23 de março de 2011

"My Movie Tracks" - CineRoad

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Roberto Simões do blog CineRoad.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "The Fall" (The Fall); 2006; Tarsem Singh
"Symphony Nº.7 in A Major, Op.92, II. Allegretto" - Beethoven
Três clássicas, as músicas, de 2 clássicos geniais (filmes 6 e 1) e de um filme mais recente (este) - obra-prima a descobrir por muitos. As músicas oiço-as na rádio, na tv, nos anúncios, etc. e até noutros filmes, mas a associação imediata faz-se com os 3 filmes acima referidos..

9- "O Último Capitulo" (The Fountain); 2006; Darren Aronofsky
"Together We Will Live Forever" - Clint Mansell
Poucos, em Portugal, terão tido o prazer - extremo prazer - de assistir a THE FOUNTAIN no cinema. Eu assisti e foi até hoje a maior experiência que tive em sala. Não estava nada à espera de uma coisa assim e este tema final ganhou uma dimensão cósmica, de harmonia com o mundo e comigo mesmo.

8- "Titanic" (Titanic); 1997; James Cameron
"My Heart Will Go On" - Celine Dion
Para além de bastar ouvir a música para me lembrar do filme, há que frisar que TITANIC foi o primeiro filme que me despertou para o prazer do cinema. Que me emocionou convulsivamente e me fez entender que um filme pode ser mais do que imagens em movimento. Ainda há homens que choram com histórias de amor e já não se os fazem desta estirpe ahahahha.

7- "The Departed - Entre Inimigos" (The Departed); 2006; Martin Scorsese
"I'm Shipping Up to Boston" - Dropkick Murphys
É uma música viciante, que desde o trailer do filme que para mim são indissociáveis. Poderia escolher muitas outras músicas, mas se ao tentar responder a esta iniciativa me veio logo à cabeça esta música, deve ser por isto.

6- "Apocalypse Now" (Apocalypse Now); 1979; Francis Ford Coppola
"Die Valkyrie (Ride of the Valkyries)" - Richard Wagner

5- "O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei" (The Lord of the Rings: The Return of the King); 2003; Peter Jackson
"Into the West" - Annie Lennox
Só eu e mais uns milhares de cinéfilos e fãs inveterados sabemos o que foi, entre 2001 e 2003, seguir cada lançamento da saga de Tolkien no grande ecrã, pelas mãos de Peter Jackson. Ouvir aquela canção no final deve-nos ter enchido a todos do mesmo sentimento: missão cumprida, que trilogia fenomenal... ups. foi a última vez, para o ano já não há nenhum filme a estrear. Para além de uma canção lindíssima, terá sempre esse significado para mim.

4- "O Piano" (The Piano); 1993; Jane Campion
"The Sacrifice" - Michael Nyman
Um dia saí de casa para comprar o DVD d'O PIANO. Ao regressar a casa, uma mota colidiu contra mim e partiu-me a frente do carrinho (que por acaso era dos meus pais). Foi o meu primeiro acidente. Na mesma tarde assisti ao DVD. Se não tivesse saído de casa, não tinha tido o acidente. Como saí, digamos que a música (e o filme) me marcaram especialmente.

3- "Pocahontas" (Pocahontas); 1995; Mike Gabriel e Eric Goldberg
"Colors of the Wind" - Alan Menken e Judy Kuhn
POCAHONTAS é o meu filme favorito dentro dos Clássicos Disney e esta é uma das canções que já ouvi e ouvi e ouvi. Pronto, dessas. Acho-a lindíssima.

2- "O Fabuloso Destino de Amélie" (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain); 2001; Jean-Pierre Jeunet
"J'y Suis Jamais Allé" - Yann Tiersen
Tem a mesma justificação que dei anteriormente, apenas o separei dos acima referidos porque não é um "ex libris" da música clássica. É um tema frequente em vt's televisivas, reportagens etc e recordo-me logo de Amélie.

1- "2001: Odisseia no Espaço" (2001: A Space Odyssey); 1968; Stanley Kubrick
"Also Sprach Zarathustra" - Richard Strauss

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Hoje foi a vez das escolhas do Roberto Simões e agora quero saber o que pensam vocês das suas escolhas.

3 comentários:

  1. Boa nota a inclusão de "I'm Shipping Up to Boston" dos Dropkick Murphys em Departed. Foi daquelas músicas que me levou a percorrer os créditos finais naquela letra miúdinha, à procura de que música seria. Hoje tenho a discografia quase toda do grupo que desconhecia completamente.

    Como tu, também experimentei o Fountain em cinema, num daqueles felizes acasos, até porque na altura o nome Aronofsky era-me uma incógnita. Independentemente de todos os problemas que o filme teve na produção, e a ambiguidade da narrativa, foi-me impossível ficar emocionalmente indiferente. E claro, o filme arrebatou-me os sentidos, visuais e auditivos, e grande parte da culpa vai para o Sr. Mansell.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o convite. A agenda profissional tem-me impedido, lamentavelmente, de acompanhar como merecido e prometido esta tua iniciativa, mas tenho-a acompanhado pontualmente.

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  3. Uma lista muito interessante também. Destaco com mais intensidade, os temas indicados de: Lord Of The Rings, O Piano, Titanic e 2001.
    O Clint Mansell, tem se evidenciado imenso a compor para bandas-sonoras. É já um dos grandes entre os grandes. Este do Fountain, nem me recordava já mas é realmente muito belo.
    Well done, Roberto!

    ResponderEliminar