9 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Cria o Teu Avatar!

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Nuno Pereira do blog Cria o Teu Avatar!
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

Estas escolhas musicas foram escolhidas em não mais do que 10 ou 12 minutos. São imensas canções e temas musicais que infelizmente deixei de fora. Várias vezes estive tentado a alterar a lista, mas se fizesse isso ia continuadamente querer alterar qualquer coisa. Há que dizê-lo que sei bem que são sons musicais de filmes dos ultimos 30 ou 40 anos. Explico por isso que praticamente vi quase todos estes filmes no grande ecrã, e é dai que sempre retirei a minhas maiores experiências cinematografias e os meus filmes favoritos.

10- "Encontro de Irmãos" (Rain Man); 1988; Barry Levinson
"Rain Man - Main Theme" - Hans Zimmer
Esta escolha para mim é a mais fácil de justificar, confesso que na altura em que vi este Encontro de Irmãos não gostei muito do filme. O que guardei dele foi a musica dos créditos finais que deu bem para sair do cinema a assobiar esse magnifico som do Zimmer. Hoje em dia vejo esse filme já com outros olhos e gosto bastante do filme. Para além de que continuo a assobiar o tema musical do filme :)

9- "A Origem" (Inception); 2010; Christopher Nolan
"Time" - Hans Zimmer
Às vezes acho que Hans Zimmer é a reencarnação de um Mozart ou de um Beethoven.... este tema é fabuloso de ouvir. Com auscultadores é algo mesmo divinal!!!

8- "O Último dos Moicanos" (The Last of the Mohicans); 1992; Michael Mann
"Promentory" - Trevor Jones & Randy Edelman
Se me lembro bem esta foi a primeiríssima banda sonora que comprei em CD, mesmo logo após a visualização do filme. É um bom filme do Michael Mann com uma orquestra musical impressionante. Difícil foi mesmo escolher uma única faixa do CD para este My Movie Tracks. Neste filme ainda havia a Madeleine Stowe, uma das minhas paixonetas de adolescente :)

7- "Viva a Música" (Purple Rain); 1984; Albert Magnoli
"Purple Rain" - Prince
Não é a minha canção favorita, e não é também o meu tema musical favorito. Apenas digo que quando comecei a escrever este My Movie Tracks, esta é a canção que me lembrei logo e que acho que deve acompanhar sempre esta e qualquer outra lista de "movie tracks". Porquê ? Digam-me vocês...

6- "2001: Odisseia no Espaço" (2001: A Space Odyssey); 1968; Stanley Kubrick
"Also Sprach Zarathustra" - Richard Strauss
O tema musical mais conhecido da historia do cinema, acho que é só isso.

5- "O Bom, o Mau e o Vilão" (The Good, the Bad and the Ugly); 1966; Sergio Leone
"The Good, the Bad and the Ugly Theme" - Ennio Morricone
Já experimentaram assobiar este tema musical do Morricone?

4- "Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange); 1971; Stanley Kubrick
"Ode to Joy" - Beethoven
Outro dos meus filmes preferidos. Por dentro da loucura do tratamento Ludovico, é a musica da alegria de Beethoven que faz o resto...

3- "Aconteceu no Oeste" (Once Upon a Time in the West); 1968; Sergio Leone
"Harmonica / Man With Harmonica" - Ennio Morricone
Aconteceu no Oeste é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos! Bronson como Harmónica é uma personagem inesquecível, num filme raro de ritmo pausado que se explica através da imagem e da musica.
Morricone and Sergio Leone... I salute you.

2- "Gladiador" (Gladiator); 2000; Ridley Scott
"Now We Are Free" - Lisa Gerrard / Hans Zimmer
Provavelmente esta é a banda sonora mais comercial de sempre, isto após a magnifica banda sonora de Titanic. Este tema cantado na belíssima voz da Lisa Gerrard é uma canção destinada a romper às barreiras do tempo. Não é preciso compreender a letra da canção para dizer que ela é universal, tal como a musica.

1- "Kill Bill: Vol. 1" (Kill Bill: Vol. 1); 2003; Quentin Tarantino
"The Lonely Shepherd" - Gheorghe Zamfir
Tarantino não só é bom a dirigir filmes, pois eu acho também que ele é um invejável audiófilo. Tudo isto no sentido em que ele sabe adaptar da melhor das maneiras o som e a musica aos seus filmes. De todas às grandes bandas sonoras que têm os seus filmes, a minha preferida é a de Kill Bill Vol1. E da Roménia que vêm este fabuloso som que ocupou o leitor de CDs do meu carro durante vários e largos meses... :).
Poder ver e ouvir um dia Tarantino + Morricone num Western, é um dos meus maiores desejos de cinéfilo

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Hoje foram publicadas as escolhas do Nuno Pereira e resta agora saber as vossas opiniões.

4 comentários:

  1. Sem dúvida Nuno! Grande lista sonora com que me identifico bastante.

    O famoso tema de Strauss do "2001"... incontornável 100%. Sumariza a história do cinema... consegue ser mais forte que qualquer imagem que o acompanhe. O Kubrick sabia bem o que fazia e o "2001" ganhou imenso ter semelhante som a acompanhar.

    A "Lonely Shepard" é maravilhosa, tocante, revigorante e totalmente ligada ao filme. Quando chega a parte dos metais e depois as cordas... conduz a um momento de deixar em sentido. Congela o tempo!
    Tarantino é o maior e os filmes dele têm grandes bandas-sonoras!

    A Lisa Gerrard (dos Dead Can Dance) no "Gladiador" fez crescer ainda mais o valor do filme.

    Admito que nunca valorizei assim tanto o filme dos Moicanos e por isso a banda-sonora não ficou marcada (mas a Madeleine Stowe... tá caladinho menino... ui).

    O Enio Morricone aqui nos seus mais icónicos temas... principalmente essa do assobio (que até no Kick-Ass tem uma versão memorável).

    Tens aqui uma lista com óptimas sugestões musicais... mais vocacionada para os temas, é certo mas o momento de brilho maior (pela recuperação do valor da canção) é a "Purple Rain" do Prince. E depois ainda dizem que nos anos 80 não tiveram valor (foi uma década do melhor para o cinema e a música pop). São uns 7 minutos de balada para suar...

    Bela lista também.
    Well done!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não tenho tido tanta disponibilidade para seguir as listas com a atenção devida.

    Em relação à Purple Rain é uma canção excepcional, o Prince tem composições icónicas. Não a escolhi muito simplesmente porque nunca vi o filme, apesar de a associação ser imediata não ia escolher filmes que não tinha visto.

    ResponderEliminar
  3. Purple Rain não é o meu filme musical favorito, mas a canção-título marca uma época de pura e dura genialidade do 'Príncipe' de Minneapolis.

    ResponderEliminar