19 de janeiro de 2011

A Ponte do Rio Kwai

Prisioneiros britânicos, durante a 2ª Guerra Mundial são obrigados pelos japoneses a construirem uma ponte para transporte ferroviário.
O Coronel Nicholson (Alec Guinness), tenta a todo o custo elevar a moral dos seus homens, convencendo-os que ao construirem aquela ponte é como se os britânicos "ganhassem" e demonstrariam do que são capazes.
Por outro lado, temos o Major Shears (William Holden) que só pensa em fugir daquele campo, o que acaba por conseguir e terá de lá voltar (obrigado, claro) para que os britânicos possam destruir essa ponte sobre o rio Kwai.





Este filme é mais uma obra-prima realizada por David Lean, que nos deu grandes filmes como "Doctor Zhivago" e "Lawrence of Arabia".
A banda sonora é maravilhosa - e também vencedora do Óscar - mas de referir como é óbvio a música mais famosa "Colonel Bogey March" assobiada pelos prisioneiros - e que cena fantástica esta.
Também acho que este argumento (adaptado do romance de Pierre Boulle) está fantástico, assim como a excelente interpretação de Alec Guinness e Sessue Hayakawa (os rivais principais) e de William Holden.
Final espectacular e algo surpreendente - pelo menos foi para mim.
Sem dúvida recomendo-o, pois é mesmo mais um "gigante" de David Lean.

NOTA: 10/10

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai)
Realizador: David Lean
Interpretes: William Holden; Alec Guinness; Sessue Hayakawa;...
Definições: 161 min. / Cor / 1957 - USA; UK

5 comentários:

  1. Excelente filme :) eu daria um 9/10. Mas a grande obra de Lean é Lawrence of Arabia

    Abç

    ResponderEliminar
  2. Até de certa forma podes ter razão, mas os três filmes de Lean para mim são os três que mencionei (de maneiras diferentes, mas os três são excepcionais).
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já eu digo que os filmes de Lean são todos iguais e todos muito bons.

    Se tiver que escolher uera este... se eu soubesse classificar filmes era um 10/10 acho :)

    ResponderEliminar
  4. Grande Filme vi uma Vez no Cinema gostaria de o voltar a ver.
    Será que tens Links PT/BR

    ResponderEliminar