9 de fevereiro de 2010

Star Wars: Episódio IV - A Guerra das Estrelas

Há muito tempo atrás numa galáxia muito, muito longínqua...

Assim começa o episodio IV desta saga, que conta as demandas, de cavaleiros do bem, que são eles Luke Skywalker (Mark Hamill), Ben Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness), entre outros (o lado bom da força) e de rebeldes Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew), Princesa Leia (Carrie Fisher), C-3PO e R2-D2 que tentam pôr ou repôr a ordem e não deixar roubar os planos, de uma super-arma para destruir um planeta inteiro.
Por detrás deste plano está o Lord Darth Vader a mando do seu mestre sith Darth Sidious, que quer destruir a Republica, e construir um império, onde o mal prevalecerá, e que os jedis sejam meras “criaturas” do passado, onde foram apenas um ligeiro contra-tempo, graças à ganância do mal. O que acaba por não acontecer, por causa do poder do lado bom da força.

E no próximo episódio, as aventuras destes rebeldes e jedis ou Aliança Rebelde continuam a fugir da obecessao de Darth Vader em os capturar, com verdadeiras lutas e batalhas bélicas...

Texto: Pedro Amorim



Como todos sabem e como já referi inúmeras vezes, eu nunca fui fã desta saga, nunca compreendi tanto "histerismo" em volta destes filmes. Nunca os vi, nunca tive vontade em vê-los.
Ora bem, com este "Episódio IV: A Guerra das Estrelas" confesso que fiquei algo surpreendida, pela positiva - atenção, eu ODIAVA estes filmes.
Existem imensos erros, mas também estamos a falar de 1977 e não de 2010, onde ainda não existiam tantos "materiais" como os que existem nos nossos dias e também George Lucas, quando fez este filme, não tinha, digamos, cachet para ter um filme completamente XPTO. O que sabendo a história, sobre a parte financeira, tenho de admitir que Lucas até se excedeu e fez aquilo a que eu chamo de "brilharete".
Á parte disso, a história está interessante, pelo menos o suficiente, para eu ter vontade em ver o seguinte.
O elenco também foram bem escolhidos, apesar de achar Carrie Fisher assim ás vezes meio perdida, quando está a atirar para o inimigo (talvez porque na realidade não está mesmo a ver o laser a sair).
Fiquei algo desapontada também com Darth Vader, que sempre o vi como sendo um dos maiores vilões da sétima arte e achei-o mais como sendo um "peão" de alguém mais forte... pode ser que ns próximos filmes, mude de opinião não é verdade?
A banda sonora está fantástica, a cargo de John Williams (um grande mestre em bandas sonoras).
De um modo geral, este "Episódio IV: A Guerra das Estrelas" não me convenceu ainda e me explicou o porquê em termos de tanto alarido em torno do mesmo, mas convenceu-me o suficiente para querer ver a continuação - "Episódio V - O Império Contra-Ataca".

NOTA: 8/10

Star Wars: Episódio IV - A Guerra das Estrelas (Star Wars: Episode IV - A New Hope)
Realizador: George Lucas
Interpretes: Mark Hamill; Harrison Ford; Carrie Fisher;...
Definições: 120 min. / Cor / 1977 - USA

3 comentários:

  1. Já sabes a minha opinião destes filmes, e gosto de ter sido eu a convencer-te a dar uma oportunidade à saga! Para mim é a melhor saga de todos os tempos! Nunca 3 filmes tiveram este efeito em mim.
    Este primeiro é apenas um aperitivo 5 estrelas do que ainda estava para vir!
    E Darth Vader, peão ou não é o maior!! Sabes o significado da palavra "Vader"??

    bj

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que te convenceu a continuares a ver a saga- o derradeiro momento vem aí!

    A série sendo avaliada como um todo, só há uma palavra- Revolucionária!!!

    Embora os episódios I, II, III não façam jus a estes, são todos grandes filmes!

    Não te convence a ti mas convence a mim :)

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. João - LOOOOOOL e á conta de tanta insistncia, tornaste-me fa desta saga :P
    Ja sei que quer dizer pai em holandes ;)
    Bjks

    Nekas - Pois é! Se tivesse perdido o interesse neste 1º, estava perder o melhor :P
    Bjks

    ResponderEliminar