30 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Dial P For Popcorn

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Jorge Rodrigues do blog Dial P For Popcorn.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Sedução, Conspiração" (Lust, Caution); 2007; Ang Lee
"Wong Chia Chi's Theme" - Alexandre Desplat

9- "O Assassinio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford" (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford); 2007; Andrew Dominik
"Song For Bob" - Nick Cave & Warren Ellis

8- "Babel" (Babel); 2006; Alejandro González Iñarritu
"Endless Flight" - Gustavo Santaolalla

7- "O Despertar da Mente" (Eternal Sunshine of the Spotless Mind); 2004; Michel Gondry
"Main Title" - Jon Brion

6- "Birth - O Mistério" (Birth); 2004; Jonathan Glazer
"Prologue" - Alexandre Desplat

5- "Disponivel Para Amar" (In the Mood For Love); 2000; Wong Kar Wai
"Yumeji's Theme" - Shigeru Umebayashi

4- "O Piano" (The Piano); 1993; Jane Campion
"The Heart Asks Pleasure First" - Michael Nyman

3- "África Minha" (Out of Africa); 1985; Sydney Pollack
"Out of Africa Theme" - John Barry

2- "Taxi Driver" (Taxi Driver); 1976; Martin Scorsese
"Taxi Driver (Theme)" - Bernard Herrmann

1- "A Mulher Que Viveu Duas Vezes" (Vertigo); 1958; Alfred Hitchcock
"Vertigo (Theme)" - Bernard Herrmann

Tenho logo que começar por admitir que sou daqueles que não vive sem música. E além de me ser impossível viver sem música, é-me impossível apreciar um filme se este não possuir uma banda sonora apropriada. E é por isso que, por vezes, coloco expectativas irrealistas em determinados compositores quando estes são associados a determinados filmes. Por exemplo, logo que sei que um filme tem música de um Alexandre Desplat, de um Carter Burwell, de um John Williams, de um Bernard Herrmann, assumo logo que este possui grandes qualidades. Pode nem ser o caso, mas estes nomes inspiram-me imediatamente enorme confiança.

Tenho que dizer também que me foi dificílimo reduzir a minha lista só para dez trechos. Sabia que queria ter aqui peças das minhas composições favoritas todas. Não estão todas, mas uma boa parte dela está. Peço desculpa por não me ter expandido mais na escala temporal, mas ainda assim penso que consegui uma boa mistura do que a composição musical moderna e a mais antiga têm para oferecer.

Dos anos modernos, apostei essencialmente nas minhas seis composições preferidas: "Endless Flight" de BABEL que é simplesmente enternecedora, "Wong Chia Chi's Theme" de LUST, CAUTION que me quebra o coração, "Yumeji's Theme" que dá todo um outro significado à história de amor de IN THE MOOD FOR LOVE, "Song For Bob" que é uma elegia fabulosa a THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES, "Prologue" que auspicia grandes coisas - mesmo que o filme nunca alcance tal nível de grandeza - em BIRTH e a brilhante "Main Title" com que ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND abre.

Dos anos 90 tinha que colocar a banda sonora de THE PIANO: Michael Nyman é um fabuloso compositor e "The Heart Asks Pleasure First" é, ainda hoje, tantos filmes volvidos, uma das mais belas peças musicais que já escutei na minha vida. E relembra-me uma das minhas cenas predilectas de toda a minha cultura cinematográfica. Quase que me dá pesadelos com o momento em que o machado lhe lacera os dedos.

Dos anos 80 tinha muitas por onde escolher, contudo até por homenagem a um dos maiores compositores do período, a minha escolha recaiu em John Barry e na sua sublime peça-base para OUT OF AFRICA. Relembra-me paisagens encantadoras, a exploração de um novo local, a chegada à selva, o gostinho a aventura.

E as minhas duas peças mais antigas são do meu compositor favorito, lado a lado com Alexandre Desplat: Bernard Herrmann - aquele que muitos consideram o melhor compositor de sempre. O tema de VERTIGO nem precisa de apresentações, tal a sua universalidade e multiuso ao longo dos anos. O de TAXI DRIVER é dos temas mais bonitos que já escutei. Quando o ouço penso sempre nas luzes da cidade à noite, na confusão que vai nas ruas movimentadas, nas pessoas a irem de um sítio para outro. Excelente.

Queria ter posto tantos outros nomes, podia ter criado mais umas dez listas destas assim em cinco minutos, tal a quantidade de nomes que me vêm à cabeça e que poderiam facilmente ocupar um lugar nesta lista em vez destas. Todavia, como é a estas músicas que eu sempre volto sempre que preciso que me lembrem que o cinema pode inspirar a imaginação, são estas as que eu mais gostaria de vos dar a conhecer. Ou relembrar, no caso de quem já as conhece.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Hoje foi a vez das escolhas do Jorge Rodrigues e agora quero saber as vossas opiniões sobre o seu Top10.

1 comentário:

  1. Cara Marta,

    Tenho a agradecer a participação nesta rubrica, que muito gozo me deu compilar este top-10. Tinha mais umas 30 banda sonoras a apontar, se me deixasses. E mais umas 20 músicas mesmo se também fosse necessário.

    E parabéns por uma das rubricas mais interessantes que vi este ano na nossa blogosfera ;)

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    - Dial P For Popcorn -

    ResponderEliminar