16 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Cine 31

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do David Martins do blog Cine 31.
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Batman - O Inicio" (Batman Begins); 2005; Christopher Nolan
"Molossus" - Hans Zimmer
A banda Sonora – tal como o filme - do renascimento cinematográfico da franquia de Batman, tomou um caminho diferente dos Batman de Burton e de Schumacher. Nada de música gótica, mágica ou típica de filmes de aventura. Este tema evoca o bater de asas do morcego, misturado com a usual energia de Zimmer, que aqui parece ter criado um trabalho mais cuidado que o habitual.

9- "Parque Jurássico" (Jurassic Park); 1993; Steven Spielberg
"Theme From Jurassic Park" - John Williams
Evoca a maravilha do espectador ver pela primeira vez, diante dos seus olhos, dinossauros vivos e em movimento. Mais um grande tema de John Williams, que depois de ajudar a fazer acreditar que um homem podia voar (Super-Homem), fez o espectador acreditar que os extintos dinossauros voltaram a andar na Terra.

8- "Stargate" (Stargate); 1994; Roland Emmerich
"Stargate Overture" - David Arnold
Esta faixa tem várias partes, que invoca diferentes aspectos do filme, do maravilhoso da descoberta e da conquista do desconhecido, ao entusiasmo da aventura até o sinistro tema associado aos poderosos e vilões deuses extraterrestres. A faixa apresenta desde o inicio do filme a maioria dos temas presentes nesta banda sonora, que colocou no mapa David Arnold. Este carismático tema foi reaproveitado para o genérico inicial da série Stargate SG-1, a continuação do filme de 1994.

7- "Cinema Paraíso" (Nuovo Cinema Paradiso); 1988; Giuseppe Tornatore
"Love Theme" - Ennio Morricone
Um tema extremamente romântico e nostálgico, que pontua todo o filme com pequenas variações. Mais uma melodia bela, uma obra, simples mas emocionante do mestre Moriconne. Ganha relevo quando o nosso protagonista conhece o seu primeiro amor, uma paixão dramática tornada impossível pelas circunstâncias. E então o que dizer do maravilhoso final do filme?

6- "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (Sleepy Hollow); 1999; Tim Burton
"The Chase" - Danny Elfman (a música que o David escolheu aparece aos 6:18)
Apesar de a banda sonora de Danny Elfman para o filme gótico de Burton contar com uma série de temas interessantes que criam um atmosfera envolvente e misteriosa, esta faixa é a que mais se destaca, realçando o sentido de urgência e perigo eminente da perseguição a que se assiste no ecrã.

5- "Matrix" (The Matrix); 1999; Andy & Lana Wachowski
"Spybreak" - Propellerheads
Uma das minhas faixas favoritas da brilhante banda sonora de The Matrix, escolhi esta porque, pessoalmente, é a que melhor descreve sonoramente o universo virtual do filme, principalmente porque é usada na épica "cena do lobby", um festival de tiros, destroços e acrobacias.

4- "The Matrix Reloaded" (The Matrix Reloaded); 2003; Andy & Lana Wachowski
"Chateau" - Rob Dougan
A ilustrar uma das minhas cenas preferidas da sequela de Matrix, esta é uma peça vibrante, electrónica e perfeitamente sincronizada com a acção no ecrã, quase dispensando os efeitos sonoros da luta de Neo contra os capangas no castelo de Merovingian.

3- "Super-Homem" (Superman); 1978; Richard Donner
"Prelude / Main Titles" - John Williams
Uma das músicas de filmes mais reconhecidas no mundo inteiro, por cinéfilos e não cinéfilos, este clássico e perfeito trabalho de John Williams, figura incontornável das bandas sonoras, é um tema cheio de força, mas uma força do bem, reflexo da personalidade do protagonista, o Super-Homem de Christopher Reeves.

2- "Conan e os Bárbaros" (Conan the Barbarian); 1982; John Milius
"Prologue / Anvil of Crom" - Basil Poledouris
Quem diria que bastaria uma voz off e um tema estrondoso para criar uma das aberturas de filme mais épicas de sempre? A voz do actor Mako e um crescendo brutal, bélico mas com uns toques aventureiros são a introdução perfeita ao mundo do bárbaro Conan, um mundo de dor, sangue, batalhas, aventuras e belas mulheres.

1- "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace); 1999; George Lucas
"Duel of Fates" - John Williams
A maior inovação musical introduzida na nova trilogia da Saga Star Wars pelo compositor John William foi a utilização de coros, que aumentaram a carga épica da banda sonora, em consonância com o aumento do scope das aventuras retratadas no ecrã. Uma faixa que complementa um universo grandioso mas com traços decadentes, a preparar caminho para a guerra e o triunfo do Império.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Hoje foi a vez das escolhas do David Martins serem publicadas e quero saber o que pensam vocês das suas escolhas.

5 comentários:

  1. Fico contente por finalmente alguém mencionar a banda sonora do Conan the Barbarian, que pessoalmente acho sensacional.

    ResponderEliminar
  2. A parceria Christopher Nolan / Christian Bale trouxe, finalmente, a dignidade que a personagem do Homem Morcego merece! Agora é aguardar por "The Dark Knight Rises" para a trilogia ficar completa.

    ResponderEliminar
  3. Ozpinhead: realmente, é uma grande banda sonora, épica do inicio ao fim!

    GATA: concordo totalmente. Vai custar muito esperar até à estreia :-) a ansiedade, a ansiedade!!

    ResponderEliminar
  4. Mais um bom top, com destaque para as duas escolhas da saga Matrix, Superman, Star Wars (as vozes realmente tornaram ainda mais épica a OST e o filme). Imaginava que ainda apareceria neste top o David Arnold mas pelo "Godzilla"...

    ResponderEliminar
  5. ArmPaulo: Obrigado. :D Realmente o score de Godzilla é bem bom, mas escolhi o do Stargate por ser mais variado, e muitas vezes esquecido!

    ResponderEliminar