9 de março de 2009

Janela Indiscreta


O filme que vi desta vez foi, "Janela Indiscreta" (Rear Window), outro filme realizado por Hitchcock. Este ainda não tinha visto, apesar de ser um dos mais famosos deste realizador. É o 173º da lista.
O filme conta a história de J.B. "Jeff" Jefferies (James Stewart), um fotógrafo profissional, que está em casa por causa de estar com gesso numa das pernas, devido a um acidente de trabalho. Por estar já há demasiado tempo em casa, sem nada para fazer, entretem-se a observar a vida dos seus vizinhos. O pior, é quando o entretenimento se transforma em obsessão, pois ele crê, que um dos vizinhos da frente matou a mulher.
Para isso, ele conta com a ajuda da sua namorada Lisa Fremont (Grace Kelly), a sua "massagista" Stella (Thelma Ritter) e o seu amigo reticente, o detective Thomas Doyle (Wendell Corey).
Jeff não descansa enquanto não encontrar provas que a mulher de Lars Thorwald (Raymond Burr) foi, efectivamente, assassinada.
O pior é quando, numa dessas tentativas em busca de provas, tudo corre mal e Thorwald o descobre. A partir daí, toda a acção se desenrola de uma forma inesperada para o protagonista.
Um excelente filme de Hitchcock, onde o cenário é sempre o mesmo, mas sem se tornar monótono aos olhos do espectador - estamos sempre a "saltar" de janela em janela para vermos o que cada vizinho de Jeff está a fazer (visão de Jeff), fazendo do próprio espectador, um voyeurista.
Espectacular, todo o ambiente criado em torno dos vizinhos... cada vizinho tem uma particulariedade: a senhora com o pássaro na gaiola; a escultora que vai vendo o que se passa em redor dela; a bailarina vistosa, que todos os homens querem; os recém-casados que nunca saem do quarto; o pianista solitário que não consegue terminar a sua obra; os vizinhos que dormem ao relento por causa do calor; a vizinha solitária, que se embebeda e finge encontros; ... magnifico!
Como é da praxe, na maioria dos seus filmes, Hitchcock aparece numa das cenas como figurante: está a mexer no relógio do pianista.
Muito bom este filme e penso que consegue mesmo igualar o meu favorito: Psico.

NOTA: 10/10


Titulo: Janela Indiscreta
Titulo Original: Rear Window
Realizador: Alfred Hitchcock
Interpretes: James Stewart; Grace Kelly; Thelma Ritter;...
Dur.: 109 min.
Opções Extras: Making of; Documentário; Galeria de Arte; Compilação de Trailers; Trailer
Ano: 1954
Comprado: Media Markt - Benfica a 03/01/09 por 7,99€

5 comentários:

  1. Dou 9 em 10 a este filme. É um produto muito bom de facto mas para mim existe ainda um ou dois filmes de Hitchcock que o batem.

    O meu preferido é mesmo o Vertigo.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Mais uma obra-prima de Hitchcock e provavelmente nem ele imaginaria que a idéia desta foi imitada a exaustão.
    Grande clássico.

    ResponderEliminar
  3. Fifeco - 9 é pouco, achei o filme bastante bom, principalmente, porque explora um dos lados piores do ser humano (curiosidade acerca da vida dos outros - voyeurismo).
    Vertigo, também é bom, mas para mim, o melhor de todos é Psico, sem pensar duas vezes.
    Bjs também

    Hugo - acredito também nisso. Esta ideia já foi imitada milhentas vezes, mas sem a excelência de Hitchcock.
    Fica bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é excelente nesse aspecto. Contudo, peca pelo ritmo algo lento que evidencia em certos momentos. Nesse aspecto, Vertigo é muito mais dinâmico. E Psycho é muito bom mas deixo-o no mesmo patamar de Rear Window. Eh eh. Vertigo será sempre o primeiro para mim. Já viste o Rope?

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Sim, já vi o Rope, ainda assim, também não é dos meus favoritos a esse dou-lhe um 8.
    Dos que vi, com a classificação 9 ou 10, estão Psycho (como já disse), Birds, Shadow of a Doubt, Vertigo, Jamica Inn, 39 Steps... mas ainda faltam-me alguns que tenho muita curiosidade em ver - Ladrão de Casaca, Rebecca, Intriga Internacional,...
    Bjs tb

    ResponderEliminar