28 de janeiro de 2009

Rio Vermelho



Ontem, assisti a "Rio Vermelho" (Red River), no Canal Hollywood. É o 166º filme que eu vi da lista "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer". Oh! Ainda me faltam tantos para acabar a lista...

John Wayne faz de Thomas Dunson - um homem forte, teimoso e excelente a disparar. Logo no inicio, sofre com a perda da mulher da sua vida, por sua culpa, como o seu amigo Groot Nadine (Walter Brennan) faz questão de o lembrar. No caminho para o Texas encontra um jovem que ele passa a "tratar" como seu filho - Matt (Montgomery Clift).

Finalmente, consegue chegar ao Texas e apropriar-se de uma vasta faixa de terra e assim passados alguns anos, ter um império de gado como tinha desejado. Não conseguindo ter mercado para o gado e assim ficando na falência, toma a decisão de ir para Sedalia, no Missouri. Depois de muitos imprevistos e revoltas, dá-se o "golpe" contra Dunson... todos, incluindo Matt preferem ir para Abilene no Kansas - rota mais curta e com menos perigos - mas Dunson é um velho teimoso e não acede, só á força, o que acaba por ser feito. Dunson promete assim vingança e a morte do seu "filho".

No fim, conseguem chegar ao destino pretendido e os dois são obrigados a fazer as pazes pela jovem Tess (Joanne Dru), que está apixonada por Matt e fazendo ver aos dois que não podem viver um sem o outro, pois amam-se como pai e filho.

Pontos fortes do filme:

- o estouro da boiada, provocada por um "cowboy" muito guloso, é das cenas mais fortes do filme;

- Groot, o amigo de Dunson, a perder a sua dentadura num jogo de cartas (e que falta lhe fazem os dentes);

- o confronto final entre Dunson e Matt, acabando com eles a ouvirem um "sermão" de Tess;

- mesmo no final, Dunson marca, finalmente, um boi, com um M de Matt, incluindo-o assim, definitivamente, como seu filho.

Gostei também bastante da banda sonora do filme e no geral, para o género, é um filme muito bom de ser visto. Confesso que nunca gostei muito de ver filmes western, mas nos últimos meses tenho visto alguns que me têm agradado e este filme é um desses casos.

NOTA: 8/10

1 comentário:

  1. amo esse filme tambem é um clássico ,a perfeita atuação de john wayne tornou seus personagens imotais, eu sou fanatica por filmes western mesmo tendo nascido decádas após o declinio do genero me encantei por estes clássicos inesqueçiveis que despertam até hoje o fascinio no imaginario mundial,e rio vermelho concerteza é um dos melhores , e arrepiante pensar na viagem com dez mil cabeças de gado por mil milhas e desbravamento dos personagens é incrivel.

    ResponderEliminar