8 de maio de 2009

Filadélfia

O filme seguinte, é o famoso "Filadélfia" (Philadelphia).
Andrew Beckett (Tom Hanks) é um jovem e prometedor advogado, que descobre, que tem Sida. E é por causa dessa doença, que é despedido, (apesar de o terem dado como incompetente para o trabalho, sendo essa a desculpa para o despedimento), o que para ele não está correcto, pois deu muito de si no seu emprego e provou ser um excelente trabalhador e sendo assim, está perante uma grande injustiça, cometida pelas pessoas em quem ele mais confiara.
Aí, ele decide processar a empresa de advogados e para isso contrata Joe Miller (Denzel Washington), que a princípio, não consegue evitar a sensação de mal estar, sabendo que Andy tem Sida, o que com o tempo, ele vai mudando, incluindo até o seu próprio preconceito, e começa a respeitar Andy como homem/ser humano que é.
Começa então o julgamento deste caso tão polémico e que levanta muitas questões problemáticas, como a homossexualidade e a Sida, como doença que é transmissível.
Aqui está um filme excelente, que "foca" dois temas (que ainda hoje) são tabus: a Sida e a homossexualidade.
O genérico do filme é uma maravilha, pois passa as imagens das ruas de Filadélfia (com o que elas têm de bom e de mau), tudo ao som de "Streets of Philadelphia" de Bruce Springsteen.
Também o monólogo de Tom Hanks, enquanto ouve a ária, interpretada por Callas, está soberbo e a interpretação deste actor é magnífica e comovente, como só ele sabe fazer.
Tom Hanks "transforma-se", ao longo de todo o filme, desde o jovem e prometedor advogado ao jovem a ser "consumido" lentamente pela doença e assim cada vez mais enfraquecido.
O desenvolvimento do personagem de Denzel Washington - de advogado aterrorizado e preconceituoso, a um ser humano muito mais compreensivo.
Um filme excelente em todos os seus níveis e não consigo encontrar um ponto negativo em todo o filme.
Um filme a ver para acabar com preconceitos.

NOTA: 10/10

Titulo: Filadélfia
Titulo Original: Philadelphia
Realizador: Jonathan Demme
Interpretes: Tom Hanks; Denzel Washington;...
Dur.: 120 min.
Opções Extras: Disco Extras - Cenas Eliminadas; Documentários; Imagens e Entrevistas; Vídeo Musical; Making Of; Spot TV; Filmografias; Trailer; Recomendamos
Ano: 1993
Comprado: Worten Seixal a 02/02/09 por 7,89€

11 comentários:

  1. Já vi este filme há tantos anos. Bem antes do reinado do DVD e lembro-me que é um belo filme com uma banda sonora memorável.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade... Eu quando vi este filme, não existiam ainda DVD's e vi-o na tv.
    É muito bom em todas as áreas: realização, banda sonora,...
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Olá
    parabéns pelo blog, virei seguidor

    Nunca vi este filme por inteiro, talvez pq qndo o vi pela primeira vez não compreendi a fundo o drama da história. No entanto só ouço elogios principalmente a atuação de Tom Hanks, que como vc disse: "transforma-se", ao longo de todo o filme. Prometo que o assistirei com outros olhos.

    até mais...

    ResponderEliminar
  4. Ótimo drama, que pegou dois temas polêmicos e mostrou na tela com sensibilidade.
    Grandes interpretação de Hanks e Washington.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. altieres - Obrigado ;) Também já estou a seguir o teu :)
    Vale mesmo a pena veres o filme do principio ao fim e vê-lo com outros olhos. Da 1ª vez que o vi,apesar de ter gostado, não gostei tanto como agora, que o vi com outra idade e por conseguinte, com outros olhos.
    Bjs

    Hugo - Estou completamente de acordo com o que dizes ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Olá

    deixei um selinho para o seu blog no tomada 7, passa lá.

    até mais

    ResponderEliminar
  7. È de facto um excelente filme, no entanto não daria nota máxima. No entanto esta nota é com base no que me lembro do filme, e eu já o vi há uns bons anitos.
    4 estrelas.

    ResponderEliminar
  8. sempre procuram por esse para trabalhos escolares no meu trabalho.
    gosto muito da comovente atuação de Tom Hanks. grande filme.
    beijo, Gema :)

    ResponderEliminar
  9. altieres - Obrigada ;) e muitas bjks :)

    thesubsidal - Eu também tinha-o visto há muitos anos (ainda nem tinha DVD's) e na altura daria um 7/8, nunca um 10. Agora que o revi, gostei muito mais, pois tenho uma compreensão diferente da altura.
    Bjks

    Jeniss - Tom Hanks está excelente!!!
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Tom Hanks tem aqui uma interpretação excelente; para mim, uma das melhores interpretações de sempre. A sua performance é assombrosa.

    Cumps.
    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema
    (http://cineroad.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  11. Acho que já não há muito a dizer... Excelente!!!

    ResponderEliminar