10 de abril de 2009

Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto

O 2º filme da trilogia, tem o nome de "Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto" (Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest).
Nesta 2ª parte, começamos a história com as cenas do "suposto" casamento de Elizabeth (Keira Knightley) e Will (Orlando Bloom), que não chega a concretizar-se, pois Will é preso pelo novo Comodoro Cutler Beckett (Tom Hollander) e Elizabeth, também, é presa, ambos acusados de ajudarem na fuga de um pirata, o Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). A sentença: morrerem enforcados... mas na realidade, Beckett não os prendeu por isso, mas porque tem segundas intenções para eles e decide chantagear ambos: a liberdade a troco da bússola de Jack Sparrow.
Enquanto acontece isto, Jack Sparrow não sabe o que quer fazer da sua vida, pois mais uma vez está metido "em maus lençóis", pois tem uma dívida de sangue com o temível Davy Jones (Bill Nighy).
Assim, todos se juntam mais uma vez, para conseguirem encontrar a chave e o respectivo cofre que contêm o coração de Davy Jones (pois quem o possuir passa a comandar este).
O filme tem um final, em aberto, para podermos prosseguir para o último filme da trilogia - todos vão em demanda para os Confins do Mundo para salvar Jack Sparrow. Promete...
As cenas que mais me marcaram:

- quando Jack Sparrow foge da tribo selvagem, e como não o conseguem apanhar, viram-se para o cão e começam a persegui-lo;

- a luta dentro da roda do moinho;

- a luta entre os três - Sparrow, Will e Norrington (Jack Davenport) - na praia e as tentativas frustradas de Elizabeth para parar com a luta;

- a dupla Ragetti (Mackenzie Crook)/Pintel (Lee Arenberg) continua a ser bastante divertida;

- sempre que o monstro marinho Kraken aparece;

- o beijo de Elizabeth e Sparrow, em que ela o atraiçoa e o condena a uma morte certa (?), enquanto Will pensa que ela o está a trair.

Este filme, em comparação com o primeiro, é muito mais sombrio e com um lado mais negro na história, o que não me desagradou de todo.
O filme está repleto de efeitos especiais, boas cenas de luta de espadas e com imensos monstros marinhos.
Pitadas de humor, na "dose" e nas alturas certas, para tirar a tensão que as cenas transmitem, são muito importantes e não tiram a credibilidade ao filme.
Johnny Depp continua excelente no papel de Sparrow, Knightley ainda melhor num registo mais masculino, Bloom convence-me mais neste segundo filme e Davenport, apesar de só aparecer lá para o meio do filme, conseguiu captar-me mais atenção que no primeiro filme.
O filme acabou em aberto, preparando o espectador para o próximo filme. Acabou de uma maneira, que nos faz ficar em ânsias, para ver o final do filme e saber o que aconteceu a Sparrow; o que vai fazer Beckett com o coração de Davy Jones; e ver que o Capitão Barbossa (Geoffrey Rush), vai ajudar na demanda em busca de Sparrow é mesmo interessante.
Posso dizer que gostei deste filme, talvez um pouco mais que do primeiro, mas fico ansiosa para ver o terceiro capítulo desta trilogia.

NOTA: 9,5/10

Titulo: Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto
Titulo Original: Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest
Realizador: Gore Verbinski
Interpretes: Johnny Depp; Keira Knightley; Orlando Bloom;...
Dur.: 145 min.
Opções Extras: Disco 1 - Cenas Engraçadas das Caraíbas.
Disco 2 - Planeando o Regresso; De Acordo com o Plano; Capitão Jack: Da Cabeça aos Pés; Manejando a Espada; Conheça Davy Jones: Anatomia de Uma Lenda; Criando Kraken; Piratas na Disneyland; Voando no Estúdio: A Gaiola dos Ossos; Jerry Bruckheimer: Diário Fotográfico do Produtor; Piratas na Main Street - Disneyland: Estreia do Filme.
Ano: 2006
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 9,99€

6 comentários:

  1. 9,5? Muita generosidade a tua. :)

    Dou-lhe um 6 e já puxado. Só a interpretação de Johnny Depp aparece a bom nível, porque a história alongou-se em demasia para tão pouco sumo.

    Beijinho e um óptimo feriado.

    ResponderEliminar
  2. Não é não... gostei bastante do filme, foi ligeiramente, melhor que o 1º. Já o 3º não gostei tanto, que os dois primeiros, decepcionou-me um pouco.
    6 para mim é pouquissimo, mas enfim, é a tua opinião e eu respeito-a ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. wow, Gema! 9.5! nossa!
    de qualquer forma, gostei desse também. mais barulhento, com Jack Sparrow mais amalucado e um final bem amarradinho. mas esse fica no maximo com um 7.5.

    aqui no Brasil, se Chama Piratas do Caribe: O Baú da Morte.
    abraço.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Éu bem te disse que este era melhor :p Gostei bastante mesmo e eu vi este filme numa sala portentosa o que só potenciou o resultado final.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu disse-te que era muito bom e, sobretudo, melhor que o primeiro. Dou 9 em 10. E foi também uma das melhores experiências cinematográficas que tive numa sala de cinema tal portentosa era esta :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Jeniss Walker - Sim, 9,5 e não mudo... o 2º encheu-me bem o olho :)
    Sim, já vi que no Brasil alguns filmes e séries têm nomes bem diferentes dos nossos :P
    Bjs

    Fifeco - Sim, o 2º foi melhor que o primeiro, apesar do 1º ser bem bom.
    Sim, o factor da sala tem sempre influência ;)
    Bjs

    ResponderEliminar