24 de julho de 2009

Oficial e Cavalheiro

"Oficial e Cavalheiro" (An Officer and a Gentleman) é o filme que se segue.
Zack Mayo (Richard Gere) entra para a Escola de Oficiais, para poder ser piloto da Marinha, mas as manhas que adquiriu na sua vida, fazem com que o seu instrutor Emil Foley (Louis Gossett Jr.) o tenha, sempre, debaixo de olho.
É, também, nessas semanas de treino, que conhece o seu colega Sid Worley (David Keith) e que se tornam, imediatamente, amigos.
Conhece Paula Pokrifki (Debra Winger), uma jovem trabalhadora e apaixonam-se os dois, apesar da sua infância prejudicar, bastante, a sua relação com ela. Mas essa relação e todas as experiências vividas nessas 13 semanas, vão marcá-lo para sempre e assim vai aprender o que é a amizade, o verdadeiro amor e a disciplina.

Este filme, que é um clássico do cinema romântico, acabou por se revelar uma boa surpresa para mim, pois pensei que iria só centrar-se na relação romântica do par protagonista, mas não.
A relação, de quase ódio entre Mayo e Foley, é bastante forte e oferece ao filme boas cenas entre eles e uma cena de luta memorável. Aliás, Louis Gossett Jr. interpretou, excelentemente, o papel de instrutor durão, o que lhe valeu um Oscar para Melhor Actor Secundário.
Outra das cenas mais marcantes é a do suícidio do amigo, depois de ser rejeitado pela namorada oportunista - uma cena com uma carga dramática imensa.
As cenas românticas foram, sempre, acompanhadas pela belíssima canção "Up Where You Belong" de Joe Cocker e Jennifer Warnes (ou somente a melodia desta).
No geral, achei este filme bastante bom.

NOTA: 7/10

Titulo: Oficial e Cavalheiro
Titulo Original: An Officer and a Gentleman
Realizador: Taylor Hackford
Interpretes: Richard Gere; Debra Winger; Louis Gossett Jr.;...
Dur.: 119 min.
Opções Extras: Disco 1 - Trailer
Disco 2 - 25 Anos Depois; Regresso a Port Townsend; Escola de Candidatos: Dentro e Fora; A Música; Gere e Gossett: Combate Corpo a Corpo; Anúncios de TV; Galeria de Fotos
Ano: 1982
Comprado: Fnac Almada a 04/02/09 por 9,95€

Para ver o trailer, clicar aqui

2 comentários:

  1. Gostei imenso. É uma marca dos anos 80, mas também mostra-nos um dos melhores pares românticos da década. O filme tem tudo: drama, emoção, aventura, elegância. Um belo filme.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Red ;) De acordo mais uma vez :P
    Bjks

    ResponderEliminar