27 de julho de 2009

Bem-vindo ao Norte

"Bem-vindo ao Norte" (Bienvenue Chez Les Ch'tis) é uma comédia francesa, que conta a história de Philippe Abrams (Kad Merad), o chefe de uma estação de correios.
Devido à sua mulher Julie (Zoé Félix), estar sempre em depressão, decide pedir transferência, para a soalheira Côte D'Azur, mas um deficiente acaba por ser escolhido em vez dele e ele desesperado, acaba por se fazer passar por deficiente, para conseguir a transferência, só que é descoberto e por isso, como castigo, é enviado para o Norte, (mesmo Norte), da França.
Ora bem, o Norte é um verdadeiro Inferno, como toda a gente faz "honra" em dizê-lo... Gente pacóvia, temperaturas baixíssimas (0ºC no Verão, é o máximo), uma linguagem que ninguém compreende, além de muitas outras coisas e em que Philippe vai ter que, obrigatoriamente, ser chefe durante dois anos.
Só que, quando lá chega e com o passar dos dias, percebe que não é bem assim, bem pelo contrário e adapta-se, com a ajuda de Antoine Bailleul (Danny Boon), o carteiro da estação de correios, que vai chefiar.
O problema é que Julie decide que vai fazer um esforço para ir viver com o marido e não se pode dizer a verdade à esposa depressiva e, sendo assim, os amigos que por lá fez, vão todos ajudar a que ela desista dessa ideia, mas não é assim tão fácil enganá-la.

Aqui está uma comédia bem apetitosa e deliciosa e sem pretenciosismos.
As diferenças de linguagem e culturais entre o Norte e o Sul, na França são tremendas e a exploração desse assunto dá o mote para este filme que está, brilhantemente, bem feito.
Algumas cenas que quero destacar:

- Philippe a ser apanhado a mentir, quando se levanta da cadeira de rodas;

- a diferença das viagens: Philippe quando vai pela 1ª vez para o Norte e é mandado parar, pela polícia, por ir a 50 km/h e da 2ª viagem, que lhe acontece o mesmo, mas por ir a 160 km/h;

- a bebedeira que Philippe apanha, quando vai ajudar Bailleul a dizer não, às bebidas oferecidas pelos habitantes.

Entre muitas outras, tão boas como estas...
É, definitivamente, um filme a não perder.

NOTA: 8/10

Titulo: Bem-vindo ao Norte
Titulo Original: Bienvenue Chez Les Ch'tis
Realizador: Dany Boon
Interpretes: Kad Merad; Dany Boon; Zoé Félix;...
Dur.: 101 min.
Opções Extras: "De Regresso ao Norte" com Dany Boon e Kad Merad; Gags; Cenas Cortadas; Trailer
Ano: 2008
Comprado: Fnac Almada a 25/07/09 por 14,99€

Para ver trailer, clicar aqui

8 comentários:

  1. Nunca tinha visto falar, valeu pela dica!
    Abs! Diego!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gema

    Desconhecia esse filme, na verdade conheço bem pouco do cinema europeu, principalmente o francês. Obrigado pela dica.

    Bjos e até mais.

    ResponderEliminar
  3. Dewonny - Gostei mesmo do filme e fartei-me de rir, por causa da linguagem dificil dos ch'tis e das diferenças culturais (apesar de serem no mesmo país).
    Bjks

    Altieres - Eu por norma nem gostava nada dos filmes franceses, mas ultimamente tenho visto alguns bem engraçados e bons, parece-me que começo a gostar deles :P
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. este filme é uma pérola :) chorei de tanto me rir :D***

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante do filme, mas sinceramente acho que se não dominarmos bem o Francês, o filme perde muito da sua piada pois há ali muito jogo de palavras que formam a base do humor.

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, por acaso até percebo bastante bem Francês, por isso apercebi-me das piadas ;)

    ResponderEliminar