22 de dezembro de 2009

A Fogueira das Vaidades

Peter Fallow (Bruce Willis) é um jornalista que narra a história deste filme, pois ele de certa forma é quem faz "nascer" a história, propriamente dita. Fallow é quem descobre uma noticia, que envolve muita gente e muitos interesses.
Um jovem negro, Henry Lamb é, supostamente, atropelado por um Mercedes (sinónimo de um branco rico) e no hospital tratam-lhe um pulso partido e este acaba em coma.
Toda esta história é bem empolada para servir assim os interesses de muitos.
O Reverendo Bacon e mãe de Lamb, para poderem ganhar dinheiro e um ganancioso politico que quer ganhar votos e tornar-se Mayor a todo o custo.
Quem é a vitima? Sherman McCoy (Tom Hanks), um yupiie de Wall Street. Mas na realidade, Sherman não ia a conduzir o seu carro, mas sim a sua amante, Maria Ruskin (Melanie Griffith), que também está a fugir com a sua responsabilidade e tentando incriminá-lo também.
Mas o final, sempre assistido por Fallow, vai ser surpreendente.

Estou a ler livro, mas como, não consigo envolver-me nele, ando a lê-lo á meses (o que não é normal em mim). Quando vi que ia dar este filme na TV, nem olhei para trás e decidi vê-lo.
Sem dúvida um filme muito bom e que fez com que tivesse vontade de acabar de ler o livro.
Todo o elenco está magnifico, um ponto forte do filme é sem dúvida o trio protagonista: Tom Hanks, Bruce Willis e Melanie GRiffith. Ainda no elenco, de salientar ainda Morgan Freeman no papel de juiz... aquele monólogo aquando da sua decisão quanto a Sherman McCoy, é qualquer coisa de extraordinário.
A história, essa é sem dúvida, bastante interessante e que demonstra de maneira bem clara, o cinismo, a mentira, a arrogância que pulula dentro destes antros de vaidade e quão ténue é a linha que separa o homem correcto, que age com a verdade e a razão e o homem que tudo faz para subir á custa dos outros.

NOTA: 8/10

A Fogueira das Vaidades (The Bonfire of the Vanities)
Realizador: Brian De Palma
Interpretes: Tom Hanks; Bruce Willis; Melanie Griffith; ...
Definicoes: 125 min. / Cor / 1990-USA

Para ver trailer, clicar aqui

6 comentários:

  1. Nao vi, mas tambem nao sei porquê não me puxa para ver! Um dia que não tenha mais nada para fazer pode ser que veja:)
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. Este filme é muito bom... há já imensos anos que o vi...

    ResponderEliminar
  3. Assisti há alguns anos e achei interessante a história, mas a realização apenas mediana. Apesar da crítica ao individualismo, ao poder e a riqueza.
    Lembro que na época o filme foi muito esperado pela crítica, mas acabou fracassando nas bilheterias e com os próprios críticos.

    Até mais

    ResponderEliminar
  4. Assisti faz tempo, mas ñ lembro se gostei!
    Feliz Natal e ano novo pra vc Gema!
    Td de bom aí pra vc e sua família!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas pela tua pontuação parece ser bom...

    Abraço e Bom Natal
    http://nekascw.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Joao - LOOOOL Pois, eu so o vi pq tenho o livro a meioe nao ha maneira de o acabar de ler :P Mas o filme vale bem a pena, qt a mim.
    Bjs

    Bjorn - Tb achei o filme mt bom ;)
    Bjk

    Hugo - Pois, por acaso nunca reparei neste filme, só memso desde que comecei a ler o livro. Mas achei o filme bastante bom.
    Bjs

    Dewonny - LOOOOL Não te lembras? :P
    Feliz natal pra ti tb e desejo-t um excelente ano novo ;) pra ti e pra tua familia.
    Bjks

    Nekas - Eu achei o filme bastante bom, e aconselho-o.
    Bjs e feliz natal tb pra ti ;)

    ResponderEliminar