19 de abril de 2009

Mar Adentro

"Mar Adentro" (Mar Adentro) é um filme comovente, sem ser dos que "puxam" a lágrima fácil.
Ele conta a história de Ramon Sampedro (Javier Bardem), um tetraplégico, que não se conforma de ter passado, quase 30 anos, preso numa cama. Ramon luta, então, pelo direito à eutanásia (um assunto bastante complicado e que levanta muitas questões).
É então que conhece Julia (Belén Rueda), uma advogada, também ela com uma doença degenerativa, que apoia a decisão de Ramon e que vai tentar ajudá-lo. Dessa amizade, nasce a paixão entre os dois...
Também por causa do direito à eutanásia, Rosa (Lola Dueñas) vê-o na TV e decide começar a visitá-lo, para o convencer a largar a ideia de morrer, tentando mostrar que a vida vale a pena ser vivida e assim, acaba ela, também, apaixonada por ele.
Ramon sabe, que só a mulher que o ame, verdadeiramente, o vai ajudar nesta demanda.
Este filme é muito bom. Apesar de ser dramático, ele não "puxa" a lágrima fácil (por exemplo, ao fazer do personagem principal um coitadinho, que não é o caso) - como já tinha referido no início do texto. Bem pelo contrário, Alejandro Amenábar, mostra-nos um Ramon algo satírico e com algumas "tiradas" bem engraçadas.
A fotografia e os cenários da Galícia são maravilhosos.
As cenas que mais me marcaram:

- sempre que Ramon viaja, voando. E vermos todas aquelas imagens maravilhosas... aqueles cenários magníficos, quase dão a sensação de ser o próprio espectador a voar.

- quando nós vemos o que lhe aconteceu, (o acidente que ocorreu), que o fez ficar tetraplégico;

- quando ele se decepciona com Julia, quando esta lhe envia o 1º exemplar do seu livro, mas não cumpre a sua promessa;

- vermos as imagens alternadas de quando ele está a morrer e a morte que deveria ter ocorrido no mar, se ele não tivesse sido salvo.

Como sempre, existem muitas mais, mas estas são sem dúvida, as que mais me marcaram.
Um dos pontos positivos é a excelente banda sonora, com a canção "Negra Sombra" - belíssima -, a música tocada pela Orquestra da Radio Televisão Espanhola (música galega), mas também a música clássica, com música de Wagner, Beethoven e Mozart.
O outro ponto positivo deste filme, é o excelente desempenho de Javier Bardem. Está magnífico como Ramon e convenceu-me por completo. Rendi-me, completamente, a este actor.
E acabo este texto, com o poema que finda o filme (poema magnífico que deixa o final simples e excelente):

"Mar Adentro
Mar adentro, e na leveza do fundo, onde os sonhos se tornam realidade, juntam-se duas vontades para cumprir um desejo.
O teu olhar e o meu como um eco repetindo, sem palavras: mais adentro, mais adentro, até ao mais além de tudo pelo sangue e pelos ossos.
Mas acordo sempre, e sempre desejo estar morto, para continuar com a minha boca enredada no teu cabelo."

NOTA: 9,5/10

Titulo: Mar Adentro
Titulo Original: Mar Adentro
Realizador: Alejandro Amenábar
Interpretes: Javier Bardem; Belén Rueda; Lola Dueñas;...
Dur.: 121 min.
Opções Extras: Trailer
Ano: 2004
Comprado: Fnac Almada a 24/01/09 por 4,99€

15 comentários:

  1. Ainda não vi este filme, mas pelo Javier Bardem, vou ver um dia destes.
    A tua pontuação aguçou-me a curiosidade

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre estive curiosa de ver este filme e como vi a este preço, decidi comprá-lo.
    Adorei este filme e Javier Bardem, está espantoso, como Ramon, por isso se puderes tenta vê-lo ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Mar Adentro, é um filme que preciso ver o mais rapido possivel, mas está dificil !

    ResponderEliminar
  4. É um enorme filme. Uma lição de vida, que tão adversa foi para Ramon Sampedro. Javier Bardem brilha. Está excepcional.

    9/10.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. - cleber. - Tenta mesmo vê-lo que não te arrependes ;)
    Bjs

    Red Dust - Uma palavra: Espectacular!
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Este filme surpreendeu-me muito quando o vi e a interpretação do Bardem é para mim a melhor que vi dele. É muito boa, e o filme tb é muito bom.

    ResponderEliminar
  7. AddCritics - A mim também me surpreendeu... gostei de tudo no filme, muito bem feito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. É um filme realmente lindo... E por mais que não seja piegas e melodramático, chorei :)

    Abraços...

    ResponderEliminar
  9. Eu também chorei, mas não é daqueles que explora a lágrima fácil... mostrou o assunto da eutanásia de um ponto de vista sério e digno e Ramon da mesma maneira...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tive tanta pena de o Javier ter perdido o Oscar!!!Acho que merecia mais que o Russel Crowe...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Olá Anita!
    Agora que vi o filme, também te dou razão ;) Javier estava soberbo.
    Bjks

    ResponderEliminar
  12. Inesplicavélmente ainda não vi esse filme.... Javier Bardem ainda esta melhor do que no "Este pais não é para velhos?"

    Tenho que ver este filme brevemente.

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente, ainda não vi "Este País Não é Para Velhos", mas gostaria muito... por isso não te posso dizer se é melhor ou pior... só sei que em Mar Adentro ele convenceu-me e muito ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. notaa 1000.........
    perfeiiitooo!!!!!!!!!!!
    bajummm.
    ameii a poesiaaa!!!
    coloqei ate no msn... a parte do mais adentro é emocionente... no ritmoo do coraçaum. como algo q vai xegando ao fundo literalmente.
    Simplismente adorável.!

    pôr~: Caroline.

    ResponderEliminar
  15. Eu adorei todo o filme. Todo ele é genial e o poema que finaliza o filme toca-nos cá dentro.
    Genial!
    Bjs

    ResponderEliminar