9 de abril de 2009

Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra

Mais uma vez, vou falar-vos de uma trilogia. Desta vez, é a dos "Piratas das Caraíbas" (Pirates of the Caribbean).
"Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra" (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl) é o primeiro desta trilogia.
O filme conta a história de Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador, que desde pequena se sente fascinada com o mundo dos piratas. Ela tem em seu poder um medalhão, que é desejado pelos piratas do navio "Pérola Negra".
Quando ela cai ao mar, o medalhão "chama" esses mesmos piratas, que estão no navio "Pérola Negra", que foi outrora do Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), um pirata com muito má sorte.
Ela acaba por ser raptada pela tripulação do "Pérola Negra", que é comandado pelo Capitão Barbossa (Geoffrey Rush).
Will Turner (Orlando Bloom), amigo de infância de Elizabeth e que está apaixonado por esta, alia-se a Jack Sparrow e vão atrás do navio... Will para salvar a mulher da sua vida, Jack para voltar a comandar o seu navio.
Este é um excelente filme de aventuras, com muita luta entre piratas (e não só).
As cenas que mais me marcaram:

- Will e Sparrow, numa luta de espadas renhida e bastante emocionante e interessante (pelas acrobacias, principalmente);

- quando Elizabeth vê que, no navio, todos os piratas estão mortos - só com a luz da Lua se vê que são esqueletos (ou seja, estão mortos);

- descobrirmos que Sparrow, (também ele), está afectado pela maldição;

- o ataque entre navios, onde naquele em que se encontram Will e Elizabeth, colocam tudo o que está à mão e assim o ataque é feito com talheres;

- nas cenas mais cómicas: Sparrow a levar estaladas de, quase, todas as mulheres que o conhecem; o olho do pirata Ragetti (Mackenzie Crook) está sempre a saltar.

Como sempre, existem mais cenas marcantes, mas para mim, estas são as mais.
O filme tem imensas cenas com efeitos especiais (principalmente, quando vemos os esqueletos) e estão muito bem feitos.
Johnny Depp está excelente no papel de Capitão Jack Sparrow e é um dos meus personagens favoritos de Depp... conseguiu encarnar muito bem o personagem de pirata.
Boas cenas de lutas, que me agradaram muito e também um bom argumento, com algumas tiradas cómicas, muito bem conseguidas (básicamente, cenas de Depp).
Mais uma vez, acho Orlando Bloom uma cara bonita, mas não me consegue convencer, enquanto actor. Não tem aquela "garra" que prende o espectador, como um bom actor sabe e deve ter.
Quanto a Keira Knightley, confesso que é uma actriz que tenho vindo a gostar de ver no grande ecrã e até me convence na sua performance. Vi-a, pela primeira vez, no filme "Love Actually" e gostei bastante dela. Outro registo que me marcou positivamente, foi em "Pride & Prejudice" e neste "Pirates of the Caribbean".
Sobre Geoffrey Rush, não há muito a dizer, pois ele é excelente e um grande actor. Encarnou na perfeição o Capitão Barbossa.
O filme fez-me lembrar, também, a diversão, com o mesmo nome, da Disneyland (os prisioneiros a chamar o cão com o osso, por exemplo)... Ah! Que saudades!!!
Excelentes cenários e fotografia, assim como os adereços.
Eu, pessoalmente, gostei bastante deste filme.

NOTA: 9/10

Titulo: Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra
Titulo Original: Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
Realizador: Gore Verbinski
Interpretes: Johnny Depp; Keira Knightley; Orlando Bloom; Geoffrey Rush;...
Dur.: 138 min.
Opções Extras: Disco 1 - Cenas Melhoradas por Computador
Disco 2 - Um Épico no Mar; Vôo Pelo Cenário; Diários; Na Coberta; Apanhados; Cenas Eliminadas; Progressão da Cena "Serenata ao Luar"; Galeria de Imagens; Piratas nos Parques; Cenas Melhoradas por Computador
Ano: 2003
Comprado: -----

4 comentários:

  1. Fico-me pelo 8 em 10. Mas que é um filme muito bom é. E, sobretudo, muito original. E claro, Johnny Depp é fenomenal a toda a linha. finalmente atingiu a fama que sempre mereceu ter. Um dos actores mais versáteis dos nossos tempos (daria um óptimo Riddler na saga Batman).

    Por acaso gostei mais da segunda parte mas sei que essa não é uma opinião generalizada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É muito bom mesmo. Mas não tenho dúvidas que Depp, contribuiu muito para isso. Eu sou uma fã incondicional de Depp, tenho muitos filmes dele na minha colecção e gosto dele na maioria dos filmes que faz.
    Aqui está, simplesmente, genial!!!

    Sobre a segunda parte já publiquei a minha opinião e por acaso, também coincidimos nessa opinião, achei o 2º ligeiramente melhor que o 1º.

    Bjks

    ResponderEliminar
  3. tambem dou nota 8.0 a esse (no máximo um 8.5). sem dúvida, é o melhor dos 3.

    ResponderEliminar
  4. Para mim o melhor foi o 2º filme, a seguir o 1º e em último - o último :P
    Bjs

    ResponderEliminar