11 de junho de 2009

Homem - Aranha 2

O segundo filme de "Homem-Aranha" (Spider-Man 2), começa com um genérico de abertura que está muito bem feito - estilo comic book a "contar" a história do primeiro filme.
Neste, dois anos depois, Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem com muitos problemas, pois não consegue conciliar tudo o que tem que fazer e, ao mesmo tempo, ser um herói.
Para piorar a situação, ele enfrenta muitos problemas pessoais e sofre com lutas interiores. Uma dessas lutas, é continuar apaixonado por Mary Jane Watson (Kirsten Dunst) - agora uma actriz - e ela por ele, mas que ele não consegue admitir, pois não quer que a vida dela esteja em perigo.
Harry (James Franco) toma agora conta da OsCorp (empresa do seu pai) e, aparentemente, vai conseguir ter muito sucesso com a ajuda do cientista Dr. Otto Octavius (Alfred Molina), que acabou de inventar uma máquina para o futuro. O pior, é que ao experimentar essa nova invenção na inauguração, as coisas não correm nada bem e acaba, assim, por aparecer o novo inimigo do Homem-Aranha - Doc Ock "Dr. Octopus" (Alfred Molina).
No meio de muitas ocorrências na vida de Peter Parker/Homem-Aranha, ele no fim terá de salvar a vida da sua amada, dos "tentáculos" de Doc Ock.
Este filme, quanto a mim está muito bem conseguido e é ligeiramente melhor que o primeiro.
Mostra um herói com um lado muito mais humano (com todos os seus problemas e muita luta interior).
Gostei de ver algumas cenas, que achei bem engraçadas, como aquela em que o Homem-Aranha vai dentro do elevador com um morador, pois, de repente, não consegue lançar fios - acho a cena mesmo brilhante e mostra o lado frágil do herói.
Também achei que os efeitos especiais e os "bonecos", criados por computador, eram muito mais credíveis desta vez.
Neste, também dou nota positiva à banda sonora e especial destaque à canção "Raindrops Keep Fallin' On My Head" no momento do "novo" Peter Parker, quando este desiste de ser o Homem-Aranha - achei muito bem escolhida esta canção, nesta fase do personagem.
No todo, dou uma nota bastante positiva, pois este filme é, ligeiramente, superior ao anterior.

NOTA: 9/10

Titulo: Homem-Aranha 2
Titulo Original: Spider-Man 2
Realizador: Sam Raimi
Interpretes: Tobey Maguire; Kirsten Dunst; James Franco; Alfred Molina;...
Dur.: 122 min.
Opções Extras: Disco 1 - Reportagens; Videoclip Musical; Apanhados; Trailer; Recomendamos
Disco 2 - Criando o Extraordinário; Documentários; Trailer do Jogo de Homem-Aranha 2; Galeria Fotográfica; DVD-ROM
Ano: 2004

11 comentários:

  1. Pois este é sem duvida melhor que o primeiro (que detestei). Aqui vê-se a mão da dupla Gough/millar no argmento, ou não fossem eles os criadores de Smallville. O Homem Aranha nunca foi o meu superheroi favorito, mas consegue aqui um filme muito consistente e dos melhores no que a comics diz respeto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei mais deste realmente. Achei este mais bem feito e com as arestas bem limadas ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. É o melhor da trilogia, mas não daria uma nota tão elevada. Talvez o The Dark Knight o merecesse um 9 ou até mais.

    Participa na sondagem "Melhor James Bond com Peter Sellers, George Lazenby, Timothy Dalton e Daniel Craig” até ao dia 15 de Julho 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. Também apreciei bastante esta sequela!

    ResponderEliminar
  5. Filipe - Ai dou, dou ;) Ainda não vi o The Dark Knight, talvez um dia, quem sabe???
    Bjks

    thesubsidal - Foi muito boa ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. sempre um prazer rever esse formidável filme.
    caso Sam Raimi volte a dirigir um próximo capítulo, dificilmente conseguirá atingir o nivel deste.
    beijo :)

    ResponderEliminar
  7. Jeniss, também estou curiosa para saber se sempre vão em frente com o 4º Homem-Aranha - tudo indica que sim.
    Também acho que vai ser dificil conseguir atingir o nivel do segundo, mas vamos ver...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Este foi o melhor filme para mim. Podemos ver quem realmente é o Homem-Aranha, um super-herói cativante e incrível. Destaca-se o romance dele com a Mary Jane. VIVA A FASE ENSOLARADA DO HOMEM-ARANHA.

    até mais Gema : )

    ResponderEliminar
  9. Altieres, o 2º é sem duvida o meu favorito também (e acho que da maioria) - tem (quase) tudo lá.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Também gostei muito deste filme. Achei que foi o melhor dos três. Esse lado mais humano que referiste, deste herói, é exactamente aquilo que me apela nesta saga. O Peter Parker é-nos mostrado como um jovem normal que tem de estudar, de trabalhar, que é tímido, que se apaixona... Acentua a sensação de que aquilo é real. Neste segundo filme os efeitos especiais estão mais fascinantes que no primeiro; aliás, o Homem Aranha 2 foi o primeiro filme que me chamou a atenção com os efeitos especiais avassaladores que agora, ainda mais acentuados se vêm em filmes como Die Hard 4 e Transformers; o que eu quero dizer com isto não é que foi inovador nesse aspecto nem nada que se pareça, mas foi o filme a partir do qual eu comecei a notar uma evolução ainda maior do que já havia em aplicação de efeitos especiais espectaculares. Essa mesma característica está super acentuada no terceiro filme, que o tornou poderoso a nível visual, ainda por cima com três vilões, mas não gostei tanto porque teve muito fulgor nesse aspecto e talvez tenha sido de mais; ainda que continuasse também a mostrar os problemas interiores do herói.

    ResponderEliminar
  11. Também gostei muito mais do 2º, devido a esse lado mais humano e não tão herói... que é invencivel e todos os problemas são resolvidos "com uma mão atrás das costas".
    Ainda não tive hipótese de ver os dois filmes que mencionas, mas este e o 3º desta trilogia em relação a efeitos especiais, é um verdadeiro espectáculo.
    Obrigado pela opinião e volta sempre ;)
    Bjs

    ResponderEliminar