11 de março de 2009

Manhattan



"Manhattan" (Manhattan) foi o filme que vi e o 174º da lista.

Como filme de Woody Allen, este também retrata a vida do ser comum, o quotidiano, as qualidades e defeitos do ser humano (mais os defeitos que as qualidades).
Neste filme, o protagonista é Isaac Davis (Woody Allen), um escritor com dois divórcios "ás costas", o último dos quais, a ex-mulher Jill (Meryl Streep) o troca por uma mulher. Ele namora uma adolescente de 17 anos, Tracy (Mariel Hemingway).
Numa das conversas, Yale (Michael Murphy), amigo de Isaac, conta-lhe que está a ter um caso extra-conjugal com Mary Wilke (Diane Keaton). Quando todos se encontram, Isaac não gosta nem um pouco de Mary, mas como os opostos se atraem, ele começa a interessar-se por ela e quando Yale se separa dela, os dois acabam por se envolver.No fim, ele acaba por descobrir que gosta, efectivamente, é de Tracy, que sempre esteve a seu lado e descobre também que os momentos mais calmos da vida dele, foram passados com ela.
Enfim, só posso dizer que é, realmente, o tipico filme de Allen.
Apesar de pensar que seria muito bom, pois as criticas a este filme são muito boas, não foi o melhor que já vi dele, mas as imagens captadas da cidade de Nova Iorque são belissimas, ou seja um ponto positivo para o filme, apesar deste ser a preto e branco.

NOTA: 7/10

Titulo: Manhattan

Titulo Original: Manhattan
Realizador: Woddy Allen
Interpretes: Woddy Allen; Diane Keaton; Mariel Hemingway; Michael Murphy;...
Dur.: 96 min.
Opções Extras: Trailer
Ano: 1979
Comprado: Loja do jornal "Público" - Colombo a 03/01/09 por 2,90€

3 comentários:

  1. Todos sempre me falaram muito bem desta fita do Allen, nunca acompanhei seus verdadeiros filmes, como este - mas ... vou tentar !

    Bjoos Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito mesmo da fotografia a preto e branco. E este filme é um marco a esse nível. Mas claro, até chegar ao nível de On the Waterfront por exemplo, ainda vai um longo caminho.

    Eu dou 8 ao filme. Gosto bastante da visão de Allen sobre o mundo e sobre as relações, mesmo que não esteja de acordo com ela.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. cleber - vou confessar que nunca liguei muito a Woody Allen, até ao dia em que vi "Everyone Says I Love You", que por acaso não é o tipico deste realizador. A partir daí já vi muitos dele e tenho gostado bastante de alguns... sem dúvida que para mim Annie Hall é muito melhor que Manhattan, mas esta é só a minha opinião.
    Bjs para ti também...

    Fifeco - Eu sou fanática por fotografia, sempre com a máquina atrás ;) inclusivé a P/B. Quando disse que o ponto positivo é a fotografia do filme apesar deste ser a P/B, não estava a dizer que por isso seria pior, era só um ponto de referência para quem não conhece o filme - como eu por acaso, que ainda não o conhecia e pensava que era a cores :P
    Também adoro os filmes algo complexos de Allen, com tantos personagens com tantos problemas e relações conturbadas.
    Bjks

    ResponderEliminar