6 de março de 2011

"My Movie Tracks" - A Gente Não Vê

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Diogo Figueira do blog A Gente Não Vê.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel" (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring); 2001; Peter Jackson
"The Breaking of the Fellowship" - Howard Shore
Um dos maiores épicos de sempre tinha de ter uma das mais épicas músicas de sempre. Conta a nostalgia que Frodo tem de sentir durante todo o caminho e as batalhas fantásticas (no sentido de género) e medievalmente grandiosas que a irmandade terá de enfrentar para destruir Sauron.

9- "Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra" (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl); 2003; Gore Verbinski
"Pirates of the Caribbean Theme (He's a Pirate)" - Klaus Badelt
Adoro o primeiro filme, adoro a história e a música deixa-me sempre com um grande sorriso nos lábios. São cenas de acção, aventura, piratas, lutas, coisas previsíveis. Mas aquilo é genial, é mesmo emocionante, e isto só me faz gritar "go go go". Enfim, ahah!

8- "O Padrinho" (The Godfather); 1972; Francis Ford Coppola
"Main Title/The Godfather Waltz" - Nino Rota
Classe, sensibilidade, subtileza, secretismo, uma melodia aguçada. Puro retrato da família Corleone.

7- "Apocalypse Now" (Apocalypse Now); 1979; Francis Ford Coppola
"Die Valkyrie (Ride of the Valkyries)" - Richard Wagner
A mais extraordinária alvorada de guerra alguma vez retratada no cinema ? Se o for, é muito graças a este estonteante ensaio de Wagner - assustador, imponente, esmagador (imagino como se sentiriam pessoas que realmente ouvissem isto acima das suas cabeças, ao ver os helicópteros passar).

6- "Psico" (Psycho); 1960; Alfred Hitchcock
"Psycho Theme" - Bernard Herrman
Todos sabemos o que pensar, ao ouvir isto. Susto, pânico.

5- "2001: Odisseia no Espaço" (2001: A Space Odyssey); 1968; Stanley Kubrick
"Also Sprach Zarathustra" - Richard Strauss
Estas três seguintes são o paradigma de como Kubrick revolucionou a utilização da música no cinema. Através da música clássica, essa magnífica herança do homem, reveste as suas histórias com o sentimento que bem quiser: ironia, grandiosidade, receio, desnorteio, esperança, desespero, raiva. Talvez as maiores provas do poder que uma música pode ter num filme e na transmissão de emoções.

4- "Barry Lyndon" (Barry Lyndon); 1975; Stanley Kubrick
"Sarabande" - Handel

3- "Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange); 1971; Stanley Kubrick
"Beethoviana" - Walter Carlos

2- "Pulp Fiction" (Pulp Fiction); 1994; Quentin Tarantino
"Surf Rider" - The Lively Ones
Talvez a melhor música divertida e dançável que o cinema já expôs. É puro estilo (pulp-style, diríamos) e associo-a a um dos melhores finais que conheço: dois criminosos, brutamontes, de t-shirt e calções de praia, a sair de um restaurante onde acabaram de evitar um assalto. Irónica e épica à sua medida.

1- "Haverá Sangue" (There Will Be Blood); 2007; Paul Thomas Anderson
"Henry Plainview" - Jonny Greenwood
Arrepiante e manejadora de suspense desde o primeiro segundo, até ao pico inicial e por aí adiante. Porque é o resumo de uma das melhores bandas musicais de sempre, de um dos mais grandiosos filmes de todos os tempos, em que até a própria mistura de som contribui minuciosamente para a história. Esta música é o calafrio, a grandiosidade amoral que comporta a grande personagem de Daniel Plainview.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

E hoje calhou a vez de serem publicadas as escolhas do Diogo Figueira. Que pensam vocês delas?

4 comentários:

  1. Na minha opinião, associam-se todas facilmente ao filme respectivo:)

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  2. Talvez seja esta a lista com a qual mais me identifico até à data.

    Roberto Simões
    CINEROAD

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  3. Esta saiu uma lista espectacular, que até sobressai mais pela qualidade dos filmes de onde provêem os temas. Pulp Fiction, Padrinho, 2001, Psico, Lord Of The Rings... as que mais valorizo.
    Well done!

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