31 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Laxante Cultural

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Pedro Afonso do blog Laxante Cultural.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

O meu critério foi o de partir dos compositores, daqueles que deixaram (e continuam a deixar) a sua marca nos filmes que musicam e criam temas reconhecíveis a partir dos primeiros acordes. Além de escolher temas memoráveis (todos instrumentais originais dos filmes), tentei não repetir compositores e evitar os seus maiores sucessos, nunca fugindo da premissa. Cheguei à conclusão que tenho compositores para mais uma lista, pelo menos. Por esta razão, não estão aqui temas de filmes como "The Raiders Of The Lost Arc", "Star Wars", "Schindler's List", "Cinema Paradiso", "Taxi Driver", "Dr. No" ou "The Piano", mas estão os autores das suas partituras.

10- "Doutor Jivago" (Doctor Zhivago); 1965; David Lean
"Prelude / Lara's Theme" - Maurice Jarre
Esta é uma escolha sentimental, além de ser também um tema que remete imediatamente para o filme, sendo indissociável do mesmo. O pai de Jean-Michell era um compositor versátil, que tanto criava temas propícios aos épicos de David Lean como a filmes mais intimistas como "Ghost" ou "Fatal Atraction". Mas destaco dois filmes dos anos 80; "Gorillas In The Mist: The Story Of Dian Fossey" e obviamente "Dead Poets Society". Sinceramente, "Doctour Zhivago" era um dos filmes preferidos do meu pai, e fica aqui em jeito de homenagem.

9- "O Bom, o Mau e o Vilão" (The Good, the Bad and the Ugly); 1966; Sergio Leone
"The Good, the Bad and the Ugly Theme" - Ennio Morricone
Esta escolha dispensa justificação. Basta ouvir alguns segundos para identificar o filme de que faz parte, um dos maiores exemplos do género, e um marco no cinema dos anos 60. Morricone internacionalizou-se e compôs um pouco por toda a parte, trabalhando com realizadores tão dispares como Leone, Carpenter, DePalma ou Almodóvar. Destaco as partituras para "Cinema Paradiso" "The MIssion", "Ata-me!", "John Carpenter's The Thing" e "Mission To Mars".

8- "Melhor é Impossivel" (As Good As It Gets); 1997; James L. Brooks
"As Good As It Gets" - Hans Zimmer
Outro dos nomes maiores da actualidade, colaborador frequente dos irmãos Scott e de Ron Howard, cria temas belíssimos e complexos que, mais uma vez, reflectem na perfeição os filmes em que se inserem. É impossível não ouvir este tema de "As Good As It Gets" e não visualizar imediatamente algumas imagens do filme. Destaque ainda para outros grandes trabalhos como "The Lion King", "Gladiator" (em parceria com Lisa Gerard dos Dead Can Dance), "The Thin Red Line" e "True Romance".

7- "O Cozinheiro, o Ladrão, a sua Mulher e o Amante Dela" (The Cook, the Thief, His Wife and Her Lover); 1989; Peter Greenaway
"Memorial" - Michael Nyman
Esta é uma escolha muito particular. O tema mais reconhecível deste filme, "Memorial" não foi escrito propositadamente para ele, mas sim em memória das vitimas do estádio Heysel Park em Bruxelas em 1985. É aquilo que Nyman classificou como 'Death Music' e encaixa na perfeição no filme de Greenway, de quem é colaborador frequente. Quem viu o filme, não esqueceu este tema e não pode dissociar os dois, Daí a minha escolha recair neste e não naquele que provavelmente é o seu trabalho mais popular, a partitura de "The Piano". Destaco ainda as suas partituras para "Gattaca" e "Ravenous".

6- "Danças com Lobos" (Dances With Wolves); 1990; Kevin Costner
"The John Dunbar Theme" - John Barry
Recentemente desaparecido, deve ter na sua lápide 'Autor do tema para James Bond, 007'. A minha escolha recaiu em "Dances With Wolves" porque acho que é a maior contribuição que um compositor pode ter com um filme, evitar que seja uma seca. Os vários temas que Barry compôs para este épico são belíssimos e dão mesmo outra dimensão ao Oeste Americano. Óscar muito merecido para esta partitura. Dele, destaco ainda "Out Of Africa" (outro filme salvo pela sua música) e "Body Heat".

5- "Eduardo Mãos de Tesoura" (Edward Scissorhands); 1990; Tim Burton
"Edward Scissorhands Theme" - Danny Elfman
Outro Grande exemplo de um criador de temas que ficam no ouvido e remetem para os filmes. Colaborador de Tim Burton em todos os seus filmes com a excepção de "Ed Wood" (tiveram também uma zanga que felizmente só durou um filme), de Sam Raimi e de Gus Van Sant. De todos os seus temas, destaco as séries de televisão "The Simpsons" ou "Desperate Housewives" e os filmes "Spiderman", "To Die For", "Batman", "Sleepy Hollow" e o tema "March Of The Dead" para "Evil Dead III: Army Of Darkness".

4- "Parque Jurássico" (Jurassic Park); 1993; Steven Spielberg
"Theme from Jurassic Park" - John Williams
Aquilo que referi na escolha anterior, relativamente àquilo que uma banda sonora deve ter em determinados tipos de filmes, tem um expoente máximo nos últimos 40 anos: John Williams. Discípulo de Herrman (pediu-lhe mesmo autorização para colaborar com Hitchcock em "Family Plot", colaborador de Spielberg em todos os seus filmes,e também de Oliver Stone e George Lucas, tem dezenas de títulos imediatamente reconhecíveis em poucos acordes e era difícil escolher apenas um, Por isso, destaco ainda (e apenas de memória) "Raiders Of The Lost Arc", "Star Wars", "Superman", "Harry Potter And The Sorcerer's Stone", "Home Alone", "Schindler's List" e "The Towering Inferno".

3- "Regresso ao Futuro" (Back to the Future); 1985; Robert Zemeckis
"Back to the Future Theme" - Alan Silvestri
A banda sonora de qualquer filme de aventura, acção ou ficção cientifica tem quase obrigatoriamente de ser épica, com uma melodia facilmente reconhecível e que remeta imediatamente para o filme. A partitura de Silvestri para "Back To The Future" cumpre todos estes pontos e é inesquecível. Dele destaco também as partituras de "Predator", "Who Framed Roger Rabbit" e "The Abyss".

2- "Instinto Fatal" (Basic Instinct); 1992; Paul Verhoeven
"Basic Instinct Suite" - Jerry Goldsmith
Não é à toa que, no inlay do cd da Banda Sonora de "Basic Instinct", Jerry Gosdsmith refira a parceria Hitchcock / Herrmman para caracterizar o trabalho que teve neste filme com Paul Verhoeven. Ao vê-lo, percebemos a importância da música e da proximidade da relação com o realizador. O tema principal é explorado ao longo da fita e é impossível não o ouvirmos sem nos lembrarmos daquelas imagens. Da sua longa filmografia, destaco também "Chinatown", "First Blood", "Poltergeist" ou "Alien".

1- "Psico" (Psycho); 1960; Alfred Hitchcock
"Psycho Theme" - Bernard Herrmann
O compositor que maior e melhor relação teve com os realizadores com quem trabalhou, com destaque para Alfred Hitchcock. A relação deles era tão próxima que quando se chatearam foi a sério e para sempre. "Psycho" é, em termos de colaboração realizador / compositor, o expoente máximo do cinema e é impossível dissociar imagens e música. De Herrmann destaco ainda, para além dos filmes de Hitchcock até "The Birds", o seu último trabalho, "Taxi Driver" de Martin Scorsese.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

As escolhas do Pedro Afonso foram hoje as publicadas e agora quero saber o que pensam das mesmas.

1 comentário:

  1. Interessante a lista sendo as escolhas do "Back To The Future" e a do "Psyco" muito bem lembradas, pois são mesmo de mestre.

    ResponderEliminar