18 de setembro de 2009

A Turma

François (François Bégaudeau) é professor numa escola de um bairro problemático, de Paris.
Ele vai ensinando mas, também, aprendendo com os alunos - estes de diferentes etnias, origens e modos de vida. Ele acha que não se deve desistir de nenhum aluno, por mais problemático que seja e faz de tudo para "atrair-lhes" o gosto pelo estudo.
Como director de turma, também, vai conhecendo as bases familiares dos seus alunos e o porquê de alguns "trazerem" os seus problemas para a escola e não se sentirem motivados.


Este filme, que nos dá uma visão sobre a escola nos tempos modernos é de certa forma preocupante e, ao mesmo tempo, tocante.
A falta de respeito, para com os professores, é imensa, as regras estabelecidas, que muitas vezes não funcionam ou funcionam mal, dentro das escolas, etc.
A multi-culturalidade desta turma, faz-nos ver a real dimensão dos problemas da imigração e as suas consequências. Dando como exemplo, dois dos casos apresentados no filme: Wei (Wei Huang), chinês, que estuda bastante e os pais são trabalhadores, mas, onde a determinada altura, a mãe é presa por estar ilegal no país; Souleymane (Franck Keïta), um maliano, que está, constantemente, a criar problemas, mas em que a sua mãe não sabe de nada, pois não entende nada de francês e só obtém informações através do próprio filho ou do irmão deste (ambos ocultam a verdade).
Um filme bom, que aborda um tema polémico, mas de uma forma bastante interessante e não depreciativa.
Uma coisa é certa, faz-nos pensar sobre o sistema educativo, não só da França, mas também, do nosso.
Um filme que não é um filme, nem documentário, mas tem um pouco de ambos, o que, de certa forma, o favorece mais.


NOTA: 8/10


A Turma (Entre les Murs)
Realizador: Laurent Cantet
Interpretes: François Bégaudeau; Wei Huang; Franck Keïta;...
Definições: 128 min. / Cor / 2008 - França

Para ver o trailer, clicar aqui

10 comentários:

  1. Uma visão crua da "ESCOLA"! Sra Maria Lurdes Rodrigues deveria ver o filme. Como professor sei do que falo.

    Laurent Cantet é mestre em fazer estes filmes de crítica social. É ver o seu muito bom Ressources Humaines - Recursos Humanos.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Também acho que qualquer ministro da educação deveria ver este filme.

    Esse outro filme, não conheço, nem nunca tinha ouvido falar...

    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Filme muito bom que surpreende pela naturalidade das atuações dos jovens, roteiro interessante q destaca e discute vários pontos importantes na educação escolar!
    Aqui se chama Entre os Muros da Escola, título mais coerente com o original. nota 7.5!
    Abs! Diego!

    ResponderEliminar
  4. Ótimo mesmo! O trabalho de Laurent Cantet é admirável.

    Excelente texto.

    Nota 10.

    Bjkas Gema

    ResponderEliminar
  5. Dewonny - Sim, é mais parecido com o titulo original.
    Bjks

    Rodrigo - É mesmo um filme muito bom.
    Obrigado!
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Excelente filme. Depois da premiação em Cannes fiquei algo expectante quanto à sua chegada a Portugal. Apesar de alguma ansiedade pensei que seria um daqueles filmes que a crítica aprecia mas que o comum espectador tende a não gostar. Estava enganado. É um louvável estudo sobre o ensino, não só em França, mas um pouco por todo o mundo. 9/10.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Dos filmes que vi ultimamente, este foi, sem dúvida, daqueles que ficaram no top... Super realista; ao vê-lo parece que estou a ver turmas e aulas que tive... Este filme mostra como é complicadíssimo gerir as coisas num contexto daqueles; como por vezes é dificílimo saber como castigar devidamente um aluno, de forma a que ele aprenda o que fez mal, mas de forma a não prejudicar ainda mais a sua vida académica... Não há respostas fáceis e, acima de tudo, considero que o filme mostra a forma como um professor tem que ser quase um santo para conseguir controlar e compreender um grupo daqueles, sem dar em doido, e como muitas vezes tem que dar o braço a torcer, mesmo que não mereça e que os alunos nunca dêem o seu... No fim deste filme, em termo de resoluções a problemáticas desses assuntos, ficamos a saber o mesmo, porque a verdade é que são coisas super complexas... São seres-humanos, estão em crescimento, têm problemas, e são diferentes...

    ResponderEliminar
  8. Fifeco - Também tinha já ouvido falar muito sobre este filme, mas nunca tive vontade em o ver, precisamente, por achar que não iria gostar dele... mas surpresa, das surpresas, gostei bastante e acho o filme muito bem feito.
    Bjks

    Vagabundo - Eu acho que já não existem soluções para o ensino, pois de uma maneira ou de outra, viriam sempre pessoas contra alguma das maneiras possiveis. O filme é a prova disso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Um dos meus filmes preferido o ano passado!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar