28 de março de 2010

Sabotagem

Barry Kane (Robert Cummings), assiste á morte do seu amigo e colega, num incêndio na fábrica de aviões onde trabalham e descobre que está a ser, injustamente, acusado dessa morte e que tudo isto foi causado por um grupo simpatizante dos Nazis que fazem sabotagens em pontos chave americanos (que atinjam tudo o que esteja ligado á defesa americana).
Barry parte em busca do verdadeiro assassino para provar a sua inocência e ao mesmo tempo tem que fugir á policia.
Pelo caminho conhece Patricia Martin (Priscilla Lane), que de inicio não acredita na sua inocência e que depois se apercebe que Barry fala verdade e passa assim a ajudá-lo.
Descobrem qual é o próximo alvo de sabotagem e começam assim uma corrida contra o tempo para evitar uma catastrofe.



Este filme de Hitchcock, como em todos os filmes deste realizador, está todo ele cheio de suspense, perseguições e "lutas" psicológicas. Diálogos extremamente inteligentes (como acontece na sua maioria em filmes Hitckcockianos).
Vilões onde menos se espera, que apoiam a causa Nazi - as cenas perturbantes do Baile, onde os protagonistas sentem que não têm por onde fugir.
E como não podia deixar de ser, um final muito bem feito e marcante, envolvendo o mais famoso Símbolo Americano - a Estátua da Liberdade.
O único ponto negativo quanto a mim, é ter-me apercebido que muitos dos actores estavam a "representar" um papel, dando um ar mais inexperiente ao filme. Mas tirando isso, todo o filme é muito bom, ou não fosse um Hitchcock (significativo de excelente qualidade).

NOTA: 8/10

Sabotagem (Saboteur)
Realizador: Alfred Hitchcock
Interpretes: Robert Cummings; Priscilla Lane; Otto Kruger;...
Definições: 108 min. / Cor / 1942 - USA
Opções Extras: Making Of; Storyboards; Cenas de Hitchcock; Galeria de Arte; Trailer

2 comentários: