3 de março de 2011

"My Movie Tracks" - My One Thousand Movies

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Chico do blog My One Thousand Movies. Um blog que me tem dado a conhecer filmes não tão conhecidos, mas igualmente (ou mais ainda) interessantes.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Companheiros" (Compañeros); 1970; Sergio Corbucci
"Vamos a Matar, Compañeros Main Theme" - Ennio Morricone
Conheci este filme recentemente, quando publicava um ciclo sobre os Western Spaghetti no meu blog. De repente dei comigo a ouvir este tema vezes sem conta. Da próxima vez é capaz de já não figurar no meu top 10, mas desta vez não resisti.

9- "Inquérito a Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita" (Investigation of a Citizen Above Suspicion); 1970; Elio Petri
"Indagine Su Un Cittadino Al Di Sopra Di Og" - Ennio Morricone
Conheci esta música através de uma cover da banda Fantomas, liderada por Mike Patton. Na altura não conhecia o filme, até resolvi procurá-lo para pelo menos conhecer. Descobri uma magnífica banda sonora, e que o repertório do Morricone tem muito mais do que aquilo que é vulgarmente mais conhecido. Não resisti a colocá-la neste top.

8- "Henry: A Sombra de Um Assassino" (Henry: Portrait of a Serial Killer); 1986; John McNaughton
"Henry: Portrait of a Serial Killer Main Theme" - Ken Hale, Steve A. Jones e Robert McNaughton
Quando penso nesta música vêm-me logo à memória um dos filmes mais brutais que já vi na minha vida. Grande parte do terror psícológico presente nesta obra provém da banda sonora. Não podia faltar no meu top.

7- "Johnny Guitar" (Johnny Guitar); 1954; Nicholas Ray
"Johnny Guitar" - Peggy Lee
Um dos filmes da minha vida. É talvez uma das canções mais míticas da história do cinema. Infelizmente, um pouco esquecida mas dou comigo a ouvi-la muitas vezes.

6- "2046" (2046); 2004; Wong Kar Wai
"2046 Main Theme" - Shigeru Umebayashi
Este é provavelmente o meu filme preferido da década passada. O primeiro factor que me levou a interessar pelo filme foi um dia ter cruzado com esta música no youtube. Comprei então o filme, e desde então tenho-o revisto várias vezes, sempre com esta música na memória.

5- "Assalto á 13ª Esquadra" (Assault on Precint 13); 1976; John Carpenter
"Assault on Precint 13" - John Carpenter
John Carpenter é conhecido por fazer as bandas-sonoras de todos os seus filmes. Eu sou um grande fã do realizador. É o meu realizador preferido junto com Samuel Fuller. A atmosfera fantasmagórica da maioria das suas obras deve-se às suas músicas. Podia ter incluindo mais alguma dele neste top 10, mas a do Assalto à 13ª Esquadra é a mais perfeita de todas.

4- "Feliz Natal, Mr. Lawrence" (Merry Christmas Mr. Lawrence); 1983; Nagisa Ôshima
"Forbidden Colours" - David Sylvian / Ryuichi Sakamoto
O youtube tem destas coisas magníficas. Tem o poder de imortalizar. Se não fosse isso, talvez este tema tivesse a mesma sorte do filme, a de ficar esquecido no tempo. Eu detesto ser lamechas, mas esta é das música mais emotivas que já ouvi na minha vida. Nem tem muito a ver com os meus gostos musicais, mas ela bate bem cá no fundo.

3- "Estrada Perdida" (Lost Highway); 1997; David Lynch
"I'm Deranged" - David Bowie
Definitamente esta é a minha banda-sonora preferida: Smashing Pumpkins, Rammstein, Nine Inch Nails....  Gosto bastante de David Bowie, mas esta é uma música mais Lynchiana do que própriamante do cantor. Em cada filme, Lynch tem o poder de imortalizar uma música ou mesmo várias, e de todas as "suas" canções nenhuma se aproxima tanto ao seu estilo dark como esta canção.

2- "Do Fundo do Coração" (One From the Heart); 1982; Francis Ford Coppola
"One From the Heart" - Tom Waits & Crystal Gayle
A música nesta obra, é quase meio filme. Uma obra maldita, amaldiçoada, condenada ao fracasso. De facto, foi preciso tempo para que lhe dessem o devido valor, e a banda sonora está bem à altura do filme. A sequência de que faz parte esta canção, é uma das minhas preferidas de toda a história do cinema.

1- "Blade Runner - Perigo Iminente" (Blade Runner); 1982; Ridley Scott
"Love Theme from Blade Runner" - Vangelis
Em primeiro lugar, é o meu filme preferido de sempre. As cenas do amor impossível entre um humano e uma robot, são fabulosamente ilustradas com esta musica de Vangelis. Eu não sei explicar porque, nem sou um indivíduo romântico, mas dou comigo a ouvi-la no youtube vezes sem conta.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Estas foram as escolhas do Chico e quero saber a vossa opinião sobre as escolhas dele ;)

10 comentários:

  1. Só faltava a banda sonora do White Dog, mas tinham de ser só 10.

    Espero que gostem da minha lista, e parabéns pela iniciativa Marta :)

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm, vou ter que dizer que entendi este desafio não como um conjunto de músicas preferidas (se bem que nos escapamos sempre para o que mais gostamos, dentro do possível), mas um conjunto de músicas cuja associação ao filme em que brilham é fácil, se não imediata.

    Assim, por mais que goste das músicas que colocaste (não conhecia 2, mas já fui cuscar:P), não posso dizer que concorde com as escolhas. Aliás, parece-me que muito pouca gente faça a associção directa de várias delas.

    Como lista de preferências, parece-me bem:) Mas se tivesse entendido assim, a minha lista teria sido um pouco diferente.

    ResponderEliminar
  3. Se calhar entendi mal, mas seja como for identifico os filmes bastante com estas músicas.

    ResponderEliminar
  4. De todos os dez, apenas não vi dois filmes, mas apesar disso só associava uma das escolhas com os respectivos filmes. Isto mostra bem como a música nos filmes nos toca a todos de forma diferente.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem vista a música de Carpenter, aliás podiamos fazer um top 10 só com músicas do mestre, tal é a sua genialidade ;) Algumas das restante confesso que nunca tinha ouvido, mas a escolha dos Vangelis para nº1 é incontestável. Sempre hipnotizante !

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que se podia fazer um top 10 só com a banda sonora do Blade Runner, mas se tivesse que escolher uma teria que ser Zhora's Retirement. Toda essa cena com a música é simplesmente devastadora.
    http://www.youtube.com/watch?v=8sSYSVRPBZg&feature=related
    (a partir do segundo minuto do clip)
    O pormenor do batimento cardíaco de fundo é genial. Grande Vangelis.

    ResponderEliminar
  7. Foste buscar grandes compositores para Cinema :D

    De todos os filmes que vi associo a canção também. e Concordo com a afirmação sobre o 2046, um dos melhores da década sem qualquer dúvida.

    Não vi ainda o Assalto mas a música de Carpenter reconhece-se à distância. Excelente escolha.

    ResponderEliminar
  8. Fantasmas de Marte de Carpenter é um filme que vive o binómio Musica / Imagem a caminhar para o teledisco (http://www.youtube.com/watch?v=x7rQT1f0tt4)
    Este filme que, eventualmente, preciso de rever para perceber o porquê de ter tido tão grande decepção. Principalmente porque até a crítica se baralhou dando 5 estrelas ao filme nos jornais mas referindo off-record que até nem se tinha gostado por aí. Alguns anos depois alguém me responde - é o filme merecedor de 2ª chance?

    ResponderEliminar
  9. @Braindead V, eu gostei imenso dos Fantasmas de Marte..

    Quanto a lista do Chico confesso que só ainda vi 3 filmes dela, logo os três primeiros!!!

    Talvez escolhe-se também a musica do Blade Runner, no entanto Vangelis será sempre mais reconhecido pelo 1492 ou sobretudo pelo Chariots of Fire com aqueles rapazes todos a correr na praia :)

    ResponderEliminar
  10. Mais uma lista porreirinha... e com bons filmes também.
    Gostei de ver o tema de 2046 (gosto apesar de achar melhor o tema do "In The Mood for love"), a Deranged do Lost Highway e o Vangelis do Blade Runner.

    ResponderEliminar