24 de setembro de 2009

Um Longo Domingo De Noivado

Mathilde (Audrey Tautou) é uma jovem em busca do seu amado, Manech (Gaspard Ulliel), que desapareceu nas trincheiras da I Guerra Mundial.
Ela acredita que ele está vivo, algures, enquanto tudo aponta o contrário e é essa esperança que faz com que ela não desista dessa busca, aparentemente, interminável.
Esperança essa, alimentada por jogos mentais que ela faz: "Se entrar num túnel ou aparecer o revisor, Manech está vivo" ... entre muitas outras deste género.

Este filme delicioso de Jean-Pierre Jeunet, não tem a dimensão do "Fabuloso Destino de Amélie", mas, ainda assim, é um filme muitíssimo bom.
Mais uma vez, Tautou, prova que é uma excelente actriz, aqui a fazer de "manca", devido a uma doença de infância, mas determinada a reencontrar o seu amado. O seu rosto é sem dúvida alguma, o melhor trunfo que esta actriz tem, com todos os seus tiques, jeitos e expressões magníficas.
Além de Tautou é de salientar a excelente fotografia (um dos grandes trunfos deste filme) - a guerra, em tons frios e as cenas com Tautou, em tons quentes.
Belíssimas cenas, que encontramos neste filme, tantas, que encheriam uma página inteira, muito rápidamente.
Uma história romântica com um argumento muito bem feito.
Fiquei (agradávelmente) surpreendida com Jodie Foster, neste filme a falar francês, mas como de costume, esta actriz está sempre bem, como, aliás, todo o elenco está bastante consistente.

NOTA: 9/10

Um Longo Domingo de Noivado (Un Long Dimanche de Fiançailles)
Realizador: Jean-Pierre Jeunet
Interpretes: Audrey Tautou; Gaspard Ulliel;...
Definições: 133 min. / Cor / 2004 - França, EUA

Para ver o trailer, clicar aqui

7 comentários:

  1. Prezado,
    acabo de conhecer seu blog e gostei muito do que li.

    Sobre o filme comentado , gosto bastante do diretor Jeunet (Ladrões de Sonhos é meu favorito).

    Acho que tem qualidades que o fazem marcente e especial dentre outros com características semelhantes.

    Aproveito para comentar sobre o filme postado anteriormente "Splender in the Grass" aqui no Brasil traduzido como Clamor do Sexo (vai enternder rs), que conta com uma de minhas atrizes favoritoas, Natalie Wood e Warren Beatty jovenzinho.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Agora que notei o óbvio rsrs , não é prezado mais sim prezada srs.

    Imaginei que gema fosse uma expressão.

    ResponderEliminar
  3. Este filme é pura beleza!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Alexandre - Esse filme ainda não conheço... somente este que comentei e o maravilhoso "Fabuloso Destino de Amélie", um dos meus filmes preferidos de sempre.

    Sobre o filme anterior, também gosto imenso de Wood.

    Não precisas tratar-me por prezada... podes tratar-me por Gema, como todos fazem, ok?
    Obrigada por teres visitado o meu blog ;)
    Bjs

    Anita - É mesmo muito bonito, mas ainda não conseguiu ultrapassar Amélie ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desse, por aqui se chama "Eterno Amor", o filme tem uma fotografia maravilhosa, e uma bela história, adoro a Audrey Tautou q tá divina. Minha nota foi 8.5!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  6. Uma obra profundamente bela, comovente e enternecedora. Guiado por um argumento absolutamente magnífico, que condensa em si próprio um universo de personagens e pormenores tão rico do qual só as grandes histórias são detentoras, o genial filme de Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie) prima pela confluência perfeita de registos tão distintos como o romance, o drama, o humor ou a guerra e por um sentido de audácia e originalidade tremendo, sublime. Que génio inventivo... Um Longo Domingo de Noivado é um filme tão bom que é de ficarmos verdadeiramente sem palavras...

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  7. Dewonny - 8.5 é pouco, mas o 10 quanto a mim é exagerado. Mas o filme é maravilhoso, disso não há dúvidas.
    Bjks

    Roberto - É belissimo, mas quanto a mim não ultrapassa o Fabuloso Destino de Amélie (o meu favorito de todos os filmes que já vi).
    Mas Jeunet é sem dúvida um génio do cinema.
    Bjs

    ResponderEliminar