10 de janeiro de 2011

Tubarão

Quando uma jovem é encontrada morta (possivelmente por um tubarão), o Xerife Brody (Roy Scheider) decide aconselhar o Mayor para fechar as praias ao público, mas este não quer isso, pois as celebrações do 4 de Julho atraem imensos turistas e uma "publicidade" dessas iria afastá-los.
O pior é quando uma criança é morta por um tubarão com todos na praia a assistir.
Sem poder controlar a situação o Mayor faz com que todos os pescadores (e quem quiser participar) cacem o suposto tubarão e quando, aparentemente, o conseguem, tanto o Xerife Brody quanto o especialista Matt Hooper (Richard Dreyfuss) não acreditam que o tubarão tenha sido capturado e vão para o oceano em busca deste predador, mas com a ajuda do pescador Sam Quint (Robert Shaw), o melhor da região.
O que eles não sabem é o poder que o tubarão tem e de caçadores depressa se tornam os caçados. Será que conseguem escapar a este "terror" das águas?



Este filme é um clássico - eu direi do terror - mas pelos vistos ele está inserido na categoria Thriller.
Estive muitos anos sem ter coragem para o ver - assim como uma dúzia de outros que ainda não tive coragem para ver - pois achava-o super sangrento. Eis que os anos passaram e eu ganhei a coragem e o que eu perdi, senhores e senhoras, foi um filme muitissimo bom.
É óbvio que comparando com os filmes actuais este está um pouco mais "amador" mas pela época confesso que eu ficaria, completamente, rendida.
O filme foi realizado por Steven Spielberg - um dos melhores realizadores de sempre, quanto a mim - e a banda sonora - aquela famosa entrada no ataque deste "monstro" é mesmo memorável - ficou a cargo do também famoso John Williams.
E o elenco? Muito bem escolhido, com interpretações magnificas de Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Roy Scheider (quanto a mim os actores que merecem destaque), entre outros.
A sério, este filme aconselho-o a todos que ainda não o viram - acredito que será casos raros - pois não se vão decepcionar.

NOTA: 9/10

Tubarão (Jaws)
Realizador: Steven Spielberg
Interpretes: Roy Scheider; Richard Dreyfuss; Robert Shaw;...
Definições: 124 min. / Cor / 1975 - USA

6 comentários:

  1. Filmaço sessão da tarde...uma história de rotina feita por um jovem cineasta brilhante!

    Bjs.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Também foi uma referência que corrigi há poucos anos. Um dos grandes do Spielberg.

    ResponderEliminar
  3. Rô, eu adoro Jaws ;)

    Loot, estamos de acordo nesse caso ;)

    Bjks aos dois

    ResponderEliminar
  4. Genial. Tenho de rever...já tive uma tshirt deste filme.


    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Sem duvida que deverá ter sido um filmão no seu tempo...

    Acontece é que eu coloco este filme no topo daqueles que mais mal envelheceram... este é mesmo um "grandes" filmes do Spielberg que eu não acho assim tão grande :)

    Claro que podia mudar completamente a minha opinião se o tivesse visto pelo menos nos anos 80... mas o tempo não perdoa.

    ResponderEliminar
  6. Andreia - LOOOOOOOL deves rever mesmo ;)

    Nuno - Pode ter envelhecido mal, mas continua a ser um filme muito bom, pelo menos quanto a mim. E ainda dá aqueles sustos no timing certo, coisa que muitos actuais não conseguem produzir em mim :D

    ResponderEliminar