um dos melhores de Brooks ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. como posso arranjar uma copia???

    ResponderEliminar