10 de fevereiro de 2009

Atracção Fatal

Estive um pouco ocupada este fim-de-semana, por isso, não actualizei o meu blog, mas aqui vai:

O filme que vou falar, foi visto na 6ªfeira passada. O filme que vi, foi "Atracção Fatal" (Fatal Atraction). Quem não se lembra deste filme?

Este filme foi realizado por Adrian Lyne, que realizou filmes como "Flashdance" ou "Nove Semanas e Meia".
De certa forma, este filme tem cenas muito parecidas com "Nove Semanas e Meia", mas este para mim é muito melhor.
"Atracção Fatal", trata de uma familia, tipicamente, perfeita americana, que de certa forma, é destruida por causa de uma traição.
O filme começa com as cenas tipicas de um casal, que, aparentemente, é muito feliz - Dan Gallagher (Michael Douglas) e Beth Gallagher (Anne Archer) - e que têm uma filha.
Numa festa da firma onde Dan trabalha, ele conhece Alex Forest (Glenn Close), uma mulher, extremamente, atraente.
Existe, nesse primeiro contacto, uma atracção mutua, que vai dar os seus frutos: um fim-de-semana "inesquecivel" para os dois. Inesquecivel, mas de maneira, completamente, diferente para a vida de ambos.
Num almoço feito em casa de Alex, ouve-se "Madame Butterfly", uma ópera trágica, que antecipa o final desta relação.
Quando Dan acaba com Alex, Alex começa a demosntrar um estado neurótico, ao não aceitar essa decisão e assim, corta os pulsos. A partir daí, é um não parar de telefonemas, perseguições e comportamentos psicóticos.
Uma das cenas mais marcantes do filme, são as de Glenn Close a acender e a apagar as luzes do candeeiro, ao som de "Madame Butterfly", demonstrando a solidão extrema em que a personagem se encontra e o sentimento de vulnerabilidade que ela consegue transmitir é maravilhoso.
Tudo se complica ainda mais, quando ela descobre que está grávida, e mesmo assim Dan ignora-a, o que faz com que as perseguições se intensifiquem e assim ela tenha atitudes mais perigosas e mais agressivas, tal como pôr ácido no carro de Dan.
Um dos actos mais tresloucados de Alex, é talvez a cena mais famosa do filme... o coelho de estimação da filha de Dan, a ser cozido na panela.
Também de salientar, a boa conjugação das cenas de Alex quando "rapta" a filha de Dan e a leva para uma montanha russa e a cena de Beth á procura da filha no carro, acabando por ter um acidente.
Por fim, as cenas finais da luta entre Alex e Beth, seguindo-se uma luta entre Alex e Dan na casa de banho, foram bastante emocionantes por sinal.
Definitivamente, Glenn Close está perfeita no papel de Alex Forest e demonstrou assim que é uma óptima actriz.
Foi muito bom recordar este filme.
NOTA: 7/10

Título: Atracção Fatal
Título Original: Fatal Atraction
Realizador: Adrian Lyne
Intérpretes: Michael Douglas; Glenn Close; Anne Archer;...
Dur.: 114 min.
Opções Extras: Para Sempre Fatal: Recordar Atracção Fatal; Atracção Social; Atracção Visual; Ensaios; Final Alternativo; Trailer
Ano: 1987
Comprado: Jumbo Almada a 27/12/2008 por 6,95€

4 comentários:

  1. Vi o filme praí só no ano passado, ou em 2007.
    Trouxe do videoclube. Não tinha visto quando era mais novo, preferia outro tipo de filmes (acção, comédia).
    Gostei bastante, o Douglas, a Close e a Archer estão muito bem, especialmente a Glenn sem dúvida.
    Deste-me uma boa ideia para um realizador, fica em lista de espera, convém ver mais alguns filmes dele, o "Flashdance", "Jacob's ladder", "proposta indecente" tenho em dvd com o Redford e a Demi Moore.
    E já viste o "Infiel"? - muito bom, com a Diane Lane, Richard Gere e o Olivier Martinez.

    ResponderEliminar
  2. Tenho o "Flashdance", já vi "Proposta Indecente" e o "Infiel" já saiu numa revista, só que pensei que não prestava... já vi que errei :P Acho que a biblioteca tem esse filme, quando puder vou lá ver se o encontro. Obrigada pela sugestão ;)

    ResponderEliminar
  3. No genero é mesmo o meu filme perferido..... na altura aquele som proveniente da panela a ferver não me saia da cabeça, que valente susto!!!! E depois na cena final o bico daquela faca a bater nos azulejos da casa de banho na luta final está demais, inesquecivél.

    ResponderEliminar
  4. Nasp - Sim, o filme é mesmo bom... é um filme extremamente tenso e de arrepiar. Inesquécivel como dizes ;)
    Bjs

    ResponderEliminar