30 de agosto de 2009

Expiação

Robbie (James McAvoy) e Cecília (Keira Knightley) estão ambos apaixonados um pelo outro, só que devido a uma acusação de violação, que Robbie não cometeu, ele vai para a prisão e ficam afastados um do outro, mudando o rumo das suas vidas, para sempre.
A acusação é feita pela irmã de Cecília, Briony (Saoirse Ronan), devido a uma série de mal entendidos.
Robbie é enviado para a guerra, em França e faz de tudo para voltar para Inglaterra para junto da sua amada. Por sua vez, Cecília afasta-se, definitivamente, da sua família, por não os perdoar de terem acreditado na sua irmã.
Briony, por sua vez, vai ter que conviver com o peso dos seus actos, para toda a sua vida.
O final? Esse... surpreendente.


O que dizer àcerca deste filme? É belíssimo, excelentemente bem feito, não tenho nada a apontar contra, a não ser talvez, o fim. Não estava nada a contar com aquele desfecho a partir da cena de Vanessa Redgrave (a Briony, mais velha), onde a história, dá uma reviravolta de 360º e deixou-me de queixo caído. Fora isso, adorei toda a história.
O elenco foi muito bem escolhido - gosto imenso de McAvoy e de Knightley - e Saoirse Ronan e Romola Garai, que conseguiram puxar todas as atenções para elas no papel de Briony.
Todos os cortes de câmara e flashbacks, juntamente, com a música de fundo (sempre ao som de uma máquina de escrever) foram bem colocados e fazem uma sintonia muito boa, que fazem com que este filme fique, ainda, muito melhor.
Quanto a mim e como já disse anteriormente, apesar de não ter gostado do final, acho que Redgrave, foi espectacular nas cenas finais, o que só demonstra quão grandiosa esta artista é.

NOTA: 9/10

Expiação (Atonement)
Realizador: Joe Wright
Interpretes: James McAvoy; Keira Knightley; Saoirse Ronan;...
Definições: 118 min. / Cor / 2007 - Reino Unido, França
Opções Extras: Cenas Cortadas; Making Of; Romance Para o Ecrã; Recomendamos
Comprado: Media Markt Benfica a 08/02/09 por 12,99€

Para ver trailer, clicar aqui

10 comentários:

  1. Sinceramente este filme não me consegue cativar. Não sei bem porquê. Ainda não o vi, e não tenho a minima curiosidade.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Um filme enorme. Um drama majestoso e profundo. A tristeza casada com a crueldade. Muito bom.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Este ainda está na lista para assistir.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Gema,
    ainda não assisti "Expiação".

    E tu deves ver SIM aos filmes brasileiros, hoje esta mais diversificado de conteúdo, até tem coisa ruim, rs! Mais em suma,sem modéstia, é um bom cinema.

    Acho os filmes do Manuel De Oliveira excelentes, depois irei fazer uma postagem especial à ele! Ele é sempre prestigiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

    Amo tudo no cinema, sou otimista, filmes de arte, blockbusters e até coisa mal feita, rs!

    Gostas do Ed Wood?

    Beijos e obrigado pelos comentários!

    ResponderEliminar
  5. João - Se ainda não o vistes, como é que sabes se é bom ou não??? :P
    Um dia quando estiveres com disposição para isso, vê...
    Bjs

    Red Dust - "A tristeza casada com a crueldade" - com esta frase dizes tudo sobre o filme ;)
    Bjks

    Hugo - Vê que não te arrependes ;)
    Bjs

    Rodrigo - Digo-te o mesmo que para o Hugo ;)

    Eu sei que é uma grande falha minha não ver filmes brasileiros e sinceramente nem seuqer te sei explicar o porquê de não os ver...

    Eu de manoel de Oliveira só vi Aniki Bóbó, que é muito antigo e por acaso até gosto bastante do filme. Também tenho a mesma falha em relação aos filmes portugueses. Os filmes nacionais modernos, são rarissimos que eu os veja. Sou fã do cinema português antigo, não do actual.

    Ainda não vi Ed Wood, acho que é o unico que me falta ver do Burton...

    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Um filme delicado: com um delicado argumento, uma delicada banda sonora, uma delicada encenação e um delicado cuidado e bom gosto. Joe Wright é o poeta da subtileza. Uma mão, um gesto, um olhar. Simples, suave, sublime.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  7. Belissima descrição deste filme. Estamos mesmo de acordo ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Este é sem dúvida um filme fabuloso. Tem tudo a favor. Uma realização sublime, encimada pela cena na praia em que a câmara segue os 3 amigos. Uma história dramática e romântica. Cenários e locais fabulosos, com uma fotografia pensada ao último pormenor com um sentido estético fantástico. Gosto muito deste filme

    ResponderEliminar
  9. AddCritics - De acordo com tudo o que referes, mas acrescento mais uma coisa... a reviravolta que o filme dá desde Vanessa Redgrave - fiquei de boca aberta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Excelente interpretação, realização, fotografia, música... Para além da enorme beleza estética do filme, fica a angustia dos desencontros de um grande amor e da irreversibilidade do arrependimento.

    ResponderEliminar