29 de março de 2010

Alice no País das Maravilhas

Passados alguns anos sobre os estranhos acontecimentos num País encantado, (onde os animais e as flores falam, onde se encolhe e estica ao comer e beber comida e bebida mágicas), Alice (Mia Wasikowska) pensa que tudo não passou de meros sonhos. Isto até ao dia em que foge em pleno pedido de casamento e persegue um estranho coelho e cai num buraco que a leva assim de novo a esse estranho mundo (o qual ela continua a pensar que tem controle, porque não passa de um mero sonho).
Alice encontra esse mundo dividido e quase destruido, pela maléfica Rainha de Copas (Helena Bonham Carter), que roubou o trono á Rainha Branca (Anne Hathaway), a sua irmã boa e em quem todos depositam plena confiança, que vai-lhes devolver a liberdade e a Paz.
Agora, os seus amigos juntam-se a ela, para combaterem a Rainha de Copas, tão má que corta os pescoços a quem puder.
E no fim Alice terá de decidir se quer voltar para o mundo real (cinzento e maçudo) ou permanecer neste País das Maravilhas.



Fui ver este filme com bastante expectativa, porque sou uma fã convicta de Tim Burton.
Estava ansiosa por esta estreia, porque para além de ser de um dos meus realizadores favoritos de sempre, trata-se de um filme baseado num dos contos que mais gosto - Alice in Wonderland de Lewis Carroll.
Não sei se o meu erro foi ter criado toda esta expectativa em torno do filme, mas a verdade é que saí bastante desiludida com o filme. Não é que não tenha gostado do filme, bem antes pelo contrário, gostei imenso. Mas estava á espera de muito melhor vindo de Burton.
O uso exagerado de CGI, quanto a mim era bastante evitável. Ele usou e abusou de mais e, simplesmente, não gostei.
Outra das coisas que menos gostei foi do final - este, um ponto pessoal e não do filme em si. Mas não gostei do fim... achei que se poderia ter dado um final mais grandioso á história, mas como já disse, este ponto é pessoal.
Também achei Anne Hathaway, aliás o papel de Rainha Branca, assim meio tonto e algo sem nexo - como dar o trono a uma "líder" sem sal, sem aquela força e carisma que se deve ter???
No pólo oposto, de salientar o brilhantismo de Helena Bonham Carter como a Rainha de Copas e Johnny Depp como Chapeleiro Louco - dois papéis magnificos, que quase tiram todo o protagonismo a "Alice".
Também um pequeno apontamento á voz inconfundivel de Alan Rickman - dá voz a Absolem, a lagarta azul. Adoro a voz magnifica deste actor.
O guarda roupa é impressionante, a banda sonora sempre ao estilo dos filmes de Burton... enfim um bom filme, mas ainda assim longe de genialidade que estava á espera de encontrar.

NOTA: 7/10

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Realizador: Tim Burton
Interpretes: Mia Wasikowska; Johnny Depp; Helena Bonham Carter;...
Definições: 108 min. / Cor / 2010 - USA

1 comentário:

  1. Eu vou ver amanhã, até já fiquei com medo, eu também sou fã convicto de Burton!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar